O desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí (Rio de Janeiro) terá este ano um sistema de audiodescrição para deficientes visuais. Um narrador profissional, que ficará numa cabine, passará os detalhes dos desfiles aos participantes. Serão disponibilizados 50 fones de ouvido na frisa do Setor 13.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, explicou que haverá descrição das alegorias, das fantasias, dos efeitos especiais e movimentos dos componentes das escolas. As fantasias que costumam ser deixadas na passarela ao final do desfile serão levadas ao Setor 13 para que os deficientes visuais possam sentir a textura e os adereços das roupas e máscaras.

“Os deficientes visuais não costumam ir muito [aos desfiles], porque mesmo com uma pessoa do lado falando e com a música não é o mesmo que uma um técnico apresentando um roteiro para o entendimento do que a escola está apresentando”, disse a secretária.

Georgette Vidor afirmou que pretende conversar com vereadores para transformar a iniciativa em projeto de lei. “Assim haverá mais interesse por parte desse público e é o mínimo que podemos fazer para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.”

O serviço estará disponível em todos os dias de desfile do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, entre 5 e 8 de fevereiro, e no Desfile das Campeãs, programado para o dia 13. Foram distribuídos 300 ingressos gratuitos por dia de desfile na frisa do Setor 13 para pessoas com deficiência que se inscreveram na prefeitura. Cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante.

Fonte: Panrotas

 

" });