O mercado de acessibilidade se torna um grande diferencial para o negócio, pois trabalhar este tema caracteriza-se como ação de responsabilidade social e possibilidade de ampliação de mercado.  Formado por turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, de forma permanente ou temporária, inclui diversos segmentos de público como: cadeirantes, cegos, surdos, mudos, idosos, crianças, gestantes, obesos, entre outros.

A acessibilidade no turismo é uma ação de responsabilidade social de importância fundamental para o sucesso dos destinos Tratar da acessibilidade pode ser um grande diferencial para os empreendedores do setor, uma proposta inovadora e de ampliação de mercado.

Foi com esse foco que ainda em 2012, o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo que acontece em Gramado, de forma pioneira, trouxe um conceito para um Salão de Turismo: o da acessibilidade. E nesta semana, o Diretor da Rossi & Zorzanello, Marcus Vinicius Rossi esteve apresentando o case do Salão de Acessibilidade para o Turismo, no encontro “Acessibilidade no turismo como diferencial competitivo” que aconteceu na cidade de Bento Gonçalves.


O encontro foi promovido pelo Bento Convention Bureau em parceria com seus associados IGUALLA – Soluções em Acessibilidade, Grupo DCA e Hotel Vinocap para falar da importância de promover a acessibilidade e todas as suas vantagens para o segmento de turismo e eventos.

“O Salão de Acessibilidade, cujo tema traz para o evento, voltado a negócios, uma reflexão sobre inclusão social imprescindível para o mercado, pois diz respeito a mais de 45  milhões de pessoas só no Brasil. O FESTURIS foi o pioneiro na abordagem do tema acessibilidade para o turismo, trazendo cases de sucesso como o “Mamuth” da Ortobrás e o case de “Socorro”, projetos que contribuíram significativamente para avanços na área da acessibilidade no turismo”, destacou Marcus.

O evento contou ainda com palestras de Bruna Schatschineider – Coordenadora do núcleo de impressão em braille da ACERGS falando sobre turismo inclusivo e de Júlio Ortolan – CO CEO na empresa IGUALLA – Soluções em Acessibilidade falando sobre como a acessibilidade pode impactar nos negócios.

 Após as palestras houve depoimentos da medalista e atleta paraolímpica de Bento Gonçalves Rosangela Dalcin e de Paulo Roberto da Silva Tenutti – Esgrimista na equipe GNU/ASASEPODE.

Fonte: O Concierge

" });