6 super aulas da legislação sobre acessibilidade e pessoas com deficiência

por | 11 jan, 2019 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Especialistas dizem que a legislação brasileira em relação à acessibilidade e pessoas com deficiência é uma das mais completas do mundo. Mas então porque vemos tantas barreiras e desrespeito? É que falta fiscalização, uma punição mais severa e também a prática da denúncia.

 Certa vez conversando com uma amiga que mora em Nova York, há muito tempo atrás, comentei que nos Estados Unidos as pessoas respeitavam mais as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência.

 Ela comentou que atualmente essa obrigação já havia entrado nas cabeças dos habitantes, mas que só funcionou porque há fiscalização dos guardas, que aplicam multas severas, algo como três meses do seu salário, já imaginou? Fora isso, se algum usuário encontrasse alguma irregularidade, chamava a polícia e ela vinha rapidinho.

 Em muitos casos, a acessibilidade não é uma escolha, e sim uma obrigação. Um arquiteto que projeta um prédio sem acessibilidade pode ser processado e multado. Isso também serve para serviços, onde se procurar uma agência de viagens, ela é obrigada a te atender. Ou seja, a falta de acessibilidade é problema de quem oferece um produto ou serviço, e não das pessoas com deficiência.

 Aqui estamos falando de leis e obrigações, mas é comprovado na prática, que quem aplica a acessibilidade e inclusão em seu negócio, tem um retorno muito maior do que a maioria. É claro que isso é preciso ser feito através de profissionais experientes, pois tentar aplicar isso com simples pesquisas na internet, ou chamar um “profissional” que promete conhecer do assunto, geralmente é uma cilada.

 Agora para quem está procurando maior conhecimento para questões de provas de vestibular e concursos, esta temática tem sido muito utilizada. Já foi até tema de redação do ENEM. Se você reparar, a acessibilidade e pessoas com deficiência estão muito em evidência na mídia. Várias novelas, seriados ou filmes tem um personagem com deficiência. Não há um só dia em que você não encontre alguma matéria publicada sobre esse assunto. Então, se prepare, fique por dentro e boa sorte!

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });