A Acessibilidade nos Aeroportos e Companhias Aéreas podem e devem fazer parte em qualquer complexo aeroportuário. Tudo é uma questão de fazer de forma correta. Países no exterior, como por exemplo Alemhanha, México e Espanha, possuem um serviço especializado que atende à todas as companhias aéreas. Trabalhando dessa forma, elimina-se grande partes dos problemas além de conseguir uma satisfação do passageiro em relação à qualidade de atendimento.

Mesmo companhias aéreas estrangeiras, que possuem um bom atendimento, como é o caso da Lufthansa nos aeroportos da Alemanha, não conseguem ter a mesma qualidade no Brasil, seja pela infraestrutura dos aeroportos, pelas normas e regras brasileiras e até mesmo por uma questão cultural, onde a pessoa com deficiência não tem a devida importância.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou em julho de 2013, a Resolução nº. 280/2013 onde regulamenta novas regras sobre o acesso ao transporte aéreo de Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE). Mesmo assim, a Infraero, ANAC e os diversos aeroportos, ainda são falhos em relação à acessibilidade e inclusão.

A falta de preparo adequado, acaba trazendo uma imagem negativa às companhias aéreas, principalmente nos casos que acabam sendo noticiados nas grandes mídias, como foi o caso de Marcelo Rubens Paiva esquecido no avião da TAM, do desabafo de Fernando Fernandes, impedido de embarcar, e de Katya Hemelrijk, que teve que se arrastar para conseguir embarcar em um voo.

A acessibilidade aeroportuária baseada na prática

A Turismo Adaptado, tem a experiência de Ricardo Shimosakai nos inúmeros vôos em diversos Aeroportos no Brasil e exterior. Também já viajou por várias Companhias Aéreas nacionais e estrangeiras, passando por diferentes adversidades e conhecendo equipamentos e metodologias eficazes. Assim elaborou um projeto para ser aplicado nos aeroportos e companhias aéreas. Com a ajuda de todos, fazendo esse tema se tornar importante, podemos mudar o cenário. Então por favor, comentem e compartilhem este vídeo!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This