Baseado em diversos dados, Ángel García Crespo, professor e pesquisador da Universidade Carlos III de Madrid, baseou sua pesquisa para desenvolver o aplicativo “Whatscine”, uma ferramenta que traz o filme para as pessoas com deficiência ou que não são fluentes na língua. Esta quinta-feira será lançado esta aplicação para o Cinema Ideal, em Madrid, com o filme “A grande família espanhola”.

Mas primeiro tem que explicar o que é esta “app”. Até agora não existe um grande sistema que adapte o cinema, sua experiência, as pessoas surdas ou cegas. Por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade Carlos III de Madrid desenhou o app Whatscine que combina três opções de adaptação: linguagem de sinais, legenda e a áudio descrição. Destacam que nenhuma das três opções irá interferir na visão ou no áudio dos demais espectadores.

O Whatscine se instala no smartphone e tablets, o usuário (ou seu acompanhante) se conecta a uma rede wi-fi de whatscine e seleciona a opção que melhor se adapta a suas necessidades. O whatscine também é compativel com os óculos Epson Moverio BT-100 que mostra em sua lente a linguagem de sinais para pessoas com deficiencia auditiva.

Os dispositivos devem levar o usuário a sala de cinema, o espectador receberá a áudio descrição através de fones de ouvidos, com o whatscine as pessoas surdas e cegas poderão ir ao cinema em qualquer seção e sem a necessidade de uma projeção especial e não trará nenhum gasto adicional.

Alguns cinemas implantaram esse sistema compatível com o whatscine em 11 salas em Madri, Málaga e Barcelona, esperamos que em futuro próximo sistemas parecidos sejam implantados nos cinemas Brasileiros.

Baixe gratuitamente o Whatscine para Androide para iOS.

Fonte: Blog da Audiodescrição

" });