Atuando na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, a SORRI-BAURU há 34 anos é muito procurada por empresas e instituições de diversos segmentos, de todo país, que desejam adotar políticas inclusivas. De forma criativa, a SORRI-BAURU proporciona a conscientização para a diversidade, favorecendo a natural convivência nos mais diversos ambientes e motivando a interação social.

A fim de envolver seu usuário e sua família numa perspectiva de superação e inclusão na comunidade, assim como despertar a sociedade para a importância de estar “pronta” para receber toda e qualquer pessoa respeitando suas diversidades, a SORRI-BAURU desenvolve um importante trabalho voltado para emancipação e inclusão social.  Em 2010 mais de 6000 pessoas foram atingidas com os programas de sensibilização realizados pela Organização Social.

Dentre as diversas estratégias utilizadas para sensibilização e quebra de preconceito, o teatro interativo “A TURMA DO BAIRRO” da SORRI-BAURU, destaca-se por ser uma maneira envolvente e divertida de tratar os mitos sobre as deficiências. Os carismáticos personagens do teatro são bonecos de aproximadamente 1 metro de altura com e sem deficiência, do grupo americano The Kids on the Block, por meio de adaptação da técnica teatral japonesa Bunraku, contagiam todos os participantes criando um clima de descontração e diálogo.  A apresentação da Turma do Bairro também conta com uma importante dinâmica de perguntas e respostas com profissionais da Instituição, orientando e desmistificando questões sobre o tema.

A Turma do Bairro, esclarece a Psicóloga da SORRI-BAURU Gilda A. Nex Alves e intérprete do personagem Marcos, “é uma importante ferramenta de impacto e alto poder de comunicação, utilizada para compartilhar informações e destacar as potencialidades da pessoa com deficiência. Nas apresentações percebemos de maneira nítida que a informação é um grande instrumento da quebra do preconceito”.

No ano de 2010 a SORRI-BAURU apresentou “A TURMA DO BAIRRO” para renomadas empresas regionais, contribuindo para melhoria da convivência com a diversidade no ambiente corporativo. Segundo José Roberto Bottaro – Gerente Senac Bauru, “ a apresentação do teatro interativo no Senac-Bauru contribuiu muito para formação de nossos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo e com respeito a diversidade.”

Para mais informações sobre os Programas de Sensibilização da SORRI-BAURU, acesse o link Contato, ou pelo telefone: 4009-1000 ramal 1035- Departamento de Projetos Comunitários.

Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru

Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru

Fonte: Sorri-Bauru

" });