Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência em Vaga Especial

por | 16 set, 2010 | Turismo Adaptado | 243 Comentários

O símbolo internacional de acessibilidade não possui um controle de utilização e o adesivo é facilmente adquirido, por isso serve somente como um referencial para identificar um automóvel onde há um condutor ou passageiro com deficiência. O Cartão de Estacionamento DeFis-DSV foi criado, com o objetivo de regulamentar a questão da utilização de vagas reservadas.

O Cartão de Estacionamento é pessoal e intransferível, possui um número de identificação além de data de validade. Esta autorização fica vinculada à pessoa e não ao automóvel, desta maneira a pessoa com deficiência pode utilizá-la em qualquer automóvel onde está sendo transportada. Agora ela tem validade em todo o território nacional, eliminando assim problemas de pessoas que moram e trabalham em municípios diferentes, mas que só podiam ter esta permissão para o município de residência.

O Cartão de Estacionamento é exigido somente em vagas de estacionamento em vias públicas, onde a falta deste implica em multa. As autoridades não podem interferir em estabelecimentos particulares. Porém se fosse obrigatória sua utilização para todo o tipo de vaga reservada, como acontece em diversos países do exterior, teríamos como resultado, um “respeito” bem maior da sociedade deste importante recurso.

Abaixo contém instruções detalhadas de como adquirir o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV. Embora estas instruções estejam mais direcionadas ao Município de São Paulo, residentes de outros municípios podem procurar o Detran de seu estado para maiores informações.

O que é o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV?

É uma autorização especial, para o estacionamento de veículos em via pública e zona azul, em vagas especiais — demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso –, para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese, temporária ou permanente, com deficiência visual e com dificuldade de locomoção. É regulamentado pela Resolução 304/2008 do ContranPortaria DSV/G. n.º 014/02, de abril de 2002, Portaria n.º 032/09-SMT-GAB, de 14/04/2009, e Portaria DSV/SMT nº 24/10, de 15 de março de 2010.

Quem tem direito a esta autorização?

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) emite o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV para:

  • com deficiência física ambulatória no(s) membro(s) inferior(es) ou;
  • com deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental; (quando o portador não pode assinar, há a necessidade de apresentação de documento de representação legal como: Interdição, Curatela ou Procuração) ou;
  • com mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação – temporária – mediante solicitação médica.

Como obter o requerimento do Cartão de Estacionamento DeFis-DSV?

A solicitação pode ser feita pessoalmente no DSV – Autorizações Especiais, na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, das 09h00 às 17h00, ou pelo correio.

  • Formulário de requerimento do Cartão de Estacionamento DeFis-DSV;
  • Formulário de Atestado Médico do DSV que comprove a deficiência física ambulatória ou a mobilidade reduzida, contendo a respectiva indicação de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data de emissão não superior a três meses. O requerente deve entregar o formulário original ou uma cópia, autenticada ou simples — neste último caso será preciso apresentar o original.
  • Cópia simples da Carteira de Identidade (ou de documento equivalente) do portador de deficiência física ambulatória ou com mobilidade reduzida e do seu representante, quando for o caso. Este último deve apresentar cópia simples de documento comprovando ser representante do portador de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Dúvidas, ligue para: (11) 3030-2422.

Onde retirar o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV?

No DSV-AE (mesmo endereço acima), de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Não moro em São Paulo, então como faço para conseguir o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV?

Você sempre deve solicitar o Cartão DeFis na cidade onde mora. Procure preferencialmente o departamento de trânsito ou semelhante. Caso não tenha, entre em contato com a prefeitura, pois é dela a responsabilidade da emissão do cartão.

O que é preciso observar no uso diário do Cartão de Estacionamento?

Além das regras de trânsito vigentes e daquelas estabelecidas pela sinalização local, deverão ser respeitadas rigorosamente as “Regras de Utilização” contidas no verso do Cartão de Estacionamento DeFis-DSV. Nas vagas especiais situadas em áreas de Zona Azul, o usuário deve utilizar, além do Cartão de Estacionamento DeFis-DSV, o cartão de Zona Azul. O Cartão de Estacionamento DeFis-DSV não dá direito ao uso da vaga gratuitamente.

