Acessibilidade para o alcance visual. A importância de ver sem barreiras ou dificuldades.

por | 22 abr, 2019 | Acessibilidade, Lazer e cultura acessível | 0 Comentários

Acessibilidade para o alcance visual. A exposição Senna Sempre que faz parte do musical de Ayrton Senna, tinha totens mostrando as diferentes equipes que o piloto fez parte, uma foto da época, uma miniatura do carro pilotado e um texto resumido. Mas a distribuição desses ítens não foi planejada adequadamente, pois a caixa com a miniatura do carro, ficou acima do texto de uma forma que cobria as primeiras linhas, mesmo no ângulo de visão de uma pessoa baixa como um cadeirante.

As pessoas tinham que se agachar para ler, se curvar ou até ficar de cócoras, o que é bastante desconfortável. Foi um erro muito grande, mas serve para exemplificar mais facilmente como é importante prestar atenção no alcance visual. Muitas vezes, a falha é uma falta de planejamento, mas em outros casos o erro está na execução, daquele que não prestou atenção no planejamento feito. Por isso é importante estar atento em todas as fases de um projeto.

Isso acaba desvalorizando a obra, pois muita gente não queria se submeter à essa situação, e dessa forma não absorvia toda a informação que ela oferecia, pois mais interessante que poderia ser.

A dificuldade de conseguir enxergar, devido à falta de organização de textos e objetos vai muito mais além do que exposições. Imagine por exemplo, em um restaurante onde as travessas e panelas de comida estão em altas prateleiras. Dependendo da estatura da pessoa, não conseguirá enxergar a comida, o que é bastante incômodo, pois sempre queremos ver a comida que estamos colocando em nossos pratos.

É importante imaginar o alcance de nossos olhos em todas as direções, para cima e para baixo, para direita e para esquerda. Pensar que algumas pessoas só conseguem mexer os olhos, o que limita ainda mais o campo visual.

 

A foto acima é do auditório do Teatro Sérgio Cardoso, onde o musical foi apresentado. Perceba que aqui também há outra falha relacionada ao alcance visual. No espaço reservado para cadeira de rodas, há uma barra de proteção, que na verdade mais atrapalha a visualização do que exatamente protege. Ela fica exatamente no campo visual entre os olhos de uma pessoa sentada e o palco. Atrapalhou bastante o espetáculo inteiro.

Uma das dificuldades que eu (Ricardo Shimosakai) tenho enfrentado em muitos locais, é a posição onde são colocadas as máquinas de pagamento com cartões. Elas estão presentes em inúmeros lugares como supermercados, farmácias, entre outros lugares, e em muitos desses, estão fixos em uma base. Só que na grande maioria, a posição e altura dessa base é calculada para uma pessoa de pé, o que fica muito difícil para um cadeirante conseguir enxergar.

Pela minha percepção, mesmo se essa base fosse colocada numa altura menor, pessoas de pé ainda conseguiriam visualizar e digitar sua senha com facilidade. E o mais impressionante é que mesmo nos caixas preferenciais, onde são previstas pessoas com deficiência e cadeirantes, não prestam atenção nessa parte.

Um detalhe tão básico, que me faz ter a certeza de que a pessoa que projetou esse caixa, não era um profissional. E com essa deixa, reforço a importância de ter sempre um profissional da acessibilidade envolvido para que problemas como esse ou mais graves não ocorram. A Turismo Adaptado se preocupa com a qualidade de nossos projetos e consultorias, para ter sempre clientes satisfeitos e resultados satisfatórios.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This