14 museus com Audiodescrição. O fascínio das obras de arte na ponta da língua.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

2 de junho de 2021

Museus com audiodescrição são fundamentais para a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. Atualmente, inúmeros museus ao redor do mundo utilizam audioguias, que são aparelhos portáteis, inicialmente idealizados para tradução de línguas estrangeiras, mas que foram evoluindo e passaram a ser utilizados também na língua local, para fornecer um conteúdo maior sobre as obras expostas no museu, e que seriam difíceis serem adicionadas em forma de texto junto à produção artística.

As obras que possuírem uma descrição, recebem um número de identificação, o qual deve ser digitado pelo visitante no aparelho. Desta forma, e com um auxílio de fones de ouvido, uma descrição com uma riqueza de detalhes da obra escolhida, é iniciada. Esse formato também dá uma liberdade maior, para que a pessoa escolha as obras que deseja ter informação, ao contrário de uma visita guiada, onde é preciso seguir um roteiro pré-estabelecido pelo museu.

Em relação à acessibilidade, os audioguias também permitiram que fosse inserida uma audiodescrição para pessoas com deficiência visual, mais detalhada, com itens visuais que são absorvidos somente por pessoas que enxergam, como um quadro, por exemplo. Alguns modelos, também possuem recursos de vídeo, e assim também é possível colocar uma descrição em língua de sinais para surdos.

A maioria dos importantes museus no exterior, são museus com audiodescrição, onde os audioguias são oferecidos pelo museu, pagando-se uma taxa de aluguel do aparelho. Alguns oferecem esse recurso como cortesia, bastando fazer o pedido na recepção. Ainda existe recursos mais populares, onde a descrição e audiodescrição é fornecida pelo site do museu, e pode ser baixada através de download. Ou também, existem aplicativos onde o visitante instala em seu próprio celular, alguns específico do museu e outros de uso compartilhado entre diferentes museus.

A oferta desse tipo de serviço e aparelhos vem crescendo no Brasil, mas a porcentagem ainda é pequena se comparada aos milhares de museus existentes. E todos ainda concentrados nas grandes cidades. Indiscutivelmente, ter mais conteúdo a ser absorvido, melhora imensamente a visita, que é o objetivo do museu. Então investir nesses recursos, é algo praticamente insignificante pelo lado financeiro, se comparar aos resultados positivos que serão comprovadamente colhidos pelos museus com audiodescrição. Ricardo Shimosakai considera isso como acessibilidade e inclusão, um turismo para todos, e procura oferecer aos museus de todo o Brasil uma consultoria para implantar um projeto de acessibilidade no estabelecimento, basta entrar em contato conosco através do email [email protected]

Banner comprido horizontal do Curso Online Acessibilidade e Inclusão

Abaixo, algumas referências de museus que aplicam a audiodescrição, em diversas cidades no Brasil e também no exterior

Museus com audiodescrição no Brasil

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) – Recife

‘Pintor Na Torre Eiffel’ de Aloisio Magalhães é uma das obras que possui recursos de acessibilidade com audiodescrição
Rua da Aurora, 265 Boa Vista – Recife/PE
Aberto de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados e Domingos, das 13h às 17h.

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) foi criado em 24 de julho de 1997, que concedeu o estatuto de Museu à antiga Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, homenageando o artista plástico, designer e ativista cultural pernambucano. O MAMAM conta com um acervo de cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas, que abrangem um período histórico compreendido entre 1920 e 2008.

Museu Pelé – Santos

Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo, Santos/SP
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

O Museu Pelé foi inaugurado em junho como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA 2014. Instalado nos Casarões do Valongo, imóvel do século XIX que sofreu dois incêndios e foi totalmente reconstruído, o Museu Pelé apresenta camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, bola de meia e a caixa de engraxate, entre muitos outros itens do acervo pessoal do “maior Atleta do século XX”

Museu Índia Vanuíre – Tupã

Rua Coroados, 521 – Centro – Tupã/São Paulo
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive em feriados.

No Museu Índia Vanuíre estão expostos artefatos e objetos de diferentes comunidades indígenas, formando uma das mais importantes coleções do Brasil. Seu acervo é composto de 38 mil itens entre objetos e documentos relativos ao município, animais taxidermizados, e pela coleção etnográfica representando diversas nações indígenas brasileiras, principalmente os caingangues e krenak, povos que habitam a região oeste do estado.

Museu Afro Brasil – São Paulo

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h).

O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera. O Museu conserva, em 11 mil metros quadrados um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Museu do Doce – Pelotas

Imitações de doces podem ser tocados para que deficientes visuais sintam os detalhes
Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 8 – Centro, Pelotas/RS
Aberto de domingo à sábado, das 14h às 17h30min.

Construído no fim do século XIX, o Museu do Doce, em Pelotas, conta com acessibilidade para receber visitantes. O casarão é um dos símbolos de um período rico da cidade da Região Sul do Rio Grande do Sul e mostra a história e a evolução dos doces em um delicioso acervo. Dentro da exposição estão utensílios usados pelas fábricas de doces, a história das primeiras lojas que investiram nesses produtos, além de um pouco da arquitetura do município.

