De volta a São Paulo, o Projeto Experimentando Diferenças estará no Shopping Eldorado, que fica na Zona Sul da capital paulista, entre 6 e 17 de agosto. A iniciativa promoverá práticas esportivas paralímpicas entre os frequentadores do shopping, como futebol com os olhos vendados e corrida de cadeira de rodas. O acesso às atividades é gratuito.

O projeto foi criado no ano passado com a proposta de sensibilizar o público para as conquistas e o valor do atleta paralímpico no país, já com vistas aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Consiste em levar às grandes cidades do país atividades esportivas desafiadoras, realizadas em uma arena montada em shoppings centers. Nesse ambiente, monitores ensinam, por exemplo, o público visitante a jogar futebol com os olhos vendados e com uma bola sonora, basquete em uma cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, dentre outras modalidades do esporte adaptado.

No último fim de semana, dias 16 e 17 de agosto, o evento contará com a presença do tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes. A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e é patrocinada pela Caixa Loterias. De caráter itinerante, o Experimentando Diferenças já montou sua arena cenográfica em shoppings de Salvador, Recife, Natal, Curitiba, Brasília e do Rio de Janeiro.

“Muita gente não sabe, mas nesta ‘Copa do Mundo’ o Brasil é campeão imbatível no futebol há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas, são conquistas dos atletas brasileiros há muito tempo. Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles são reconhecidos, no Brasil eles ainda não são populares. Nosso sonho é que os Jogos Paralímpicos ganhem também o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto.

O projeto, que vem a São Paulo pela segunda vez, ficará instalado na praça de eventos do Shopping Eldorado, de 6 a 17 de agosto. Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra perspectiva do atleta paralímpico”, avalia Ricardo Alves, o Ricardinho da Seleção Brasileira de futebol de 5, considerado internacionalmente como o “Messi” da categoria.

Cerca de 5 mil pessoas já aceitaram o desafio para sentir-se na pele de uma pessoa com deficiência e que pratica esportes. Os materiais esportivos utilizados no Experimentando Diferenças são os mesmos usados por atletas profissionais, de modo a assegurar o padrão de qualidade exigido pela categoria.

Em sua 15ª edição, com um cronograma que se estenderá até 2015, o projeto tem conseguido atingir o objetivo de dar visibilidade aos esportes adaptados para pessoas com deficiência e de sensibilizar o público, aumentando seu interesse pelos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Afinal, tudo o que nossos atletas precisam é contar com o carinho da torcida brasileira. Uma torcida à altura dos desafios que eles vêm enfrentando para fazer bonito em 2016.

Exposição fotográfica
Como parte do projeto, a mostra Caravana Vencedores exibe 60 imagens do fotógrafo Sérgio Dutti, que retratam a preparação e o desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Londres. Dutti, vencedor dos prêmios Vladimir Herzog e Abril de Fotojornalismo, expõe parte das fotos publicadas no livro Vencedores.

Fonte: Vida Mais Livre

" });