Estúdio Hybrido e Tagarellas Audiodescrição promovem oficina de xilogravura para pessoas com deficiência visual

por | 22 jul, 2013 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

O Estúdio Hybrido é um espaço de criação e arte que atua em projetos nas áreas das artes visuais, moda, dança, performance, vídeo e fotografia. Com a intenção de ampliar o acesso à produção artística, realizará no dia 27 de julho (sábado), das 14h às 18h, em Porto Alegre/RS, uma oficina de xilogravura destinada a pessoas com deficiência visual. A atividade, proposta pela intérprete de Libras Ana Cristina Meneghetti e promovida com apoio da Tagarellas Audiodescrição, é gratuita e tem número limitado de vagas mediante inscrição prévia. Para participar, não é necessária qualquer experiência anterior.

Interessados em tornar a produção da arte acessível a todos e estimular o protagonismo de diferentes públicos, os idealizadores do Hybrido, Marcelo Monteiro e Vanessa Berg, já realizaram, em 2012, uma oficina de xilogravura para estudantes surdos. Agora, chegou a hora de convidar as pessoas cegas e com baixa visão para essa experiência. A intenção é multiplicar iniciativas inclusivas em diferentes segmentos artísticos, trazendo oportunidades para pessoas com deficiência.

A xilogravura é uma das grandes paixões de Marcelo Monteiro. A técnica, na qual se utiliza a madeira como matriz, permite a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte. Simplificadamente, o processo funciona como o dos carimbos. Em Porto Alegre, nos anos 50, o Clube da Gravura, fundado por Vasco Prado e Carlos Scliar, notabilizou-se na produção dessa modalidade artística. No Nordeste do Brasil, a xilogravura é usada na impressão de cordéis, que promovem a poesia local.

Marcelo Monteiro é artista visual que trabalha com gravura, desenho, fotografia e vídeo desde o ano 2000. Vanessa Berg é designer de moda que pesquisa o uso de materiais alternativos desde 2005. Ambos, além de produzirem individualmente, convidam outros artistas para projetos híbridos, com a intenção de provocar o diálogo entre as diversas manifestações criativas.

As inscrições para a oficina de xilogravura já estão abertas. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de reserva (pelo [email protected] ou fones (51) 3384 1851 e (51) 8451 2115). Todo o material utilizado no curso será fornecido pelo Estúdio Hybrido, sem qualquer custo aos participantes. As peças produzidas na oficina serão posteriormente expostas na Capital, em mostra acessível com data e local a serem divulgados oportunamente.

SERVIÇO – Oficina de xilogravura para pessoas com deficiência visual.
Data e horário: 27 de julho, sábado, das 14h às 18h.
Local: Estúdio Hybrido (R. Gen. Vasco Alves, 361 (esq. Duque de Caxias) – Porto Alegre).
Ministrante: Marcelo Monteiro.

Inscrições: Gratuitas, com vagas limitadas e por ordem de reserva. Confirme a sua hoje mesmo enviando mensagem com nome, telefone e e-mail para [email protected] ou ligando para (51) 3384 1851 ou (51) 8451 2115.

Transporte: Ônibus C1 e C3 (Carris): desça na primeira parada da Duque de Caxias, suba a rua e dobre na primeira à esquerda. Lotação Rio Branco: desça na esquina da Duque de Caxias com a Vasco Alves e atravesse a rua.

Fonte: Tagarellas Producoes

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });