Com o objetivo de aproximar a população do prédio-sede do Executivo Estadual e promover o acesso às obras de arte disponíveis no Palácio de Karnak, o Governo do Estado deu início, no fim do mês de junho deste ano, ao Projeto Karnak é do Povo, que vem recebendo a visita de diversas escolas públicas e privadas e de pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a história, arquitetura e arte disponível, de forma permanente, no edifício.

Por ocasião do mês comemorativo do aniversário de Teresina, a visitação aumenta. Uma escola particular da zona Leste da capital trouxe parte do seu corpo discente para conhecer o Palácio de Karnak e alguns outros pontos turísticos da cidade.

Entre os alunos que participaram da visitação, a pequena Isabel Rodrigues, que tem Síndrome de Down, disse estar muito contente com o passeio, pois foi a oportunidade de conhecer o Palácio de Karnak, “Eu nunca tinha entrado aqui, e estou achando tudo muito bonito”, conta.

O Karnak oferece uma estrutura preparada para receber pessoas com deficiência. Os cadeirantes são contemplados com rampas de acesso. Rosângela, de 20 anos, estudante do ensino médio, que sofre com paralisia cerebral não ficou de fora do passeio de sua turma. “Ainda sofremos bastante com essa questão, mas não tivemos problemas com o acesso da Rosângela ao Palácio de Karnak por conta das rampas de acesso”, explica a coordenadora da escola, Maria Silva.

O projeto é aberto a todos os públicos, mas pretende mobilizar, de forma especial, a presença de alunos de escolas públicas e privadas. Por isso, são agendadas visitas guiadas por profissionais do Museu do Piauí durante todas as terças-feiras, de 15h às 18h, e quintas-feiras, de 9h as 12h. As visitas livres são às segundas, quartas e sábados. O agendamento das visitas guiadas deve ser feito através do Cerimonial do Governo, pelos números: 3221 7061 e 3222 9214.

Fonte: Capital Teresina

" });