Acessibilidade e inclusão em shows interativos. Fuerza Bruta é incrível.

por | 30 mar, 2019 | Lazer e cultura acessível | 0 Comentários

Fuerza Bruta é um espetáculo de origem Argentina, onde em grandes arenas são encenados performances no estilo circense. Não há lugares marcados, o público fica solto, aonde melhor achar. Como é tudo uma surpresa, e a aglomeração do público pode prejudicar a visualização, vale a pena pedir uma orientação para a produção, de onde melhor se posicionar.

Condições como espaços e rampas devem ser fornecidos no local, mas é muito difícil controlar o comportamento do público. Então na adrenalina da apresentação, alguns querem pular na sua frente para ver e participar, mas também outros irão perceber sua dificuldade e lhe dar espaço. Em certos casos é bom dar uma cutucada ou chamar a atenção, pois as pessoas podem não perceber sua presença.

No Fuerza Bruta haviam rampas de acesso para o palco onde essa parte do vídeo está sendo mostrada. Eles baixam um pano, com um jogo incrível de sons e luzes. Como o espetáculo envolve diferentes sensações, pessoas cegas conseguem se divertir com o som, e pessoas surdas se divertem com as luzes e até com a vibração.

Penso que ainda falta trabalhar melhor as informações, numa prévia para dar segurança ao espectador com deficiência. É claro que não se deve dar um spoiler, e a surpresa é um dos atrativos do espetáculo. Mas a organização deste evento podia fazer alguma coisa semelhante ao que eu fiz aqui, e dar orientações básicas sobre acessibilidade. A acessibilidade sem informação é como um paraíso secreto, que as pessoas não usufruem por não saber que existe.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This