Pessoas portadoras de deficiência física passaram a ter acesso a um caiaque adaptado e podem aproveitar por completo a região da Curva da Sereia, na Praia da Costa, em Vila Velha, durante o verão. A iniciativa faz parte do projeto ‘Praia Legal’.

Há três anos em atividade, o projeto possibilita que deficientes físicos aproveitem o mar por meio de equipamentos e estrutura adaptada. Por intermédio do atleta e instrutor Alexandre Vagner além de se banharem na orla, agora eles também poderão andar de caiaque. “Toda vez eu me deparava com os cadeirantes sem poder usufruir dessa beleza maravilhosa. Eu conversei com alguns amigos e empresários, e eles me ajudaram a proporcionar essa oportunidade”, diz Alexandre.

O caiaque adaptado proporciona segurança e possui um espaço próprio para a acomodação do banhista. Assim que se sentir cansado, o cliente pode solicitar que o instrutor tire-o da água. De acordo com o aposentado e usuário do equipamento, Luiz Carlos, a iniciativa possibilitou, além de diversão, outras oportunidades. “Eu estou muito feliz. Isso ajudou muito no desenvolvimento da minha coordenação motora”, relata Luiz.

A população em geral também aprovou a novidade. Segundo o subsecretário de Pessoas com Deficiência, Anibal Chieza, o serviço estará a disposição do público, sem a necessidade de agendamento prévio. “Fora do período da alta temporada, funcionaremos sexta, sábado e domingo, das 8h às 17h. Na alta estação estaremos disponíveis todos os dias, no mesmo horário”, finalizou.

Fonte: G1

" });