Atleta da paracanoagem alega não ter conseguido entrar em avião por ausência de ambulift, equipamento para transporte de passageiros com necessidades especiais

Tetracampeão brasileiro de paracanoagem, Fernando Fernandes enfrenta uma luta diária pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. Nesta sexta-feira, o ex-BBB fez um desabafo nas redes sociais após ser impedido de embarcar em um voo, que não dispunha do elevador conhecido como ambulift, equipamento utilizado para levar passageiros com limitações físicas até o avião. O episódio aconteceu no Aeroporto Santos Dumont, no Rio.

  • Absurdo!!! Estou sendo impedido de embarcar nesse voo da Tam pois a empresa não possui ambulift, ou seja, nenhum sistema para que eu suba na aeronave e por ordem da Anac ninguém pode ajudar a subir na mesma!!! Que providências tomar??? – publicou o atleta de 33 anos em seu perfil no Facebook.

O GloboEsporte.com tentou entrar em contato com Fernando Fernandes, mas não obteve sucesso. Segundo a Tam, o atleta conseguiu embarcar no voo seguinte rumo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Questionada sobre o episódio, a companhia informou que “lamenta o episódio e que entrará em contato com o cliente para avaliar o ocorrido”. A empresa ressaltou que “segue rigorosamente as normas estabelecidas pela resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial”.

De acordo a resolução, em vigor desde janeiro deste ano, é obrigação dos aeroportos ter um ambulift para atender passageiros com necessidades especiais. A resolução vigente estabelece que é proibido carregar manualmente o passageiro, exceto nas situações que exijam a evacuação de emergência da aeronave. Segundo o texto, aeroportos com movimento superior a 2 milhões de passageiros são obrigados a dispor do equipamento. Os aeroportos que descumprem a regra estão sujeitos ao pagamento de uma multa de até R$ 25 mil.

Fonte: Globo Esporte

" });