A exposição “A Forma das Sensações”, voltada às pessoas que possuem deficiência visual, foi realizada no Museu do Piauí. A iniciativa fez parte do evento Primavera dos Museus que este ano teve como tema “Museus criativos”. Além de proporcionar acessibilidade, a mostra permitiu a toda população conhecer as peças através do toque.

A proposta foi fazer com que a população de forma geral tenha a mesma experiência. “O mais interessante é que as pessoas ditas normais poderão conhecer um pouco do mundo dos que possuem deficiência visual. A orientação é que todos façam o percurso de olhos vendados, para que possam sentir e enxergar com os olhos da alma”, contou a diretora do museu, Dora Medeiros.

Para o jornalista Lívio Galeno a experiência o fez perceber que ainda é necessário avançar na promoção da acessibilidade. “Foi bom sentir na pele, sair da zona de conforto, e saber como os outros se sentem. Também deu pra perceber que o poder público precisa promover mais ações nesse sentido”, afirmou.

Esse sentimento é algo que a diretora do Museu, Dora Medeiros, também compartilha. “Queremos que as pessoas com todos os tipos de deficiência possam ter acesso ao acervo que conta a história do nosso povo e a exposição chama a atenção para a necessidade de adaptação do museu”, ressaltou.

Para o presidente da Associação dos Cegos do Piauí (Acep), Aluísio Carvalho, a iniciativa será capaz de quebrar paradigmas. “É um projeto pioneiro que além de possibilitar que as pessoas com deficiência conheçam melhor o museu, traz a inclusão social desse público, que passa a ter acesso ao patrimônio que durante décadas permaneceu inacessível às PCDs. Para nós, deficientes visuais, é uma vitória que abraçamos com muita alegria”, celebrou.

Fonte: cidadeverde.com

" });