De 22 de outubro a 21 de dezembro, a Casa da Ciência da UFRJ receberá a exposição Cidade Acessível, que convida o público a refletir sobre acessibilidade, inclusão e a cidade ideal para garantir os direitos e a autonomia de todos os cidadãos.

Com o Rio de Janeiro se preparando para receber as Olimpíadas e as Paraolimpíadas em 2016, esta é uma excelente oportunidade para mostrar o que pode ser feito para transformar a cidade em um local acessível.

Em um espaço interativo e informativo, os visitantes poderão vivenciar situações cotidianas fazendo com que se coloquem, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo uma experiência inédita, a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, ouvir e sentir.

Será possível andar pela Cidade Acessível com venda nos olhos, abafadores de som, cadeiras de rodas, com pesos adicionais nos braços e pernas, entre outros desafios que nos aproximam dos vivenciados por cegos, surdos, cadeirantes ou idosos. Além disso, os visitantes também poderão conferir tecnologias como o DosVox, que já estão disponíveis para dar acesso à internet a cegos, ou videoguias em LIBRAS para surdos. Também poderão assistir a depoimentos significativos especialmente filmados para a exposição e participar de debates em mesas-redondas programadas paralelamente.

Com realização da Folguedo, co-realização da Casa da Ciência e patrocínio da Unimed, a proposta é instigar a interpretação imaginativa, sensorial e reflexiva nas diversas possibilidades de leituras que a exposição oferece e, com isso, entender as barreiras à que muitos cidadãos estão expostos numa cidade sem a acessibilidade adequada, que impede o exercício de uma cidadania plena.

Exposição Cidade Acessível
ENTRADA FRANCA
Local: Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo – Tel: 2542.7494
Visitação:
Terça a Sexta das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h
http://www.exposicaocidadeacessivel.com.br/

Fonte: aib news

" });