Mais de 35 milhões de pessoas vivem com deficiência visual no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, a Novartis desenvolveu três aplicativos com diferentes funções que auxiliam o dia a dia de quem enfrenta dificuldades para enxergar.

Os apps ViaOptaNav e ViaOpta Daily acabam de ganhar versões em português e estão habilitados com tutoriais de áudio. Isso permite ao usuário mais independência e confiança para a realização das tarefas diárias como leitura, identificação de objetos e instalações de acessibilidade. Já o ViaOptaSim simula oito doenças oculares, entre elas Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)3, principal causa de perda de visão em idosos, e Edema Macular Diabético (EMD), doença que mais causa cegueira em idade produtiva2, ambas condições tratáveis e potencialmente reversíveis. O app auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre deficiência visual.

Outra novidade é que os apps foram adaptados para a utilização em relógios inteligentes, como o AppleWatch, permitindo ao usuário navegar com orientação de voz e vibração de seu relógio.

ViaOpta Daily

Reúne seis diferentes funções para ajudar no dia a dia, incluindo recursos de previsão do tempo, lupa, detector de cores e o reconhecimento de pessoas e itens de uso diário, tais como dinheiro e objetos. Com ajuda do dispositivo, o usuário ainda é capaz de apontar a câmera para uma direção e, após alguns segundos, a narração irá informar o que está em sua frente, auxiliando-o a se localizar em ambientes desconhecidos.

ViaOpta Nav

O ViaOptaNav é capaz de identificar informações sobre instalações específicas de acessibilidade em torno dos usuários com deficiência visual, como pavimentação tátil, cruzamentos e semáforos com som. Ele ainda determina a sua posição exata e encontra destinos ou pontos de referência próximos, localizando, por exemplo, farmácias, hospitais, restaurantes e bancos.

Além disso, o app é o primeiro aplicativo de navegação ponto a ponto disponível para smartwatches, como Apple Watches ou dispositivos Android Wear. Ao utilizá-lo, os usuários podem determinar sua posição exata e encontrar destinos ou pontos de referência próximos. Baseado nesses pontos de referência, o ViaOpta Nav passa a guiar os usuários a seus destinos com segurança.

ViaOpta Sim

Simula a visão de oito doenças oculares como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético, tração vítreo macular e oclusão da veia central da retina. O simulador auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre a deficiência visual e a importância de procurar um especialista aos primeiros sinais da doença.

Os apps estão disponíveis para Android (http://migre.me/rg590 )  e IOS (http://migre.me/rg59o)

Fonte: Novartis

" });