A 13ª edição da Adventure Sports Fair, que acontece entre os dias 11 e 14 de agosto na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, deve receber cerca de 70 mil visitantes. Esta é a projeção dos organizadores, que também esperam que a feira movimente R$ 20,4 milhões para a cidade. Outro destaque do evento é a maior participação dos destinos relacionados a turismo de aventura. Serão 12 estados brasileiros com estandes, além de mais três países da América do Sul.

A edição de 2010 foi marcada por uma grande inovação. Durante o evento, várias ações promoveram a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao ecoturismo e turismo de aventura. Diversas ações constituíram o programa de acessibilidade na feira, várias ações promoverama a visitação de deficientes de forma mais prática e fácil, logo na entrada já poderia ser vista a área de acesso preferencial com bilheterias de balcões mais baixos para os cadeirantes, mesas com espaço maior na praça de alimentação, banheiros adaptados, vagas reservadas no estacionamento, telefones públicos acessíveis, além de serviço de táxi adaptado e intérpretes de libras, porém estes em horários específicos. Os mapas de localização possuíam sistema braile, para facilitar a localização dos deficientes visuais. Esperamos que a edição deste ano, dê sequência à todas as boas ações de acessibilidade realizadas no passado, e que aperfeiçoem ainda mais.

Este ano Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado estará conduzindo um debate com o tema “Acessibilidade no Turismo de Aventura” no estande do Senac, nos dias 11/8 (17h00), 12/8 (18h30) e 13/8 (20h00). Além disso, algumas empresas que prezam a acessibilidade como o Parque dos Sonhos de Socorro, Avape e Revista Sentidos, também estarão expondo. Também é possível experimentar, dependendo do grau de dificuldade da pessoa com deficiência, algumas atividades de aventura no próprio local, como tirolesa, mergulho, escalada,  canoagem entre outros.

“Acredito que a Adventure Sports Fair é uma das principais alavancas de crescimento do turismo de aventura, um segmento que cresce cerca de 20% ao ano, acima do turismo em geral”, disse Sérgio Bernardi, da Promotrade, que organiza o evento. “O turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural são atividades recentes no Brasil e a nossa feira tem sido essencial para que o público passe a conhecer melhor o que existe nesses segmentos”, complementou Sérgio Franco, diretor da feira.

Pela segunda vez também será realizada a Outdoor Business, rodada de negócios entre fornecedores de materiais esportivos e lojistas. Em paralelo com a Adventure Sports Fair também será realizada a primeira edição da Brazil Sports Show, evento voltado a esportistas de diversas categorias, como running, futebol, artes marciais etc. “No próximo ano serão eventos em separado, mas resolvemos iniciar junto com a Adventure neste primeiro ano devido a grande sinergia entre os nossos públicos”, disse Bernardi.

O Parque do Ibirapuera possui vagas reservadas para pessoas com deficiência, mas é necessário a utilização do cartão DeFis e da Zona Azul. Na área interna, nos dias úteis, o funcionamento da zona azul é das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 08h00 às 18h00. Na área externa, o serviço funciona aos sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h. Devido ao número limitado de vagas no Parque do Ibirapuera, a Adventure Sports Fair oferece um sistema exclusivo de traslado gratuíto, que levará você de um dos 3 estacionamentos alternativos até o evento. Dica: Utilize transportes coletivos. Ou melhor ainda, vá de bike! Clique a seguir para ver o mapa dos locais de estacionamento

Serviço:
11 e 14 de agosto
Bienal do Ibirapuera (Avenida Pedro Alvares Cabral s/n)
Quinta e sexta das 14 às 22 horas
Sábado das 10 às 22 horas
Domingo das 10 às 20 horas
Ingressos a R$ 17 por pessoa
www.adventurefair.com.br

Veja no vídeo a seguir, uma amostra de como foi a edição 2010 da Adventure Sports Fair, realizada no Centro de Exposiçoes Imigrantes

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IvhIg7REXow]

Fonte: Mercado e Eventos

" });