O próprio nome já diz: “Design para todos?”. Uma reunião de 20 artistas gráficos em Florianópolis, convidados pela Bienal Brasileira de Design a mostrar várias facetas da acessibilidade, ocorre no Parque de Coqueiros, no trapiche da Beira-Mar Norte e no Jurerê Open Shopping, e chama a atenção de quem passa pelos locais.

São 20 cartazes criados por artistas de oito estados brasileiros, entre cartazistas veteranos e representantes de estúdios conceituados de design. A curadoria fez um workshop com os participantes para contextualizar a proposta e apoiar o processo dos artistas. O grupo discutiu o tema com a Secretaria Municipal de Urbanismo de Florianópolis.

— O resultado se traduziu em 20 visões de aspectos de acessibilidade: obras projetadas para pessoas de baixa estatura, deficientes visuais e auditivos. Muitos dos trabalhos obrigam as pessoas a se colocarem no lugar do outro, criando sensações que só serão vivenciadas se o espectador se posicionar, por exemplo, num determinado ponto ou a uma determinada altura —explica Bruno Porto, que faz parte da banca de sete profissionais responsáveis pela seleção dos vencedores.

Serviço
Design para Todos?
Mostra de cartazes sobre Acessibilidade, desenvolvidos por 20 artistas gráficos convidados pela Bienal
15 de maio a 12 de julho 2015
Parque de Coqueiros _ Jurerê Open Shopping _ Calçadão do Mercado Público
Acesso livre

Fonte: clic BRS

" });