Vale lembrar que o Cartão de Estacionamento DeFis-DSV poderá ser utilizado como referência para estabelecimentos particulares, que reservem vaga específica de estacionamento demarcada com o Símbolo Internacional de Acesso.

Pela nova regra, todos os municípios brasileiros passarão a adotar um modelo único de credencial definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para adquirir essa nova credencial, as pessoas com deficiência precisam fazer ou refazer o cadastro no órgão de trânsito municipal ou no Detran. Em alguns Estados, a apresentação da carteirinha não isenta o pagamento da taxa de estacionamento da Área Azul. O Cartão de Estacionamento será apreendido ou cancelado se constatado:

•Empréstimo do Cartão de Estacionamento a terceiros;
•Uso de cópia;
•Porte do Cartão de Estacionamento com rasuras ou falsificado;
•Uso em desacordo com as regras previstas na lei;
•Uso do Cartão de Estacionamento com a validade vencida.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

243 Comentários

  1. Arthur

    Tirei o meu cartão em Curitiba e não demorou mais que 10 minutos. Além do que, fui muito bem atendido.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      A melhor forma de regularizar as vagas reservadas é fazer do cartão de estacionamento em vaga especial, uma obrigatoriedade em todo os locais, inclusive em shoppings e outros estacionamentos particulares, e complementada com uma fiscalização ou controle.

      Responder
      • Alexandre Nottingham Benevides

        2% de multa baseado no valor do carro tabela FIPE com um valor não inferior a R$500,00 caso a porcentagem estabelecida seja de valor menor [ex: carro que custe 15.000,00 FIPE pagaria 550,00] e 5 pontos na carteira. Isso e somente isso o brasileiro respeita; tirar dinheiro de seu bolso e pontos na carteira. A reincidencia seria penalidade dobrada e a seguinte triplicada e assim por diante.

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Atualmente, quem for flagrado estacionado irregularmente nas vagas recebe de R$ 53,20, tem 03 pontos na CNH e o veículo removido. Isso ainda é pouco para fazer com que o motorista pense duas vezes antes de cometer a infração.

          Responder
          • Neide Aparecida

            Boa tarde.
            Essa multa a que se refere é somente em SP?
            Grata

            Neide Aparecida

          • Ricardo Shimosakai

            Para que a multa seja aplicada, seja em qualquer parte do Brasil, o local do estacionamento deve estar sinalizado indicando a obrigatoriedade do cartão. A penalidade pode variar de acordo com o local onde a infração é cometida..

      • Murilo César Simão

        Gostaria de saber se há lei que regulamente a disponibilização e a utilização das vagas especiais de estacionamento dentro de empresas privadas, ou se cabe à empresa definir estas regras

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          A ABNT 9050 tem normativas para as medidas e utilização das vagas reservadas. Isso serve para vagas públicas ou privadas.

          Responder
  2. Pamela

    Bom Dia!
    Trabalho em uma auto escola, e estou com uma duvida.
    Gostaria de saber se é obrigatorório o uso do adesivo de deficiente auditivo, pessoas surdas no seu carro?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Pamela,
      já vi dois símbolos sendo usados. Um é o símbolo internacional de surdez, e outro é um retângulo verde com uma faixa transversal vermelha. Não sei exatamente da obrigatoriedade, mas creio que a Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) poderá lhe responder. http://www.feneis.com.br

      Responder
    • Ricardo

      EU tenho meu carro novo..

      Responder
      • Andréia

        Oi Ricardo…sou deficiente auditiva bilateral…e gostaria de saber como vc fez para comprar seu carro novo livre de impostos…é só chegar na consesionária que eles ja sabem de nossos direitos ou é preciso ie p briga com advogado? A inseção só vale para carros novos ou usados tb? Aguardo no meu email sua resposta..( secreta.07@gmail.com)…obrigada.

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Olá Andréa,
          A briga pela isenção para deficientes auditivos já está comprada, através de projetos de lei que estão tramitando na Câmara de Deputados. Uma concessionária que estejam acostumados a atender pessoas com deficiência, poderá lhe dar informações mais precisas. Mas a isenção, só serve para carros novos, e também com algumas restrições, não são todos.

