COMO TUDO COMEÇOU

O halterofilismo fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos Tóquio 1964, quando atletas com lesões de coluna participaram de quatro eventos, ainda sob o nome de levantamento de peso. Nos anos seguintes, o esporte passou por transições para incluir atletas com outras deficiências e estreou com seu novo nome em Nova York/Stoke Mandeville 1984. As mulheres participam do programa desde Sidney 2000, e o halterofilismo hoje é um dos esportes Paralímpicos que mais crescem, sendo praticado em cerca de 100 países.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Existe apenas uma classe funcional, o que significa que os atletas têm que se enquadrar em critérios mínimos de elegibilidade para competir neste esporte. Deficiências que se enquadram nessa categoria incluem hipertonia, ataxia, atetose, deficiência em membros (amputação), amplitude passiva de movimento diminuída, potência muscular prejudicada, diferença entre comprimento de pernas e baixa estatura combinada com outra deficiência.

Os atletas deitam de costas no banco e podem optar por serem fixados por um ou dois cintos. Posteriormente, têm a opção de utilizar um ou dois auxiliares para ajudá-los a levantar a barra do suporte. Uma vez que o atleta é considerado com total controle da barra, o árbitro-chefe dá o comando de início, e ele executa o levantamento.

Cada atleta tem três tentativas durante a competição e pode requisitar uma quarta se for tentar bater o recorde mundial. A eventual quarta tentativa, oferecida a critério do júri e/ou do delegado técnico, não interfere na classificação final: o vencedor da competição é aquele que levantar mais dentro de sua respectiva categoria de peso corporal. No caso de empate, o vencedor é o atleta de menor massa corporal.

VOCÊ SABIA?

A chinesa Taoying Fu tem retrospecto perfeito de participação nos Jogos Paralímpicos, com quatro ouros nas quatro vezes em que esteve no evento. Suas vitórias ocorreram em categorias diferentes de peso: até 56kg, até 60kg, até 67,5kg e até 75kg.

Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Guia do espectador – Halterofilismo

Fonte: Rio 2016

" });