A participação de Pessoas com Deficiência (PcD) nas atividades esportivas vem ganhando espaço, principalmente na última década. Assim, o Seminário de esportes participativos e de lazer tem como finalidade fornecer subsídios práticos e teóricos que ampliem o universo de conhecimento dos envolvidos com a atuação junto às pessoas com deficiência. Para tanto, o evento aborda questões relacionadas ao esporte adaptado como ferramenta de inclusão numa abordagem pedagógica. Em 2014, o evento acontece simultaneamente com o IX CBAMA – Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada e tem como objetivo congregar profissionais de todas as regiões do Brasil, sendo um dos maiores acontecimentos acadêmicos na área ao nível nacional.  Realização: Sesc, SOBAMA e Unesp/Presidente Prudente.

As inscrições são válidas para o seminário inteiro – toda a programação. O interessado deve selecionar as atividades em que deseja participar.

Programação:

Intervenção
MULTIVERSO – Grupo Sensus
O público é convidado a entrar numa instalação e percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos e os estimulam os diversos sentidos como tato, olfato e audição.
Dia 22, quarta, das 19h às 20h, no Sesc Thermas.
Retirada de senha no local 30 minutos antes da atividade. Vagas limitadas

Palestra de abertura
Lars Grael
A vida de um esportista é sempre marcada pelo desafio. Para Lars Grael não foi diferente. Além de ter todos os ingredientes que envolvem e marcam as carreiras vitoriosas dos grandes campeões olímpicos, um novo desafio foi imposto para ele: um acidente que quase lhe tirou a vida e o deixou sem uma perna. Sua fala abordará toda esta trajetória de superação bem como a sua volta nas competições de vela.
Dia 22, quarta, às 20h, na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
Dia 23, das 8h as 12h no auditório da OAB Presidente Prudente.

Palestra
Turismo adaptado – Fazendo a diferença na busca pela igualdade
As possibilidades do turismo adaptado e como essa prática pode acontecer de maneira mais intensa e organizada no oeste paulista. Com Ricardo Shimosakai, Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível.
Dia 23, quinta, das 9h às 10h30, no auditório da OAB Presidente Prudente.

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho
Dificuldades e perspectivas em relação à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com Sebastião Estevam dos Santos, Auditor Fiscal do Trabalho e Diretor de Comunicação do SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.
Dia 23, quinta, das 10h30 às 12h00, no auditório da OAB Presidente Prudente.

Apresentação Esportiva – Tênis de mesa | com Luiz Henrique Medina
Luiz Henrique Medina, que já conquistou medalhas em diversas competições
nacionais e internacionais, superou diversas deficiências congênitas para se tornar um grande representante brasileiro na modalidade. O atleta faz uma apresentação interativa de tênis de mesa com o público participante.
Dias 23, quinta, das 8h às 9h, nas atividades do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência e das 16h30 as 17h30, no Boulevard da UNESP.

Minicurso
Lutas Adaptadas
Atividade teórico e prático com ênfase no boxe e jiu-jitsu brasileiro para cadeirantes, numa abordagem que possibilita a inclusão nas modalidades de lutas, passando pelo lazer até a competição.
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 8h às 10h30, no Ginásio da UNESP.

Minicurso
Esportes Inclusivos
Busca ampliar, de forma lúdica e participativa, o repertório de atividades, jogos e modalidades esportivas adaptadas para os diversos tipos de deficiência.
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 8h às 10h30, na Quadra Externa da UNESP.

Minicurso
Mergulho Autônomo Adaptado
O mergulho autônomo adaptado é uma prática esportiva que promove lazer e a descoberta de novas possibilidades para pessoas com deficiências severas. A atividade pode proporcionar noções básicas de como usar o equipamento de mergulho e momentos práticos na piscina.
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 14h às 16h30, no Parque Aquático do Sesc Thermas. É preciso estar de traje de banho adequado: sunga, maiô ou biquíni.

Minicurso
Tênis em Cadeira de Rodas
Atividade teórico e prático da modalidade paraolímpica, os participantes podem vivenciar o jogo e conhecer seus aspectos conceituais.
Dias 23 e 24, quinta e sexta, das 14h às 16h30, no Ginásio da UNESP.

Lançamento de Livro
Avaliação Motora em Educação Física Adaptada – 3ª Edição
Autores: José Irineu Gorla , José Luiz Rodrigues , Paulo Ferreira de Araujo
Dia 23, quinta, às 12h, na UNESP.

Palestra
Pesquisas em Avaliação no Esporte Adaptado
Panorama das pesquisas brasileiras em avaliação física na área da atividade motora adaptada. Com José Irineu Gorla, Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Unicamp/Campinas e Gerson dos Santos Leite, Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da UNINOVE/São Paulo.
Dia 23, quinta, das 10h45 às 12h, na UNESP.

Palestra
Educação Física e Inclusão
Compreender os desafios da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Com Mey de Abreu Van Munster, Professora Doutora do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e Programa de Pós graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e Joslei Viana de Souza, Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz /Ilhéus.
Dia 23, quinta, das 16h45 às 18h, na UNESP.

Assembleia da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada- Sobama.
Dia 23, quinta, das 18h às 19h30. na UNESP.

Palestra
Valores no esporte
O intuito é debater sobre os principais valores transmitidos pelo esporte e suas relações com o esporte adaptado. Com Verena Junghahnel Pedrinelli, Professora Doutora do Curso de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu/SP e Ruth Eugênia Cidade, Professora Doutora da Faculdade de Educação Física – Universidade Federal do Paraná/PR.
Dia 24, sexta, das 10h45 às 12h, na UNESP.

Palestra
Esportes Adaptados
Estrutura e organização brasileira dos esportes adaptados para as pessoas com deficiências. Com Maria Teresa Krahenbuhl Leitão, da Special Olympics e Ivaldo Brandão Vieira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – DF.
Dia 24, sexta, das 16h45 às 18h, na UNESP.
Sessão Científica Filmes

Dia 24, sexta, das 18h às 19h, na UNESP.
Dança sobre Rodas
(Cia. de Dança Viviane Macedo | São Paulo | 20 min. | Livre)
Viviane Macedo é penta campeã Brasileira de Dança Esportiva de Cadeira de Rodas (2007/11), 20ª Colocada no Campeonato Mundial 2010 (Alemanha) e 26ª  Colocada no Campeonato Mundial de 2008 (Bielorrússia). Nesta apresentação, a Cia. apresenta ações bem intimistas nos ritmos rumba, passo double e samba.
Dia 24, sexta, às 19h, no Boulevard da UNESP.  

Palestra
Publicações em Educação Física e Educação Especial – SOBAMA
Qualificação das Revistas da SOBAMA no cenário nacional frente à avaliação Capes. SOBAMA – perspectivas para futuro. Com Eduardo Manzini, Professor Doutor da Faculdade de Educação da UNESP/Marília e Marli Nabeiro, Professora Doutora do Departamento de Educação Física UNESP/Bauru.
Dia 25, sábado, das 9h às 10h, na UNESP.

Sessão Científica – Pôster e encerramento
Dia 25, sábado, das 11h às 12h, na UNESP.

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI.

Fonte: SESC

" });