O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou, decreto que autoriza a circulação de skate, patins, patinete, triciclo, quadriciclo, cadeiras de rodas e bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. A decisão ocorre seis meses após o governo municipal massificar a implementação dos espaços para ciclistas na cidade.

Todos esses equipamentos também poderão rodar pelas ciclovias e ciclofaixas mesmo que movidos a energia elétrica, desde que não sejam “equiparados a ciclomotor” e que “desempenhem velocidades compatíveis com a via, a segurança e o conforto dos demais usuários”.

Segundo o decreto, os órgãos municipais de trânsito, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), “poderão restringir a circulação de veículos e equipamentos em vias e trechos específicos, desde que devidamente sinalizadas”.

Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, é importante lembrar que a pessoa com deficiência não vai perder a calçada. “O fato é que agora há mais uma opção para a locomoção e mais uma oportunidade para viver a cidade”, explicou.

A reportagem apurou que a decisão do governo tenta também dar volume de uso para as ciclovias, que ainda seguem vazias nos dias de semana. É somente aos sábados e nos domingos que as faixas têm registrado um público maior. A cidade tem 204 km de ciclovias, sendo que 141 km foram implantados na atual administração municipal.

O prefeito também facilita a circulação de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, nas ciclovias. A liberação aos skatistas também atende a um pedido feito pelos praticantes da modalidade — pesquisas apontam que o skate é o segundo esporte mais praticado na capital paulista, atrás apenas do futsal.

Fonte: R7

" });