Acessibilidade é matéria em curso de Pós-Graduação em Arquitetura Hoteleira

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

30 de março de 2012

O mercado de maior expansão no Brasil exigirá de arquitetos, engenheiros, designers e consultores um conhecimento profundo sobre meios de hospedagem. Uma área repleta de detalhes que impactam diretamente no desempenho do setor.

A Roberto Miranda Educação Corporativa iniciou o processo de incrições para o curso de pós-graduação em Arquitetura Hoteleira. As aulas, com coordenação de Paulo Mancio, terão início no próximo dia 3 de março. A princípio, serão formadas duas turmas, ambas com duração de 432 horas aula.

A acessibilidade será um dos itens contemplados na grade de matérias. Ricardo Shimosakai irá mostrar que, estima-se um acréscimo de apenas 1% no custo das construções que contemplem os itens de acessibilidade. Em contrapartida, pode-se onerar em 25% o custo de uma obra que não promoveu as adequações de maneira adequada. Além disso, como também trabalha com agenciamento de viagens, afirma que a procura por hospedagens acessíveis é crescente.

Programa

Visão global do Negócio de Hospedagem
Modalidades e Categoria de meios de hospedagem
A arquitetura com foco na Hotelaria
Arquitetura Funcional e Interiores
Projetos de Hotéis de tarifário econômico
Projetos de Hotéis de Luxo e Superluxo
Projetos de Villas e Condo-Hotéis
Adequação ambiental e Sustentabilidade/Hotéis Verdes
Projetos de Acessibilidade
Infra-estrutura de Lazer e Entretenimento
Projetos especializados para áreas esportivas
Projetos de Campos de Golfe
Procurement e contratação de obras e serviços
Casos de Sucesso

“Serão aulas teóricas e práticas, ministradas em dois grandes hotéis de São Paulo – o Hotel Fasano São Paulo e o Sheraton WTC. Todas com professores especialistas nesta área”, conta Ronaldo Beltrame, do setor Comercial da Roberto Miranda Educação Corporativa. “Diretores e proprietários de pousadas e gerentes de grandes hotéis têm nos procurado para participar do curso. O único pré-requisito necessário é ter concluído alguma graduação”, explica.

De acordo com Beltrame, as disciplinas do curso envolvem as projeções de hotéis econômicos até hotéis luxuosos, passando pela elaboração de empreendimentos sustentáveis e até projetos de villas e condo hotéis.

Por tratar-se de um título de pós-graduação, é necessário possuir nível superior completo (graduação nacional ou internacional válida no Brasil). Apresentar certificado de conclusão do ensino superior ou título de graduação no estrangeiro válido no Brasil ou prova de equivalência aceita pelo MEC. O título de graduação não precisa ser na área de turismo, hotelaria ou gastronomia. O candidato pode ser graduado em qualquer área. A Extensão Internacional é ministrada em inglês.

Dia 10 de abril de 2012, haverá o evento oficial de apresentação do curso, com início às 19h na Artefacto Beach & Country (Av. Brasil , 1823, ao lado da Ferrari). As reservas devem ser feitas através do email [email protected] ou do telefone (11) 5082-1128. O local oferece vallet gratuito e as vagas são limitadas.

Fonte: Roberto Miranda Educação Corporativa

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Acessibilidade pela metade pode resultar em dificuldades ou impedimentos pelo usuário. Não resolve o problema, minimiza a dificuldade para alguns, mas dependendo do caso o impedimento pode persistir. Veja o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/acessibilidade-pela-metade/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai olha para a câmera em selfie, mostrando ao fundo, duas fileiras de carros estacionados com um corredor de pedestre ao meio, com essas três partes com uma cobertura metálica branca. Do lado esquerdo há passagens para pedestres do carro para o corredor, mas do lado direito não.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #arquitetura #engenharia #estacionamento #carrefour #pedestre #supermercado #cadeirante
...

50 12

Apesar de muitos passos ainda precisarem ser dados para um mundo totalmente inclusivo, estamos caminhando para isso!
Olha só esse elevador escondido entre as escadas! Uma ideia genial para locais onde não há espaço para criar uma rampa de acesso e manter o ambiente acessível para todos!

Essa escada com elevador embutido fica em Londres, fica a dica para arquitetos e engenheiros!

E aí, o que você achou da ideia? Comente aqui para nós e marque seus amigos!

Fonte: hupgeneration

#Guiaderodas #IdeiaBoaParaTodos #Acessibilidade #Cadeirante #tecnologiaeconstrução #elevador #vidadecadeirante #vidaadaptada #wheelchair #wheelchairlife #turismoadaptado #londres #explore #explorar
...

655 27

Sabe aquela pessoa que é diferente de todo mundo na família, que incomoda mesmo? Que quando chega nas reuniões todos tem vontade de se retirar ou não querem nem que ela vá para lá?

Sabe aquele indivíduo que sempre é "esquecido" de ser convidado nas festas de fim de ano ou de aniversário?

Pois é, a famosa "ovelha negra" exerce uma importantíssima função no sistema.

Um "papel" difícil, extremamente doloroso e raramente reconhecido pelos demais: o de fazer com que todos os demais membros do grupo olhem para alguém que foi ou é excluído!

É óbvio que essa não é uma escolha consciente! É evidente que essas pessoas não fazem isso intencionalmente e, pasmem, é tudo por amor...

Um amor tão grande e tão leal, que é as fazem capazes de abdicarem da aprovação e da aceitação dos demais membros da família!

E o que faz com que essas pessoas tenham tamanho gesto de altruísmo para com aqueles que foram excluídos do sistema?

Bert Hellinger, idealizador das Constelações Familiares, percebeu que todo sistema possui uma consciência maior, que é responsável por manter coeso o grupo ou sistema e ele a chamou de Consciência Arcaica ou Grupal.

É essa consciência quem fica responsável por observar e verificar onde a Lei natural do Pertencimento está sendo desrespeitada!

Quando ocorrem as exclusões, as “ovelhas negras” em verdade, e via de regra, segundo essa abordagem sistêmica, estão a serviço de algo maior, pois sentem-se compelidas a incluir quem foi esquecido ou deixado para atrás através de suas ações, omissões ou comportamentos distoantes, para que todos que tenham direito de pertencer sejam tenham seus lugares de volta.

Então, que possamos olhar para essas pessoas que mobilizam tanto o nosso sistema, com mais complacência, compaixão e com o entendimento de que ninguém é "mal" ou "desequilibrado" ou "diferente" simplesmente porque quer ou porque nasceu assim.

Afinal, as "ovelhas negras" fazem parte e também pertencem.

Um abraço,

Guilherme Fernandes
...

543 15

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

223 7

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });