Não é raro ouvir alguém afirmar que executar certa tarefa “é como andar de bicicleta”. O lugar comum dá a exata noção do quanto pedalar sobre duas rodas é uma atividade inesquecível, que fica gravada na memória de modo indelével. No entanto, mais de 6,5 milhões de pessoas (segundo o IBGE) sofrem com um obstáculo que, quase sempre, as impede de desfrutar da sensação de andar de bike: a deficiência visual. Para transpor essa barreira é que surge o Projeto Pedaleiros, que vai ser lançado no Rio de Janeiro, no próximo sábado (12), às 9h, no Parque Madureira, zona norte da cidade. A ideia é proporcionar aos deficiente visuais e oportunidade de sentir o vento no rosto e a sensação de liberdade que se têm ao andar de bicicleta com o auxílio dos pedaleiros-guias, pessoas sem problemas de visão e treinadas para pedalarem com os cegos.

– Nossa missão é gerar cultura e entretenimento e tirar os cegos e/ou deficientes visuais de dentro de suas casas. Além disso, fazer com que as pessoas vejam o que as possibilidades físicas dos olhos não podem ver, deixar de lado as nossas próprias vontades, estabelecer relações de ajuda mútua, perceber no outro as suas necessidades mais básicas e mais tocantes e sentir a felicidade por meio da alegria de outras pessoas. Pedaleiros foi criado, disponibilizado para engajar esse público com atividades de lazer atreladas à segurança – comenta Rafaello Ramundo, sócio-diretor da Novo Traço, empresa idealizadora do projeto.

O Projeto Pedaleiros começa neste sábado com o “Pedaleiros Day”, oferecendo passeios de bicicleta com 15 minutos de duração para os cegos, shiatsu e também uma nova experiência para quem não possui deficiência visual: a oportunidade de pedalar de olhos vendados para vivenciar um pouco da experiência de não poder enxergar. Além disso, o evento vai contar com uma roda de samba comandada por Gabrielzinho do Irajá, sambista cego, ao lado de Zé do Império e Rodrigo Carvalho. Neste primeiro Pedaleiros Day, a expectativa é de atender cerca de 300 deficientes visuais.

A iniciativa é uma parceria da Novo Traço com Furnas e conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da União dos Cegos do Brasil. A princípio, o projeto tem duração até o dia 12 de março no Rio e terá ainda ações como o Point Pedaleiros, em locais específicos da cidade, e a Blitz Pedaleiros, que vai até o público-alvo do projeto já que nem sempre os cegos têm facilidade na locomoção pelos espaços urbanos. A ideia, porém, é estender o projeto por todo o ano e fazê-lo chegar a outras cidades. São Paulo, por exemplo, é a próxima a receber os Pedaleiros. Confira abaixo o cronograma com as ações do Projeto Pedaleiros ao longo do próximo verão.

12/dez – Pedaleiros Day, no Parque Madureira
17/jan – Point Pedaleiros, em Copacabana
30/jan – Blitz Pedaleiros, na Lagoa
21/fev – Point Pedaleiros, em Copacabana
28/fev – Blitz Pedaleiros, no Aterro do Flamengo
12/mar – Pedaleiros Day,no Parque Madureira

Fonte: Terra

" });