Manual de boas práticas de acessibilidade em ecoturismo e turismo de aventura

por | 25 maio, 2011 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, elaborou o 11º Manual de Boas Práticas – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura, disponibilizado em versão digital e também em impresso.

Finalizado em dezembro de 2010, o manual tem como objetivo apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.

A acessibilidade é um tema que está cada vez mais em evidência no Brasil. São notáveis os avanços da legislação específica sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na última década e têm crescido os esforços para garantir o acesso dessas pessoas a todos os bens e serviços com segurança e autonomia, em todos os aspectos da vida social. Embora haja ainda muito a ser feito para que a legislação vigente seja de fato implementada,essas mudanças indicam um amadurecimento da sociedade brasileira sobre o tema, além – é claro – de ser o resultado da luta das pessoas com deficiência por seus direitos.

Devemos lembrar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser respeitadas em suas particularidades e compreender que algumas de suas necessidades podem – e frequentemente são – diferentes das necessidades de pessoas que não estão nessas condições. É por isso que dizemos que se não promovemos a acessibilidade, estamos perpetuando a discriminação.

Os segmentos de Turismo de Aventura e Ecoturismo devem estar abertos aos avanços da legislação e a essa demanda crescente, incorporando em suas atividades as questões relativas à acessibilidade. E existem duas fortes razões para investir nesse tipo de negócio: a possibilidade de acessar um mercado de grande potencial e ainda pouco explorado e o cumprimento de uma importante função social, promovendo a dignidade da pessoa humana, disseminando a não discriminação e incentivando o respeito à diversidade.

Mas para isso é necessário se informar sobre o tema, adequar produtos e ambientes, assegurar as condições adequadas de segurança, promover a qualificação profissional de funcionários e colaboradores e aprender a atender a esse público específico.

Este manual foi desenvolvido com o intuito de apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.

Acreditamos que em Turismo de Aventura e Ecoturismo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem ser importantes clientes e merecem ter voz e vez. Queremos destacar seu potencial de consumo dos produtos nesses segmentos e oferecer algumas ideias de como este público pode ser acessado e como proporcionar a essas pessoas serviços de qualidade, com respeito e, principalmente, segurança.

Para fazer o download da versão digital do manual, clique no link a seguir Manual de Boas Práticas Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JI4gJBA6fzY]

Fonte: ABETA

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. joana

    Boas!!
    Costumo seguir regularmente e com interesse o vosso site e gostaria primeiro de vos dar os parabens pelo excelente trabalho que têm vidno a fazer na área do Turismo Acessível!
    Parece-me também que o Brasil está bastante sensibilizado para esta temática, não apenas os intervenientes privados, como também os parceiros publicos… o que é de louvar!!!
    Gostaria apenas decolocar uma questão: eu nao consigo abrir o link para o manual deste post… terá a ver com alguma incorrecção no link usado? ou será algo da minha parte?
    Cumprimentos e continuação de bom trabalho!!
    Joana F.

    • Ricardo Shimosakai

      Olá Joana,
      Creio que havia alguma falha na configuração da postagem, mas já foi resolvida e agora poderá baixar o manual. Agradeço por nos acompanhar, pois gosto muito das relações que tenho com Portugal!
      beijos

      • Eunice Odete Walter

        Olá!!! Hoje o manual de acessibilidade baixou facil. Ótimo material
        Acompanho sempre seu trabalho pelo Facebook Obrigada
        Eunice Odete Walter
        Turismóloga
        Alto Araguaia-MT

        • Ricardo Shimosakai

          Ainda bem, apesar que acho esse manual muito básico e incompleto. Faz anos que venho falando com a abeta para melhorar a questão da aventura segura para pessoas com deficiência, porém eles sempre dão desculpas e não permitem minha aproximação. Enquanto isso acidentes vão acontecendo, como eu que jáqueimei a perna em um passeio de quadriciclo. Creio que se minha paciência esgotar, a Turismo Adaptado irá elaborar um material próprio sobre segurança na atividade de aventura com uma qualidade maior

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });