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Aeroporto de Heathrow, em LondresAeroporto de Heathrow, em Londres

Por Marília Pinto de Carvalho Professora Faculdade de Educação USP)

Minha péssima experiência com a British Airways

Acabo de chegar de Londres, foi minha primeira viagem internacional com cadeira de rodas. Faço essa denúncia porque nós, brasileiros, sempre achamos que aqui tudo é pior, mas nem sempre é, vejam só.

Compramos as passagens de avião com muita antecedência, para conseguir bons preços, e já na compra solicitei apoio de cadeira de rodas nos aeroportos daqui e de lá.

O atendimento da British Airways no aeroporto de Guarulhos em São Paulo foi simpático e eficiente. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do aeroporto de Heathrow, em Londres. A empresa construiu um terminal exclusivo nesse aeroporto (terminal 5), que só ela usa, portanto é uma responsabilidade total deles.

Na chegada do voo, um comissário de bordo me indagou se eu conseguia descer a escada do avião e, como disse que sim, me largaram sem qualquer orientação. Eu e minha amiga esperamos o movimento dos passageiros diminuir e descemos mais pro final. Nos deparamos com um ônibus lotado para o trajeto até o saguão e só pude me sentar porque um passageiro foi gentil.

Este ônibus nos deixou, junto com todos, a mais de 200m de um “posto de atendimento a necessidades especiais”, que só descobrimos após perguntar a um funcionário que passava. Este “posto” eram algumas cadeiras longe de banheiros e de água pra beber, e lá havia cerca de dez passageiros – idosos na maioria, quase todos sem falar inglês. Os funcionários gritavam e brigavam entre si e com os passageiros, havia pessoas esperando lá há cerca de 3 horas, ninguém sabia informar nada.

Esperamos por 30 minutos e só então apareceu um funcionário que nos levou ao andar de cima para passar na imigração e pegar as malas. A amiga que estava nos esperando no saguão do aeroporto ficou desorientada. Só não foi pior porque consigo andar pequenas distâncias, estava acompanhada e falo inglês. Morri de saudades do atendimento amigo e bem organizado do Brasil, que deu de dez a zero nos ingleses.

Fonte: Deficiente Ciente

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