Conforme determina a lei, a Vila dos Jogos Mundiais Indígenas tem acesso e áreas preferenciais para pessoas com alguma deficiência, dificuldade de locomoção, mulheres com crianças de colo, gestantes e idosos – chamadas de pessoas com prioridade. Uma das articuladoras e também componente da Agenda de Convergência, é a Prefeitura de Palmas.

“Nossa pasta é responsável pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, vimos a necessidade da demanda e de adaptar a estrutura dos jogos para garantir o acesso de todas a pessoas” explica o secretário de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino.

“Os jovens do Programa Jovem Empreendedor, da Prefeitura de Palmas, foram capacitados para auxiliar as pessoas portadoras de deficiências, mulheres com criança de colo e cadeirantes, tudo isso em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)”, revela o superintende de Inclusão Social, Danilo Azevedo.

Jogos Mundiais Indígenas. Assentos preferenciais.Assentos preferenciais.

Na arquibancada existem 40 assentos preferenciais, e uma área reservada, um pouco mais distante de outras atrações da vila. Há um esquema de sinalização montado na cidade, para orientar essas pessoas a partir da Avenida Teotônio Segurado. Ele dá acesso à Vila dos Jogos por trás da arena, com um estacionamento exclusivo. Foram colocadas rampas de acesso e uma área fora da tribuna que pode ser utilizada.

Agenda de Convergência

A Agenda de Convergência trata da articulação de esforços para a defesa dos direitos humanos na realização de grandes eventos. A iniciativa prevê ações integradas entre as três esferas de governo, organizações não governamentais, rede de proteção e organismos internacionais. A metodologia já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações de 2013.

Jogos Mundiais Indígenas. Banheiros químicos adaptadosBanheiros químicos adaptados

Jogos Mundiais Indígenas. Espaço para assistir a apresentação na arena.Espaço para assistir a apresentação na arena.

Jogos Mundiais Indígenas. Visão ampla do espaço reservado para assistir os jogos.Visão ampla do espaço reservado para assistir os jogos.

Fonte: Prefeitura de Palmas

" });