          Responder
    • Ricardo

      Obrigado pelo me ajudar…
      Abençoando continuar por vc..
      Ate mais…

      Responder
    • Glei Aparecida Boschini Quito

      Olá!Sou deficiente auditiva e dirijo a muitos anos.quanto a sua pergunta, não!não é obrigatório, mas é bom ser colocado, pois o condutor de tras saberá que por algum motivo, não adiantará buzinar, mas sim fazer sinal com a luz.e também no caso de sirenes de ambulância e policia1Para saberem que muitas vêzes o deficiente não está vendo o veículo pedir passagem!Quanto a CNH, ela é obrigatória ter o símbolo, no caso uma letra, que significa deficiente auditivo!para isso, leve comprovantes médicos numa auto escola, pois na hora do exame médico, o médico da auto escola colocará a letra em sua CNH!Espero ter ajudado!

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        Vejo poucos carros com o símbolo de deficiente auditivo. Muitas pessoas já me perguntaram também se o surdo tem isenções ou outro tipo de benefícios em relação ao automóvel, seja na compra ou no cotidiano. Pelo menos surdos devem escapar de discussões, de transito, rsss.

        Responder
  3. Dóris Fernandes

    Boa noite, gostaria de receber em minha residência formulários para providencia de Cartão de Vagas em estacionamento, não possuo carro mas tenho sempre uma pessoa a me transportar e sempre temos dificuldades em usar essas vagas disponíveis. Sou deficiente físico, uso muleta e fico constrangida quando os guardas de vagas vem certificar da minha deficiência, por isso seria melhor se tivesse o Cartão ou adesivos de vagas. Moro no interior da Bahia e não sei onde poderia encontrar esse tipo de ajuda aqui. Agradeço a atenção, e, espero retorno. Obrigada.
    Dóris Fernandes – Rua Jequitibá 801 Bairro Bela Vista – Teixeira de Freitas – Ba. Cep.45997-070

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Entre em contato com a Secretaria de Transportes de sua região ou senão uma instituição voltada à pessoa com deficiência também em sua cidade ou estado.
      Centro de Vida Independente da Bahia – encontro.virtuallave.netcvibahia@gmail.com
      Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia – ascom@derba.ba.gov.br
      Abraços!

      Responder
  4. Ricardo

    Oi pessoas!!
    Minha duvido… Estacionamento para Pessoas com Deficiência auditivo? o que acha?
    Obrigado pelo pergunto.
    Os tds abraços

    Responder
    • Ricardo

      Oi pessoas!!
      Minha duvido… Sou Deficiência auditivo pode usado Estacionamento para Pessoas com Deficiencia?
      Obrigado pelo pergunto.
      Os tds abraços

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        As vagas reservadas são para pessoas com deficiência física. Elas possuem um espaço maior, pois cadeirantes por exemplo, precisam de um espaço ampliado para o embarque e desembarque do auntomóvel. Então surdos, cegos e pessoas com deficiência intelectual não tem problemas de mobilidade, devem estacionar nas vagas convencionais

        Responder
    • elizangela gomes ferreira

      Tenho deficiência auditiva nos dois ouvidos uso aparelho auditivo. Gostaria de saber se tenho direito no cartão de estacionamento para deficiente é o meu direito.

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        Somente pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida tem direito à esse cartão, devido a necessidade de precisar de vagas ampliadas para poder entrar e sair do carro, como por exemplo um cadeirante. As ofertas de vagas convencionais é muito maior do que as reservadas. Para surdos é bom colocar um adesivo identificando sua deficiência, para evitar alguns inconvenientes.

        Responder
  5. Ivana

    Boa noite,

    Gostaria de um esclarecimento, e noto que neste site existem respostas contundentes! Vamos lá:
    A Lei para deficiente físico caracteriza o deficiente auditivo, como um deficiente físico, pois existem limitações, confome colocado no “Art. 4º, Lei Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, é considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:
    I – deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
    II – deficiência auditiva – perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma seguinte:

