A arte e a inclusão social. Programa Vida Plena entrevista Ricardo Shimosakai.

por | 16 set, 2019 | Lazer e cultura acessível, Turismo Adaptado | 2 Comentários

O Programa Vida Plena, que faz parte da programação da Boa Vontade TV, apresentado por Letycia Elizabeth, convidou Ricardo Shimosakai para falar sobre o tema “A arte e a inclusão social”, a importância da acessibilidade nos locais voltados para arte e cultura.

Ricardo logo disse, que apesar de não ser considerado algo essencial, o lazer e turismo precisam estar presentes na vida de todas as pessoas, senão a vida seria um tédio. Acessibilidade é um direito assegurado por lei, porém as leis ainda são bem respeitadas e cobradas.

As pessoas com deficiência precisam se mostrar, e fazer com que o empresário perceba que o cliente com deficiência não está satisfeito com a acessibilidade do local. O consumidor é quem dita as regras do comércio, essa é a maior força.

O Brasil tem um potencial turístico enorme, porém mal explorado. Quando falamos do turismo acessível, a coisa fica mais difícil, pois o país tem uma infraestrutura de acessibilidade ainda muito primária. Conseguir encontrar todos os itens de uma viagem como hotel, transporte, atrativos, restaurantes e guias de turismo, acessíveis e inclusivos ainda é uma tarefa difícil.

Embora a acessibilidade tenha mais visibilidade para as pessoas com deficiência física, e ainda mais para o usuário de cadeira de rodas, ela deve ser interpretada como dar condições para todas as pessoas. Acessibilidade é criar condições e facilidades, não obrigatoriamente focado na pessoa com deficiência.

Ricardo Shimosakai fez outros apontamentos interessantes sobre o tema, que pode ser absorvido de um modo mais interessante assistindo ao vídeo da entrevista, mais abaixo. Se você quiser, também pode acionar a opção de legenda no rodapé do vídeo.

Boa Vontade TV

Para cumprir um dos objetivos da Legião da Boa Vontade (LBV) — promover Educação e Cultura com Espiritualidade Ecumênica —, o diretor-presidente da Instituição, jornalista, radialista e escritor Paiva Netto, criou, em 2000, a Boa Vontade TV.

Com isso, esta mídia de grande alcance passou a integrar a Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, Internet e Publicações), com o intuito de conciliar a comunicação social e a propagação de ideais fraternos inspirados nos ensinamentos de Esperança constantes do Evangelho-Apocalipse de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista.

Ao manter esse referencial, a emissora tem sua programação direcionada para toda a família, promovendo valores como a Cultura de Paz, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Ecumênica, oferecendo uma programação de qualidade, com a marca que faz desta a televisão da Paz, do Amor e da Fraternidade Real. Por cultivar essa proposta desde a origem, o crescimento da marca tem sido evidente, conquistando a audiência de milhares de lares pelo Brasil.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Luiz Fernando Barbosa Borges

    Deve Lembrar que sou cadeirante a 19 anos e tenho muita disponibilidade para viajar, porém o que me falta são informações real dos hotéis, como cadeirante necessito de cadeira de banho e não BANCO FIXO NO BANHEIRO, no entanto sempre levo a minha e em regra tenho problemas para usá-la, ou por não encaixar no vaso ou por degrau no box do banheiro. Faço sempre consulta antes de viajar e costumo pedir foto do banheiro, pois as informações não coincidem com a realidade, principalmente em sites de reservas
    obrigado.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Agora é obrigação do hotel fornecer a cadeira de banho, 24 após seu pedido. Então peça quando fizer a reserva, e sua cadeira de banho deve estar no quarto quando chegar. Para saber mais, veja a matéria em https://turismoadaptado.com.br/equipamentos-de-acessibilidade-em-hoteis/

      Responder

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: