O número de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Brasil, nas quais se incluem as pessoas idosas, traz a urgência de ações que considerem a acessibilidade plena para todos. Assim, o seminário busca sensibilizar gestores e designers quanto a importância da acessibilidade na hotelaria e no turismo por ser uma demanda social, mas também por sua dimensão econômica ao abarcar um número maior de usuários no turismo.

As pessoas com deficiência no turismo tendem a ter estadias mais prolongadas e com isso tendem a gastar mais que os demais turistas, quando são bem atendidos apresentam uma taxa de fidelização maior do que a média, mais da metade destes turistas viajam acompanhados e estão mais dispostos a viajar na baixa temporada.

Para que seu hotel seja certificado como sustentável, a ABNT por meio da NBR 15401 exige o cumprimento da Lei 10.098 que estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

Como fazer o planejamento da acessibilidade? O que deve ser feito e como ter um retorno satisfatório? Ricardo Shimosakai (Turismo Adaptado) irá fazer essa abordagem na palestra “Planejando a acessibilidade na hotelaria”. A abordagem da Gestão de Design na hotelaria e suas contribuições será apresentada por Michela França (Features Design) em seguida na palestra “Gestão de Design na hotelaria e acessibilidade”. Por fim, será apresentado um case aplicado na hotelaria por Patricia Leffler (Lara Leffler Engenharia Ltda.) na palestra “Acessibilidade e sustentabilidade: Viabilidade econômica da adaptação de hospedagens”.

Mostrar o melhor da produção de design nacional, aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia-a-dia e promover a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no país, são os objetivos da Bienal Brasileira de Design.

Em 2015, a Bienal Brasileira de Design terá como tema “Design para todos” e será realizada de 15 de maio a 12 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina.

O tema “Design para todos” quer mostrar bons projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, capacidade ou background cultural, dentro do chamado design acessível ou design universal. Estão incluídos também produtos voltados para as faixas da população emergentes economicamente e projetos destinados ao uso coletivo.

As atividades da Bienal — exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas — visam promover o reconhecimento do importante papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado e do País.

Seminário “Gestão de Design na hotelaria com foco na acessibilidade”
Local: Hotel Bombinhas Summer Beach (Rua Albatroz 270, Bombas- Bombinhas, SC, Brasil)
Data: 06/07/2015
Horário: 08h00min às 12h.
Fone: +55 (47) 3393 9700
Gratuito. Inscrições e maiores informações:
http://www.designhoteleiro.com.br/

" });