    a) de 25 a 40 decibéis (db) – surdez leve;
    b) de 41 a 55 db – surdez moderada;
    c) de 56 a 70 db – surdez acentuada;
    d) de 71 a 90 db – surdez severa;
    e) acima de 91 db – surdez profunda; e
    f) anacusia;
    III – deficiência visual – acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações;
    IV – deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:…”
    Sendo assim, não se estende aos deficientes auditivos ou surdos e mentais, este direito? De qualquer forma é uma deficiencia e uma limitação física, dependendo da avaliação pode ou não ser entendido como limitação locomotora…
    Me ajude a entender mehor esta situação, e se xiste algum artigo ou lei que determine de forma mais clara esta desscrição? Meu esposo é dficiente auditivo, e em nosso condomínio existe apenas uma vaga, e apenas ele como deficiencia e gostaria de entender de fato seu direito par evitarmos problemas com pessoas sem qualquer deficiência e que se sentem no direito de utlizar a vaga.
    Agradeço antecipadamente a atenção.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      As vagas geralmente possuem um desenho mais amplo do que o convencional, para pessoas com deficiência física, principalmente os usuários de cadeira de rodas tenham condições adequadas para entrar e sair do auntomóvel, o que não seria possível em uma vaga comum. Também geralmente é colocada próximos a locais de grande fluxo de pessoas, para facilitar o deslocamento da pessoa que possui mobilidade reduzida. Uma pessoa com deficiência auditiva, visual ou mental, não necessita de uma vaga ampliada, e possui condições para locomoção como qualquer outra pessoa. A lei especifica bem quais são os tipos de deficiência e quem se encaixa nela, então não sei qual a sua associação de uma deficiência auditiva com uma deficiência física. Seu esposo possui dificuldade, devido à deficiência dele, em entrar ou sair do carro? E não possui capacidade corporal suficiente para se locomover? A dificuldade de um deficiente visual, é a falta de comunicação ou orientação, o que configura uma outra questão. Além do mais, um deficiente visual não irá dirigir um carro, pelo menos nas condições atuais de nossa sociedade.

      Responder
      • ivana

        Olá!

        Não estou fazendo qualquer associação, apenas que a Lei determina e enquadra deficientes auditivos, também como deficiênte físico, exatamente como descrito acima, bem como, para situações em que se há a necessidade de um terceiro dirigir o carro para ele (no caso do deficiente visual, mental ou agravações severas para adaptações).

        De fato, meu esposo não precisa de uma vaga maior… Mas existem vagas com dimenções menores, como para idosos, para pessoas com deficiências locomotoras, mas que obrigatóriamente precise de uma cadeira, ou seja, não apenas para cadeirantes… Pois não são eles apenas considerados deficientes conforme lei. É apenas antagonico, ser deficiente e não se encontrar dentro dos requisitos legais quando se trata dos benefícios oferececidos.

        Espero que entenda a minha colocação ao que chamou de “associação”.

        Obrigada,

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Não sei aonde você consegue ver que a lei enquadra deficientes auditivos, também como deficiente físico. Está havendo uma confusão de sua parte. E as vagas para idosos foram criadas devido por considerar que eles possuem uma dificuldade de locomoção, apesar de não possuirem uma deficiência.

          Responder
          • Francisco Ribeiro

            Eu entendi o que ela quis dize Apenas elucidando ela esta dizendo o que diz a constituição em palavras simples a pessoa diferente dos demais tem tratamento diferente como é o caso de qualquer deficiente mesmo se ele tenha um braço, uma perna, uma mão, ou surdo não se pode fazer diferença é consderado difrente deve ter seus direitos assim reguradados,sou a favor de estacionamento pra idosos e todas as pessoas com deficiencia independente delas qual for, a dor de não escutar não apredender a ler falar ou as vezes até escrever não menor que a dor de não andar ‘ISSO É RIDICULO” por grau de deficiencia? Isso é como uma especie de preconceito com o surdo.

          • Ricardo Shimosakai

            A intenção do cartão de estacionamento, inicialmente era dar exclusividade à pessoas com deficiência física, nas vagas onde tinham um espaço maior para o desembarque da cadeira de rodas. Hoje em dia, há sinalização da exigência do cartão em vagas com medidas comuns, dai realmente a exclusividade pode ser interpretada como um privilégio, ou senão a vaga deveria ser reformulada, dando melhores condições para embarque e desembarque.

