O secretário municipal executivo de governo, Pedro Paulo Carvalho, anunciou nesta segunda-feira (14) que a Prefeitura do Rio irá lançar um projeto para tornar os pontos turísticos da cidade 100% acessíveis.  O anúncio foi feito durante a reinauguração da Praça do Lido, em Copacabana, Zona Sul da cidade, que passava por reformas e adaptações desde julho. A reforma contou com aparelhos de exercícios que podem ser usados por cadeirantes.

“Amanhã nós estamos lançando nosso plano que a gente chama de Rotas Acessíveis, que são os 10 principais pontos turísticos da cidade serem plenamente, 100% acessível. A prefeitura fez uma licitação, já ganhou uma empresa e ai iremos anunciar o início dessas adaptações a partir de amanhã”, disse o secretário.

Além do projeto, a Prefeitura pretende ampliar o número de ônibus que tem equipamentos para transportar portadores de necessidades especiais e também dobrar o número de táxis adaptados para cadeirantes na cidade. Atualmente, o Rio tem 52 táxis capacitados e, segundo Pedro Paulo, o número é vergonhoso.

“Estamos trabalhando junto com o secretário [de Transportes] Rafael Picciani para anunciar uma medida sobre a questão dos táxis acessíveis. Queremos fazer um projeto para, pelo menos, dobrar o número de táxis acessíveis na cidade. Seja para as olimpíadas ou para depois do evento”, afirmou Pedro Paulo.

Reforma na Praça do Lido

A Praça do Lido foi entregue aos moradores da região com um novo modelo de academia que conta com um aparelho voltado exclusivamente para cadeirantes. O local é o primeiro ponto da cidade a contar com o novo modelo do sistema de equipamentos de ginástica ao ar livre, que deve ser implantado pela cidade. Além das novas instalações, algumas intervenções foram feitas para reformar as instalações no local. O investimento total foi de R$ 300 mil.

Fonte: G1

" });