Museu do Futebol – São Paulo

Museu do Futebol oferece objetos que ajudam deficientes visuais e intelectuais a ter uma melhor compreensão do conteúdo. Na foto, destaque para um boneco reproduzindo uma bicicleta
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo/ SP – Brasil
Aberto de terça a sexta das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.

Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. O espaço cultural foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, no bairro de mesmo nome, na zona oeste da cidade.

Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro

Praça Marechal Âncora s/n° – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Aberto de Terça a Sexta-feira das 10h às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 17h.

O Museu Histórico Nacional possui um vasto acervo constituído por mais de 287 mil peças sob a guarda do Ministério da Cultura, tais como documentos, imagens, moedas, selos, móveis, armas, esculturas, pratarias etc., utilizados no estudo, preservação e divulgação da História do Brasil.

Museus com audiodescrição no exterior

Guggenheim – Nova York

1071 Fifth Avenue (entre a 88th Street e a 89th Street)
Aberto de domingo a quarta-feira e sextas-feiras das 10h às 17h45. Sábado das 10h às 19h45. Fechados todas as quintas-feiras.

Um dos principais museus de arte moderna e contemporânea do mundo, o Guggenheim Museum se destaca tanto pelas suas obras em exposição, como também pelo seu design inovador e com formato de figuras geométricas, o qual é considerado um dos marcos de arquitetura de Nova York. A melhor forma de conhecer o Guggenheim é subindo até o último andar de elevador e depois descer suas rampas a pé

Victoria and Albert Museum – Londres

Cromwell Road, London, SW7 2RL
Aberto diariamente das 10h às 17h45. Às sextas-feiras aberto até às 22h

O V&A foi fundado em 1852 e é reconhecido como o maior museu de arte decorativa e design do mundo.  Sede principal do London Design Festival, que acontece todos os anos em setembro. Além do acervo permanente, também oferece incríveis exposições temporárias, como foi o caso das exposições de Alexander McQueen e David Bowie. O prédio do V&A também merece destaque, tanto por fora quanto por dentro.

National Gallery of Australia – Parkes

Parkes Pl E, Parkes ACT 2600, Austrália
Aberto das 10h às 17h

A Galeria Nacional da Austrália é a principal galeria e museu de arte na Austrália, com mais de 120 mil obras de arte.  Sua coleção de arte tem como um de seus pontos altos o acervo de arte aborígine australiana. Também conta com uma grande coleção de obras tradicionais do oriente e dos arquipélagos do Pacífico, especialmente provindas da polinésia e da melanésia. Ainda conta com um jardim dedicado à exibição de esculturas.

Museu Nacional do Azulejo – Lisboa

Rua da Madre de Deus, nº 4 | 1900-312 Lisboa
Aberto de Terça-feira a Domingo das 10h às 18h

Provavelmente, uma das coisas mais características e tradicionais de Portugal serão os azulejos. Por isso a importância do Museu Nacional do Azulejo, no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor de Lencastre, mulher do Rei D. João II. Mas a sua coleção não se centra unicamente nos azulejos portugueses, sendo também possível encontrar exemplares de outros países como a Espanha, a Holanda, a Bélgica ou a Alemanha.

Museu Tiflologico – Madri

C/ La Coruña, 18 28020 MADRID
Aberto de Terça-feira a Sexta-feira das 10h às 14h e 17h às 20h. Sábados das 10h às 14h. Fechado às Segundas-feiras, domingos e feriados.

Inaugurado em 1992 sob patrocínio da ONCE (Organización Nacional de Ciegos Españoles), a exposição permanente, está dividida em três partes: maquetes dos mais representativos monumentos do mundo, da Espanha e obras de arte em geral. Segue uma parte para exposições temporárias e um andar dedicado às máquinas que ensinavam braile para estudantes, além da própria história da ONCE.

Louvre – Paris

Rue de Rivoli, 75001 Paris, França
Aberto diariamente das 9h às 18h, exceto terça-feira. Quarta-feira e sexta-feira o museu está aberto à noite até 21h45.

No Museu do Louvre se encontram a Mona Lisa, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. É o museu mais visitado do mundo, recebendo uma média de 9 milhões de visitantes por ano.

Kremlin Museum – Moscou

Red Square 103073 Moscow
Aberto de sexta-feira a quarta-feira das 10h às 17h horasSituado no território do Kremlin da capital russa, a parte mais antiga da cidade. O edifício, onde atualmente se exibem exposições, data do ano de 1851. Nos dois pisos do palácio encontram-se armas históricas, peças de joalharia, insígnias reais (incluindo o famoso Gorro dos Monarcas) e peças exclusivas de artesanato em ouro e prata. No mesmo edifício também está a exposição estatal permanente do Fundo dos Diamantes, com peças particularmente valiosas de joalharia artesanal, relíquias dos czares e raras gemas preciosas.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

3 Comentários

  1. Luzilene Batista

    Muito bem feito esse trabalho de audiodescrição!!

Enviar um comentário

" });