  6. ADRIANO BARTHOLOMEU

    RICARDO…
    EU TENHO A PERNA ESQUERDA 10,6 CM MENOR E MEU JOELHO NAO DOBRA.
    ISSO É CONSIDERADO COMO DEFICIENCIA PARA PEGAR O CARTAO DE ESTACIONAMENTO???
    E…
    PORQUE O GOVERNO NAO GENERALIZA AS VAGAS PARA DEFICIENTE.
    POR EX: NOS SHOPPINGS E NOS ESTACIONAMENTOS PAGOS???

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Adriano,
      Sim, seu caso é considerado uma deficiência física. Para conseguir o cartão de estacionamento será preciso apresentar um laudo médico com a classificação de sua deficiência. O governo julga que shoppings, restaurantes, estacionamentos pagos e locais semelhantes são propriedades particulares, e então é o estabelecimento que deve fiscalizar isso. No exterior eles julgam através da infração, ou seja, estacionar em vaga reservada é desrespeitar a lei e é punido com multas pesadas e guinchamento do carro.

      Responder
  7. Marina Coutinho

    Minha mãe é idosa e passou por uma cirurgia muito complicada (9 érnias de disco) e delicada, sua mobilidade para caminhar já não é a mesma e quando estou com ela geralmente paramos em vaga de deficiente, e mesmo assim ,apenas quando não encontramos outra vaga “normal” disponível. Ela não possui cartão ou adesivo para portadores de deficiencia não sei como encontrá-lo aqui no RJ vc poderiam me ajudar? Hoje fomos autuados por pararmos por 15 minutos e na volta não encontramos ninguem para contestar, apenas um adesivo colado na vidraçaria do carro. O que fazer em uma situação como esta?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Marina,
      Como você estava em situãção irregular, então foi autuada, pois a vaga reservada não é disponível nem por alguns minutinhos para quem não possui a identificação. O adesivo não torna seu carro autorizado, é só um indicativo. Você deve providenciar o Cartão de Estacionamento oficial para sua mãe. Procure orientações de como adquirí-lo na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) localizada no coração do Rio, próximo à Central do Brasil, no CIAD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência)Mestre Candeia. Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.997, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Telefones para contato: (21) 2224-1300 e 2224-3515. E-mail: smpd@pcrj.rj.gov.br

      Responder
  8. Felipe

    Ricardo,sou o Felipe, paraplégico, consequentemente cadeirante.
    Estava lendo no site de vocês sobre este cartão nacional para estacionamento e gostaria de mais algumas informações. Fui até o departamento do DETRAN da minha cidade, mas eles não souberam me dizer o que fazer, a única coisa que falaram é que era para procurar na prefeitura. Enfim, eles não tem nem ideia disso, afinal de contas só existem três deficientes na cidade.

    Sou de Ponte Serrada, SC, gostaria de saber se sou obrigado a fazer essa carteira no departamento do DETRAN da minha cidade ou pode ser em qualquer lugar?
    Quais são os custos para a emissão desta?

    O restante está bem detalhado no site, parabéns!

    Muito obrigado,

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Felipe, não nenhum custo para fazer o cartão, sendo necessário somente apresentar os documentos descritos. Se o Detran de sua cidade não tem conhecimento a respeito desse documento, creio que o melhor a fazer seja entrar em cotato com o Detran estadual. O email do departamento que cuida dos Cretrans é ciretran@detran.sc.gov.br e o telefone (48)3381-2100

      Responder
  9. natacha

    adorei esta ideia muito legal para que os deficientes possam setar incluidos em tudo !!!

    Responder
    • aliffer

      é vc tem razao mais o ke vc quer dizer com setar?

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        O melhor seria colocar a obrigatoriedade do uso do cartão, com fiscalização e multa, também em estabelecimentos particulares como shoppings e supermercados, entre outros, como já é feito em países do exterior. Creio que Natacha quis dizer “estar” no comentário que escreveu.

