Acessibilidade dentro da água. Opções de equipamentos flutuantes.

por | 10 dez, 2019 | Esporte e Aventura adaptada | 0 Comentários

Desfrutar da água é uma das grandes dificuldades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Pode ser na piscina, lago, rio ou na praia. O mar precisa de uma atenção especial, pois possui ondas e correntezas. No rio também, pois dependendo da força da corrente, pode ser perigoso, então é aconselhável fazer esse tipo de atividade somente através de empresas especializadas com equipamentos adequados e normas de segurança.

Nas praias, o recurso mais conhecido para acessibilidade são as cadeiras anfíbias, que geralmente fazem parte de projetos locais. Além de flutuar na água, a cadeira anfíbia também ajuda a se locomover na areia. O problema é que elas são grandes e caras, e os projetos de praia acessível funcionam somente em locais, dias e horários específicos.

Mas tendo o cuidado necessário, é possível fazer isso de forma independente, ou com a ajuda de terceiros. A forma mais prática e barata são acessórios flutuantes. Geralmente eles são mais baratos e compactos, de forma que você pode ter um só seu, e levar para onde quiser. Alguns modelos utilizam materiais sólidos, mas que flutuam na água, e outros tem um sistema inflável que depois de cheio, também flutuam.

O formato e tamanho dos modelos interferem na questão de conforto e segurança, portanto você precisa ver melhor aquele que mais se adequa à sua necessidade. Geralmente, quanto maior for o equipamento, maior será o equilíbrio na água. Há modelos para ficar sentado, e outros que você pode ficar deitado.

Esta é uma montagem feita com flutuadores conhecidos popularmente como espaguete ou macarrão. Colocando tiras de pano, você monta uma espécie de cadeira. Dependendo do peso da pessoa, pode se necessário utilizar dois ou mais rolos de espaguete.
Dois tubos infláveis unidos por uma tela ou lona. Você fica deitado, mas é preciso de um certo equilíbrio para não virar.
Boia circular inflável com um furo no meio, semelhante à uma câmara de ar para pneu de caminhão. Mas é um equipamento específico para água, possui também um apoio para as costas, é utilizado também para descer rios.
Bóia inflável num formato oval, para ficar com as pernas esticadas e com apoio para as costas, proporciona maior estabilidade e conforto.
Modelo com uma espécie de cadeira de praia, com dois flutuadores laterais, na posição do apoio de braço. Possui apoio para copo e a inclinação do encosto é regulável, podendo ficar sentado ou deitado.
Bóia inflável, em tamanho maior, pode comportar duas ou mais pessoas. Pode ser ideal para aquelas pessoas que precisam de acompanhantes. Além disso, a grande área permite que você leve alguns materiais se desejar.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This