Um Litro de Lágrimas é uma novela japonesa que conta a história de Aya Kito, uma garota que sofre de uma doença chamada Degeneração Espinocerebelar. Essa condição prejudica as funções do corpo, levando a ataxia, incoordenação, alteração da velocidade dos movimentos, dificuldades para engolir, falar, alterações do equilíbrio, dentre outras habilidades que comprometem a vida com autoria e independência até nas atividades diárias mais simples.

Na novela os sinais e sintomas  da doença começaram a aparecer quando Aya tinha 15 anos. Uma menina cheia de planos, sonhos e que se esforçava ao máximo para realizá-los, tendo sua vida devastada pelo diagnostico. Sua mãe, Shioka Kito, sugere a Aya que escreva um diário como forma de entender a doença e ajudá-la no tratamento. Aya empenhava-se diariamente para escrever e colocar naquelas páginas em branco tudo que sentia, era um apoio, uma forma de lutar; escrever era uma forma de continuar a viver.

O médico da jovem a aconselhou a escrever um diário para relatar o cotidiano da doença e como ela afetava a vida da menina, mas Aya fez mais do que isso e transformou seu diário em uma verdadeira lição de vida, o qual escreveu até quando a doença permitiu. As últimas palavras de Aya em seu diário foram: “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais.” Até o fim ela manteve sua perseverança e nunca desistiu.

Aya parou de escrever aos 23 anos de idade, quando já não conseguia mais fazer isso e falava com a ajuda de uma tabuleta que continha todas as letras do alfabeto japonês. Seu diário foi pulicado em 1986 no Japão nessa época para a comunidade que possui problemas físicos, tornando-se um livro, pois sua história chamou a atenção de todos.

O livro para vendeu 1,8 milhões de cópias no Japão inteiro e foi lançado no Brasil pela editora New Pop. Dois anos depois da publicação Aya faleceu, aos 25 anos de idade em 23 de maio de 1988. Mais tarde em 2004 devido à sua grande repercussão o livro foi transformado em longa-metragem, sendo exibido até em aviões. Em 2005 foi lançado uma série de televisão (dorama), a qual fez mais sucesso ainda, contando com 11 capítulos. Cada episódio conta com mais ou menos 40 minutos.

Fonte: Animes World Fantasy

" });