Muito se fala sobre acessibilidade nas organizações e nas cidades. A Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Apesar da mobilização de grupos específicos para que a acessibilidade seja implementada as pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para locomover-se e sentirem-se verdadeiramente incluídas na sociedade.

Compreendendo a importância do debate amplo sobre este assunto a AAPSA – Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas promoverá este importante evento com a participação de profissionais especialistas e cases de acessibilidade.

Objetivo
Debater e esclarecer o cenário da Acessibilidade no mercado de trabalho e mobilidade urbana como forma de inclusão de pessoa com deficiência.

Público alvo
Diretores, Gerentes, Profissionais de RH e Pessoas interessadas na temática de Inclusão e acessibilidade.

08h00 – Recepção e Cadastramento
08h45 – Encerramento do cadastramento
09h00 – Abertura
09h10 – Palestra: Desenho Universal – Renata Andrade – Diversitas
09h50 – Palestra: Mesa redonda com Pessoas com Deficiência
10h30 – Coffee break
11h00 – Palestra 3 – Acessibilidade no Turismo – Ricardo Shimosakai – Turismo Adaptado
11h40 – Palestra 4 – Case Santander – Luciana Moreli – Santander
12h20 – Painel de debates: Palestras 1,2,3 e 4
13h30 – Encerramento

RENATA ANDRADE
Especialista em Acessibilidade e Gestão Inclusiva. Mestranda em Tecnologia e Inclusão na UNIFESP. Consultora na Diversitas Soluções Inclusivas e na Wapiya Desenvolvimento Humano. Pós-graduada em tecnologia assistiva pela Fundação Don Carlo Gnocci de Madrid e em gestão de recursos humanos pela FIRB. Qualificada em Emprego Apoiado e Planejamento Centrado na Pessoa para inclusão e deficiência pelo Instituto Universitario de Integración em la Comunidad de Salamanca e em gestão de negócios pela FGV. Graduada bacharel licenciada em Filosofia pela PUC-MG, é técnica em Orientação e Mobilidade com ênfase em autonomia e segurança para reabilitação e integração da  pessoa com deficiência; coordena programas de capacitação e adaptação para pessoas com todos os tipos de deficiência. Atua há vinte anos como pesquisadora, consultora, palestrante e conteudista em acessibilidade e práticas inclusivas. É responsável pelo estudo, elaboração e desenvolvimento de estratégias para a inclusão e acessibilidade com base no Desenho Universal de diversas instituições. Ministra as disciplinas Desenho Universal e Tecnologia Assistiva no curso de especialização da Universidade Federal de São Paulo em Emprego Apoiado e Diversidade Funcional.

ALEXANDRE BETTI
Psicólogo, especialista em Emprego Apoiado. Atua na reabilitação profissional e social de pessoas com deficiência intelectual, psicossocial e múltipla. Como consultor de Emprego Apoiado (EA), atende pessoas em situação de incapacidade mais significativa via instituição ou particular. Sócio diretor da Diversitas Soluções Inclusivas, desenvolve adequações para práticas inclusivas e media programas de atendimento à diversidade funcional através do PCP (Planejamento Centrado na Pessoa). Idealizador da Rede de Emprego Apoiado (REA) é membro do corpo diretivo da ANEA (Associação Nacional do Emprego Apoiado). Junto com Romeu Sassaki, realizou a primeira pesquisa brasileira sobre a Metodologia do Emprego com Apoio para o Centro Nacional de Tecnologia Assistiva, via CNPQ. Autor do primeiro livro brasileiro sobre EA, ministra cursos sobre o tema em empresas e instituições e é co-coordenador e professor na especialização em Emprego Apoiado da UNIFESP.

NATÁLIA FRAZÃO – Surda
Graduada em administração pelo Centro Universitário Alvares Penteado (FECAP). É instrutora de Libras certificada pelo Exame Nacional de Proficiência no uso e no ensino da Libras (PROLIBRAS) e pelo Curso da Formação de Guia-Intérprete para surdocegos na AHMISA. Lecionou português para surdos e atua como Instrutora de Libras na EMEBS Madre Lucie Bray.

SÉRGIO FARIAS – Cego, usuário de cão-guia (Camber)
Especialista em gestão de projetos pela Fundação VANZOLINI – USP, é pós graduado em Análise de Sistemas e graduado em Administração de Empresas. Cursou Comércio Exterior na Fundação Getúlio Vargas e atualmente é consultor na área de qualidade e de desenvolvimento de processos, atuando como gestor de projetos em multinacionais, sendo responsável pela administração de custo, prazo e qualidade. É consultor na implantação de projetos de informatização da área de deficiência visual em instituições culturais, indústria e Secretarias Estaduais de Educação. Como usuário de recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual (braile, softwares e cão-guia) contribui também para avaliações de acessibilidade.

RICARDO SHIMOSAKAI
É Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, Diretor do Grupo Turismo Adaptado, atua desde 2004 com acessibilidade e inclusão no lazer e turismo. Membro da SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism) e CIDCCA (Consejo iberoamericano de Diseño, Ciudad y Construcción Accesible). Faz parte do Grupo de trabalho da ABNT para o estudo das normas de acessibilidade em transportes. Docente do MBA de Gestão em Hotelaria de Luxo, MBA de Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo e Pós-Graduação em Arquitetura Hoteleira da Escola de Pós-Graduação Roberto Miranda Educação Corporativa.

LUCIANA MORELLI
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mais de 17 anos de carreira em bancos Real e Santander. Atuando há 7 anos em Recursos Humanos nas áreas de Recrutamento e Seleção, Projetos e Planejamento Estratégico. Em 2014 assumi a coordenação do tema de Diversidade na Organização.

Painel de Debates – Mobilidade e Acessibilidade
Data: 15/07/2015
Horário: 8h00 às 13h30
Local: IOS – Instituto da Oportunidade Social (Rua Alferes Magalhães, 256 – Santana. 400 metros do Metrô Santana)
Valores: Associados – Gratuito / Não associados – R$200,00
Contatos: [email protected] – (11)3459-0977

" });