O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Educativo realizará, a partir desta semana até o próximo dia 28, a 1ª Semana de Acessibilidade em BH, com 34 atividades para pessoas com deficiências físicas.

Totalmente gratuitas, as ações, que já são realizadas em todo país, serão realizadas no CCBB, localizado na Praça da Liberdade, região centro-sul de BH, de 9h30 às 19 horas. Entre as atividades disponíveis, os destaques do projeto são a Programação Especial em Libras, que inclui contação de histórias e visitas teatralizadas; uma Visita Além do Olhar, passeio sensorial à exposição Leonilson:Truth, Fiction; além de dois debates sobre acessibilidade com especialistas de renome.

Segundo o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho, a intenção do projeto é chamar a atenção das pessoas sobre a importância da acessibilidade. “Muitas pessoas acham que esses espaços (centros culturais) não são delas, sobretudo aqueles que têm algum tipo de deficiência. Nosso objetivo é mostrar ao público, em especial para as minorias, que esse espaço é deles.”  Ainda de acordo com ele, oito instituições que realizam o atendimento às pessoas com deficiência física já agendaram visitas.

Outras atividades

Na quinta-feira (24), às 19 horas, o professor da UFMG, Paulo Sabino, fará uma palestra sobre “A exposição como espaço de inclusão social” e conduz discussão em torno do tema.

Já na sexta-feira (25), também às 19 horas, a principal atividade é uma mesa redonda sobre o tema “Acessibilidade em espaços culturais: qual é o papel do educador?”. O debate contará ainda com a participação de profissionais como Camila Alves, a única educadora com deficiência visual no Rio de Janeiro; integrantes do Movimento Unificado de Deficientes Visuais; a psicologa e pesquisadora, Denise Martins; e a terapeuta ocupacional e professora de dança da Fundação Crepúsculo, Amaranta Boaventura.

Para mais informações e agendamentos, é só acessar o site do CCBB ou entrar em contato pelo telefone 3431-9441.

Fonte: Hoje em Dia

" });