A noite foi muito especial para as pessoas com deficiência usuárias do projeto Praia Sem Barreiras. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e em parceira com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promoveu o primeiro luau do projeto na areia da praia de Porto de Galinhas. A iniciativa foi inédita e reuniu pessoas de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

A faixa de areia em frente às piscinas naturais de Porto foi o local escolhido para o luau. É lá que também acontece durante o dia o acesso ao banho de mar, mergulhos e passeios de jangada para as pessoas com deficiência, as efetivas ações do Praia Sem Barreiras. A lua cheia e a maré baixa ajudaram a compor a decoração da festa à base de tochas e bambus. Os principais convidados foram recepcionados com músicas ao vivo e por um dj que animou a festa com músicas totalmente dentro da proposta do encontro. “Porto, lua cheia e praia sem barreiras. Muito mais que um paraíso”, festejou o secretário de Turismo e Cultura do Município, Rui Xavier. De acordo com ele, em um ano e meio de atividades o projeto já é uma ação exitosa. “Estamos muito felizes em poder proporcionar para esse público, momentos não só como este, mas as ações durante o dia”.

A iniciativa reuniu pessoas com deficiência de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.A iniciativa reuniu pessoas com deficiência de vários municípios como Caruaru, Bezerros, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Animados, os usuários se divertiram bastante. “Como idealizadora deste projeto estou muito feliz em ver o quanto os usuários estão felizes. Sou suspeita para falar, mas quero ressaltar o apoio e carinho do prefeito Carlos Santana. Não fosse a atenção dada por ele não estaríamos vivenciando este momento tão especial”, explicou Mosana Cavalcanti que também citou os outros municípios que desenvolvem o projeto como Recife, Olinda, Fernando de Noronha e Jaboatão dos Guararapes, este último inaugurado na última sexta-feira (05).

Projeto – O Praia Sem Barreiras proporciona às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso à praia com banho de mar assistido, passeio de jangada e o mergulho adaptado. A iniciativa faz parte do programa “Turismo Acessível”, do Governo de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca.

Fonte: Prefeitura de Ipojuca

" });