A continuação de Manuale d’Amore (2005), Manuale d’Amore 2: Capitoli Successivi, também é dirigida por Giovanni Veronesi e chegou aos cinemas em 2007.

Assim como o primeiro, o filme é dividido em quatro episódios, que possuem como argumento principal os vários aspectos do amor. Todos os episódios estão ligados por um programa de rádio transmitido pelo DJ Fulvio.

O episódio “Eros” conta sobre o erotismo através da história de Nicola (Riccardo Scamarcio), que sofreu um acidente de carro e é forçado a viver em uma cadeira de rodas. Sua obsessão é sua fisioterapeuta Lucia (Monica Bellucci).

Em “A Maternidade”, vê-se a luta de um jovem casal, Franco (Fabio Volo) e Manuela (Barbora Bobulova), para ter um filho e como os hormônios femininos se alteram. Os dois acabam indo até Barcelona para uma fecundação assistida.

O terceiro episódio é sobre o “Matrimônio” e conta a história do casal gay vivido por Fosco (Sergio Rubini) e Filippo (Antonio Albanese), que sofrem todo o preconceito do pai de Fosco.

O último episódio fala do “Amor Extremo” com o cinquentão Ernesto (Carlo Verdone) e sua vida chata, mas que com a chegada da espanhola Cecilia (Elsa Pataky), ele reencontra a paixão.

Como o primeiro, o filme é uma mistura de romance, comédia e drama. Os momentos mais divertidos do filme são proporcionados pelo casal gay Fosco e Filippo, assim como o momento mais dramático, quando Fosco é atacado por um grupo de jovens homofóbicos.

Os episódios são contados, de forma bastante linear, sem haver muitos cortes. Um personagem sai e o outro entra. E todos os episódios são contados de forma divertida, mesmo ao abordar temas delicados como a deficiência e o homossexualismo. Alguns atores que do primeiro filme também voltam a atuar nesse, mas interpretando personagens diferentes.

Fonte: Uma Lucciola

" });