Para comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, promove, em 5 de dezembro, às 9h, visita organizada à primeira parte da trilha suspensa com acessibilidade. Por meio dela, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão chegar até as Corredeiras, um dos atrativos do parque, aproveitando, inclusive, para tomar banho no local.

“Devido ao perfil das trilhas atualmente existentes, apenas uns poucos visitantes com baixa mobilidade ou com algum tipo de deficiência física tiveram a oportunidade de conhecer o parque. E é pensando nesse público que estamos finalizando a trilha suspensa”, disse Carla Guaitanele, chefe da unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A trilha suspensa é feita de madeira, possui 230 metros de extensão e leva até um mirante de onde se pode visualizar as Corredeiras. Desse ponto, com auxílio, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida poderão entrar na água e desfrutar das delícias do rio Preto.

Para facilitar o acesso, os visitantes que se enquadrarem na Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) poderão entrar no parque com carro próprio (tração 4×4) até o local da trilha. O limite máximo é de quatro carros. No dia 5, o acesso será pelo parque nacional.

A trilha, segundo a chefe do parque, atende às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que tratam dos critérios e parâmetros técnicos a serem observados na construção, instalação e adaptação de equipamentos de uso público no meio urbano e rural, a chamada ABNT NBR 9050.

O Parque

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege uma área de 65 mil hectares de cerrado de altitude. Pela sua importância, foi declarado em 2001 Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Importante roteiro turístico dentre os parques nacionais brasileiros, Veadeiros possui quatro trilhas abertas à visitação: Circuito dos Saltos; Canion II e Cariocas; Trilha da Seriema e Travessia das Sete Quedas. O percurso das trilhas variam de 800 metros a 23 quilômetros e são ideais para caminhadas, com direito a banhos de cachoeira.

A data

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado oficialmente em 3 de dezembro. A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão acerca dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Tem ainda o objetivo de aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida social, econômica, política e cultural.

Fonte: ICMBio

" });