A Intel passou a oferecer, desde a terça-feira (18), o software que produziu para que o famoso cientista Stephen Hawking pudesse se comunicar por voz com computadores. Disponível para Windows, o recurso pode ser baixado gratuitamente por usuários comuns, assim como desenvolvedores, que ganharam acesso ao kit, que agora é open source. Para usar, é preciso apenas ter uma webcam.

Chamada ACAT (Assistive Context-Aware Toolkit), a plataforma pretende fazer com que os computadores sejam mais acessíveis a pessoas com deficiência. Com o código liberado, os desenvolvedores poderão criar diversas alternativas e extensões para o sistema da Intel.

“A meta de tornar esse projeto open source é permitir que sejam criadas soluções com facilidade. Trabalhamos anos para isso. Nossa visão é fazer com que qualquer desenvolvedor ou pesquisador construa em cima disso, sem precisar reinventar a roda para tal”, afirmou Lama Nachman, líder do programa.

Para os casos de pessoas com deficiências similares as de Hawking, que tem esclerose lateral amiotrófica, o software identifica comandos visuais para emitir ordens à máquina. No caso do físico, ele rastreia os movimentos da bochecha. Mas há ainda muitas possibilidades para serem trabalhadas.

Intel disponibilizou software para downloadIntel disponibilizou software para download

A Intel enviou manuais detalhados de como usar o código e o software. Equipes estão testando-o em diversos pacientes e vão fazer parcerias com universidades para popularizar os sistemas.

Fonte: Tech Tudo

" });