        Responder
  10. marilda lemos cavalcanti

    gostaria de saber como tirar o cartão para deficientes no rio de janeiro.
    Minha mãe é cadeirante e não sei como fazer.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O DSV do Rio de Janeiro deve ser o órgão responsável por emitir o cartão, mas as exigências devem ser as mesmas descritas na matéria

      Responder
  11. Marcos

    Espero que com este cartão , acabe os abusos em vagas especiais.
    É pena que em estabelicimentos como shopins supermercados e outros , não são punidos os infratores.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão já existe a algum tempo, e alguma coisa realmente já mudou. Mas ainda encontro vários carros estacionados em vagas reservadas, sem o cartão. Pelo que eu percebo, a multa ainda é baixa e a fiscalização é pouca. Então o infrator, acaba achando que não será autuado por um fiscal, e mesmo que isso aconteça, a multa não assusta. Dependendo, utilizar alguns estacionamentos pode mesmo sair mais caro do que levar uma multa. A multa teria que ser algo assustador, como por exemplo R$3.000,00. Desta maneira sim, seria respeitada.

      Responder
  12. Laine

    Olá, tirei minha carteira pra banca especial.
    Gostaria de saber se eu tenho o direito há estacionamento gratuito?
    Sou mastectomizada a esquerda!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Creio que a mastectomia não é considerada uma deficiência, pois como diz a lei, deficiência é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

      Responder
    • REINALDO

      Tem direito sim, a Mastectomia causa limitações no movimento e na força do braço, e uma vaga mais próxima auxilia sem duvida. É a própria quimioterapia e radioterapia por vezes da limitação de movimento e no corpo todo e dores.

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        Como você disse Reinaldo, causa limitações no movimento e na força do braço. O cartão é para pessoas com deficiência de locomoção, ambulatória, o que não é o caso.

        Responder
  13. Uindson Braga

    Olá Ricardo! tenho uma pequena dúvida? Sofri um acidente de moto em 2006, tive rompimento de todos ligamentos do joelho, já foi feito várias cirurgias, mas sem exito, tenho muita dificuldade de locomoção, uso muletas e todo mais. Será que com o laudo do meu médico consigo o cartão de estacionamento do DSV? Grade abraço .Que Deus abençoe você e sua familia, pois você usa este espaço e ajuda muitas pessoas com necessidades, pois além de tudo sofremos muito preconceito. Continui sempre assim Ricardo ajudando sempre. De Braga

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Sim, pela descrição, você também tem direito. Siga as instruções colocadas acima para adquirir seu cartão. Muito obrigado pelos elogios.

      Responder
  14. Beto

    Ola’ sou do interior de sp, na minha cidade nao tem o local para tiar o cartao
    onde posso esta tirando meu cartao ? obrigado

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Entre em contato com o DSV SP, pois creio que o procedimento pode ser feito através do correio.

      Responder
  15. IMACULADA C B RIBEIRO

    EM 2007 TIVE UMA LESÃO MEDULAR (AVC) QUE ME PARALISOU O LADO DIREITO E TENHO QUE FAZER USO CONSTANTE DE CADEIRA DE RODA
    E DEPENDO TOTALMENTE DO MEU MARIDO, TANTO PARA MINHA HIGIENE QUANTO A ME LEVAR NOS RETORNO NO HC EM RP .TEMOS QUE ESTACIONAR UNS 2 KM LONGE DO HC E MEU MARIDO VAI EMPURRANDO A CADEIRA ,OU ME DEIXAR E PROCURAR ESTACIONAMENTO, SEM O ADESIVO DE DEFICIENTE O GUARDA NÃO DEIXA ESTACIONAR ,AS VEZES TEM VARIA VAGAS VAZIAS E NÃO POSSO
    ESTACIONAR. EU MORO EM PRADÓPOLIS INTERIOR DE SP,COMO CONSIGOESTE CARTÃO AQUI?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Você deve procurar o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) de sua região, ou ógão similar. Caso não consiga, entre em contato com o DSV da capital.

      Responder
  16. Fernando

    O cartão antigo, somente com desenho de cadeirante, ainda tem valor ?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão tem uma data de validade. Se ainda estiver dentro da data, mesmo sendo em um formato diferente, ainda é válido.

