Quem frequenta a praia de Ponta Negra possui inúmeras reclamações sobre a situação de abandono e descaso que é possível encontrar no local, principalmente com relação à infraestrutura das escadarias e rampas de acesso ao mar e a limpeza urbana. Lixo, mato, restos de metralha e falta de acessibilidade são alguns dos pontos mais críticos que são citados pelos turistas, banhistas e comerciantes que trabalham na região, uma das mais belas de Natal.

Trabalhando em Ponta Negra há 13 anos, o comerciante Gentil Ferreira afirmou que 100% das pessoas que passam pelo seu ponto comercial reclamam da fala de infraestrutura e acessibilidade à areia, obrigando as pessoas a se arriscarem sobre as pedras colocadas para o enroncamento da praia ou descerem em escadas improvisadas de madeiras que não oferecem o mínimo de segurança.

“Isso é um absurdo, inadmissível, uma vergonha para Natal e o nosso Estado. Todos que passam aqui reclamam, tem dificuldades em subir ou descer essa rampa, que deveria ser para cadeirantes, mas não tem a mínima condição nem para nós, que andamos, imagine para uma pessoa com deficiência física. Diariamente, escuto reclamações e já colocamos esses sacos de areia para tentar ajudar as pessoas que usam esse acesso, mas ainda assim é difícil”, afirmou.

A rampa de madeira, hoje transformada em escada por causa dos sacos de areia, possui cerca de oito metros de extensão e é uma das muitas espalhadas sobre o enroncamento, para facilitar o acesso ao mar. No entanto, é alvo ainda do desgaste natural pelo tempo e a ação da água. Uma pequena parte dela foi coberta pela areia e, segundo Gentil, muitas pessoas preferem se arriscar sobre as pedras do que passar pela estrutura.

A turista paranaense Celi Bahia foi uma das poucas que usaram a escada improvisada durante a manhã desta terça-feira (28).  Cansada pelo esforço físico, ela disse que ficou horrorizada com a situação de Ponta Negra e condenou o lixo, o excesso de mato e a sujeira que é encontrada por quase toda a orla. A acessibilidade precária também foi criticada por ela, que afirmou não voltar mais à cidade.

“Estou decepcionada com Natal, um lugar tão bonito e com um potencial turístico imenso, mas tão abandonada ao descaso. É uma situação lamentável, um absurdo, um crime. Em dois dias, já vi esgoto correndo para a água, muita sujeira e matagal na beira-mar, total falta de acessibilidade, agora mesmo tive que subir em uma escada de sacos de areia, uma coisa horrorosa. Quando comprei o pacote, vi belas imagens, mas quando cheguei, encontrei coisa totalmente diferente, com certeza não voltarei e não recomendo”, desabafou.

Quem também se assustou com o que encontrou em Ponta Negra foi a turista carioca Amanda Furtado, que disse estar desapontada com a situação de degradação vivida pela praia mais famosa de Natal. Para ela, é preciso uma intervenção paisagística urgente, com limpeza e urbanização da área, para que a orla volte a ser atrativa e receptiva aos turistas.

“Esse matagal todo, junto com o lixo e o estado das estruturas de acesso ao mar, sem contar no esgoto que escorre para a praia, são inadmissíveis. É um cenário muito pior que uma favela, por exemplo. Porque é isso que parece. Infelizmente, porque já tinha visto muitas fotos desta praia e todas eram lindas, mas quando cheguei aqui, encontrei esse cenário deprimente. As autoridades precisam fazer algo urgente, ainda mais agora, chegando a alta estação”, falou.

Fonte: O Jorna de Hoje

" });