O cinema português sempre viveu com um dilema incompreendido entre o cinema de autor e o cinema comercial. Muito da discussão desse dilema passa por um ponto fundamental do processo produtivo do cinema: o argumento. Essa etapa decisiva é motivo de discórdia. Contudo, muitas das vozes do cinema comercial acabam, na mesma, por descurar o guião e os filmes acabam por ser amálgamas frágeis de um projeto de filme.

Vem esta discussão a propósito do filme de Luís Filipe Rocha: ‘A Outra Margem’. O realizador é já um veterano do cinema português, tendo assinado filmes como ‘Camarate’, ‘Adeus, Pai’ ou ‘Cerromaior’. Foi também ele o autor do guião de ‘Até Amanhã, Camaradas’ que foi exibido em televisão. Na verdade, com ‘A Outra Margem’ estão lá os propósitos do autor e uma certa realização ‘televisiva’ que faz do filme um projeto límpido e sereno.

A linha narrativa do filme dedica-se a aproximar a história de duas pessoas totalmente opostas. Ricardo é um travesti que fugiu da sua terra natal para emigrar para Lisboa, abandonando a sua noiva no dia do casamento. No início da narrativa percebemos que o grande amor de Ricardo se suicidou.

Ricardo entra em depressão profunda. Do outro lado, temos Vasco, um jovem adulto portador de Trissomia 21 (Síndrome de Down), que vive com a sua mãe Maria. Ricardo é tio de Vasco e irmão de Maria. Depois de uma tentativa de suicídio, Ricardo vai uns tempos para junto da Maria. É aí que ele é obrigado a enfrentar o passado e a conhecer Vasco. Será a sua alegria de viver que irá transformar Ricardo e dar-lhe vontade para voltar ao seu dia-a-dia. Mas também será a oportunidade para Vasco fazer o que quer: tornar-se ator.

Prêmios:
Festival de Cinema do Mundo de Montreal, Canadá (2007) – Melhor Ator (Filipe Duarte e Tomás de Almeida)
Festival de Cinema de Guadalajara, México (2008) – Prémio Especial do Júri e Prémio de Melhor Atriz (Maria D’Aires)

Nomeações:
Festival de Cinema do Mundo de Montreal, Canadá (2007) – Grande Prémio das Américas
Festival de Cinema Europeu de Sevilha, Espanha (2007) – Em Competição

Outros Festivais em que participou:
Torino LGBT Film Festival, Itália (2007)
Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva, Espanha (2007)
Festival Gaze, Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Dublin, Irlanda (2007)
Mostra de São Paulo, Brasil (2007) – Perspectiva Internacional
UGC Ciné Cité Les Halles, UGC Ciné Cité 27 – A European Film Showcase – 9 de Maio, dia da Europa

http://youtu.be/u7uEOmf6AXw

Fonte: Bem Comum

" });