      Responder
  17. Ricardo Quirino

    tenho o cartão…foi facil e muito rápido pra tira-lo. Moro em São Bernardo do Campo-sp. Tenho polineuropatia nas pernas com isto tenho dificuldade para caminhar, pedi um relatório médico (com meu neuro) com o código internacional de doença o CID, e com isto consegui tirar em menos de 30 minutos, onde moro não é cobrado quando o veiculo fica estacionado com o cartão de deficiente ( lei do municipio) mesmo quando pessoas vem de outros locais (outras cidades ou estados) tem direito a estacionar gratuito com o cartão de deficiente.Seria ótimo todas as cidades aderirem a esta lei da minha cidade ( São Bernardo do Campo-SP). O cartão é gratuito e muito fácil pra quém tem direito.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão tem abrangência em todo o território nacional, agora as leis que taxam valores para estacionamento, são questões municipais. Qualquer pessoa gosta de vantagens, mas não creio que seja tão bom isentar uma taxa que todos pagam, pelo fato de possuir uma deficiência. A vaga de estacionamento é uma necessidade, pois é preciso um espaço maior para um cadeirante poder entrar e sair do carro. Conseguir as coisas com facilidade, é como se fosse uma esmola, e isso se dá para coitados. Se a sociedade nos ver desse modo, teremos reflexos prejudicias em diversas áreas

      Responder
  18. clauvio alberto rodrigues

    minha esposa perdeu uma visão e tem a outra comprometida, ela tem o cartão para estacionamento especial elaborado pelo orgão de transito da prefeitura de ferraz de vasconcelos/sp, gostaria de saber se no condominio em que moro CDHU 64 APTOS E ESTACIONAMENTO PARA 26 VEICULOS,ela tem direito a uma vaga especial

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão dá direito ao estacionamento somente em áreas públicas sinalizadas. Também, pelas normas deveria ser fornecido para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Para requisitar uma vaga no estacionamento da CDHU, entre em contato diretamente com o órgão responsável pelo espaço, ou com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com deficiência do Estado.

      Responder
  19. Marcos

    Ainda existem cidades que não padronizaram o cartão, algumas inclusive ainda usam um modelo parecido com os de estacionamento rotativo, daqueles de pendurar no retrovisor (provavelmente nem personalizado é). Tenho uma vaga dessas em frente de casa e consigo reparar nesses detalhes, e é constante a violação também por parte das pessoas “normais”. Um senhor inclusive (sem deficiência alguma) usava o cartão de um parente para estacionar na vaga e vir ao trabalho todos os dias ocupando a vaga durante todo o horário comercial, mas felizmente foi denunciado e nunca mais apareceu. Em Belo Horizonte, não foi tão rápido assim, demorou cerca de 1 mês, entre requerimento, perícia, confecção… e a central da BHTrans não é nada acessível, muito menos o local da perícia. Uma coisa que notei também é que o cartão é muito fácil de falsificar, não há nenhum item de segurança ou item que dificulte a falsificação (há, apenas um, na verdade). Duvido que algum agente de trânsito saiba diferenciar um cartão falso de um verdadeiro.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é pessoal e intransferível, então denuncie o sujeito que utiliza a vaga indevidamente, utilizando o cartão do familiar. Esperar que o poder público vá resolver todos os problemas é um erro, podemos também fazer a nossa parte.

      Responder
  20. rosangela

    sou morador do rio de janeiro e gostaria de saber como eu faço para ter um cartao desse obrigado boa noite

    Responder
  21. claudir rodrigues

    minha mulher te ploblema de visáo mais e eu que dirijo ele tem direito a carteira de dificiente ficico

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Somente pessoas com deficiência física tem direito ao cartão, caso que não se aplica à sua esposa.

      Responder
  22. SILVIA FORTES

    OI RICARDO BOA NOITE UMA PERGUNTA VC QUE ESTA ENVOLVIDO COM ISSO SOBRE O CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO VC PODERIA ME INFORMAR AONDE EU POSSO ESTAR FAZENDO UM PEDIDO DE UM CARTÃO PARA ACESSO A BANCOS E AEROPORTOS AQUI NO MATO GROSSO DO SUL POIS PROCUREI NA INTERNET E NÃO ENCONTREI E MEU ESPOÇO PASSA SEMPRE CONSTRANGIMENTO QUANDO VIAJA E QUANDO TEM QUE IR AO BANCO POIS ELE USA PROTESE NA PERNA ABAIBO DO JOELHO E TODA VEZ TEM QUE FICAR MOSTRANDO QUANDO PASSA POR PORTAS ELETRONICAS OU POR AEROPORTOS E MUITO RUIM ISTO VC PODERIA ESTAR ME DIZENDO SE VOCÊ SOUBER UM SITE OU ALGUM LUGAR ESPECIFICO AONDE POSSO ESTAR CONSEGUINDO TIRAR.
    DESDE JA MUITO OBRIGADA PELO TEMPO BOA NOITE

