Projeto Raia Manta torna o mergulho um esporte possível para pessoas com deficiência

por | 6 ago, 2013 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

São muitas as barreiras enfrentadas pelos portadores de deficiência em seu dia a dia. Mas os que moram em Brasília estão tendo a chance de superar uma delas de forma surpreendente. Graças a um projeto de inclusão esportiva, eles estão praticando mergulho. É isso mesmo. O mergulho adaptado tem conquistado cada vez mais adeptos, animados com a perspectiva de ultrapassar alguns limites impostos por sua deficiência.

O projeto foi criado por Luciano Terra, mergulhador e instrutor profissional, que há mais de 10 anos trabalha com portadores de necessidades especiais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

As aulas, pagas, acontecem no Lago Paranoá, em piscinas de clubes ou nas academias da cidade. Durante o curso de mergulho, os alunos assistem a aulas teóricas e práticas, ministradas pelo próprio Terra, que ensina o uso correto dos equipamentos e os sinais básicos utilizados na prática do esporte.

O Projeto Raia Manta, que surgiu em 2011, é mais uma mostra de que qualquer pessoa – independente da natureza de sua deficiência, seja ela física ou intelectual – pode ir além do que se imagina e abrir novos horizontes.  No caso do mergulho adaptado, a realidade vem mostrando que sua prática melhora não só a qualidade de vida dos alunos como também sua autoestima.

“Quero que as pessoas sintam o que eu sinto, independentemente delas serem ou não deficientes. As pessoas com deficiência só precisam de mais estímulos”, ressalta Luciano Terra.

Fonte: Rede de Mobilização Social

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });