COMO TUDO COMEÇOU

Os primeiros clubes de tiro surgiram na Alemanha, no século XIII, e a atividade se desenvolveu com o avanço tecnológico de armas e munições. No século XIX foi regulamentada como esporte, o que levou à fundação da União Internacional das Federações e Associações Nacionais de Tiro, em 1907, atual Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês). O tiro esportivo estreou nos Jogos Paralímpicos em Toronto 1976, estando presente no programa dos Jogos desde então. A competição conta com 12 eventos – três masculinos, três femininos e seis mistos.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Atletas com diferentes tipos de deficiência podem competir juntos em três classes:

  • SH1 pistol – atletas com deficiência nos membros inferiores e/ou braço não usado para atirar
  • SH1 rifle – atletas com deficiência nos membros inferiores
  • SH2 rifle – atletas com deficiência nos membros superiores e que precisam de suporte para a arma, pois não conseguem segurá-la com os braços

Existem equipamentos de apoio, como mesas e cadeiras de tiro, além de suportes para as armas. Como na disputa do tiro convencional, as regras variam de acordo com a prova, a distância, o tipo do alvo, a posição de tiro, o número de disparos e o tempo para atirar. O alvo tem 10 circunferências, com pontuação diferente, e o círculo do meio, o menor de todos, vale 10 pontos. Os 8 melhores atletas na qualificação avançam para a final, sendo campeão aquele que atingir a maior pontuação entre os finalistas.

VOCÊ SABIA?

Jonas Jacobsson é o segundo maior medalhista da história dos Jogos Paralímpicos. Ele participou das últimas nove edições do evento (1980 a 2012), conquistando 30 medalhas – 17 de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Como o tiro esportivo permite uma longa carreira, Jacobsson tem tudo para aumentar a sua coleção de medalhas.

ENQUANTO VOCÊ ASSISTE

O uso de flash não é permitido, e celulares devem permanecer desligados ou em modo silencioso.

Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Guia do espectador – Tiro Esportivo

Fonte: Rio 2016

" });