    SILVIA FORTES

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é exigido somente em vagas de estacionamento em vias públicas, portanto ele não se aplica a vagas de estacionamentos particulares de bancos, aeroportos, ou qualquer outro estabelecimento. Também não foi elaborado para identificação da deficiência de uma pessoa. Mesmo eu que sou usuário de cadeira de rodas, desta forma com a deficiência clara, tenho que passar pela revista em aeroportos. É uma questão de segurança, e a pessoa com deficiência não está isenta desse procedimento.

      Responder
  23. Adelina

    como fazer para adquirir meu cartao def/fisico, sou portadora de neoplasia maligna, moro em Taubate-SP.obrigado

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Entre em contato com o Departamento de Operação do Sistema Viário de sua cidade, ou com alguma associação de pessoas com deficiência local. Porém, dependendo da Neoplasia, pode não ser considerada como deficiência física.

      Responder
  24. Ewerton SM

    No meu condomínio há uma vaga que eu pedi para que fosse adaptada para PCD, depois que ela foi feita, apareceram várias pessoas que ali estacionam. Como marido de uma cadeirante, não acredito que uma pessoa que teve AVC sem sequelas nos membros inferiores e um pai de filho com deficiência mental (a criança tem um ano de idade) tenham a necessidade de estacionar na vaga especial. Isto tem amparo legal?

    Responder
  25. Ricardo Shimosakai

    A vaga é feita para dar mais espaço à pessoas com deficiência física, que precisem de espaço para conseguir entrar e sair do carro, geralmente cadeirantes. As leis geralmente se referem a existência da vaga, mas não especificamente de sua utilização em estacionamentos particulares. Procure orientação especializada no direito da Pessoa com Deficiência.

    Responder
  26. João Paulo Casella

    Moro em São José do Rio Preto-SP , sou portador de def física e gostaria de saber como tiro a carteira de def físico internacional, pois vou para Disney com minha filha e soube que lá tem uns carrinhos especiais para def físico grato

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não existe carteirinha para deficiente internacional ou nacional. As vezes, como o cartão DeFis, é uma espécie de credencial específica para a permissão do uso de vagas de estacionamento reservadas. A Turismo Adaptado também é uma agência de viagens, então se viajar através de nós, daremos suporte para todas as questões relacionadas a acessibilidade.

      Responder
  27. diogo job rodriguez tavares

    ola meu irmão teve um 02 avc isquemico no ano de 2012 hemiparesia fascio braquial crural direita +hemipostesia,defit de memória disfasia motora ele é considerado deficiente ?ele está de auxilio-doença somente o perito pode designa que é deficiente?ele entra como reabilitado?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é fornecido somente para pessoas com deficiência física, por isso chama cartão DeFis. Sua descrição é muito técnica, então não consigo avaliar se o caso de seu irmão se configura uma deficiência física.

      Responder
  28. Marcos Samuel de Oliveira

    Bom dia, Ricardo

    Tenho 45 anos e possuo surdez em ambos os ouvidos de grau profundo (acima de 100dcb— CID H90.5) e tenho mt dificuldade em tudo mas, vou levando como DEUS me ajuda a cada dia.
    Também sou condutor cat.B, A:X… e o meu maior problema e que muitas vezes não consigo perceber problema no carro…
    Então acho justo ter direito a isenção de imposto para comprar um 0km, principalmente automático que não vai dar pedir marcha.
    Sei que os surdos estão foradessa cota, mas quando é profundo ou seja zero??? Ainda vai ficar assim?
    Veja em 09/12/12 eu viajei no meu gol, 1.6, 1997 e minha esposa me disse ouvir um barulho estranho então reduzi a marcha e derepente houve um estouro qua ndo fui ver meu carro estourou obloco.
    Até agora estou sem carro na esperança de poder comprar um 0km, mas que a situação financeira não permite…Ah se tive essa isenção teria já comprado e financiado e seria uma paz viagem com a familia.
    Ricardo você poderia me informar o que posso fazer?
    Parabéns a você por ser corajoso e lutador eu admiro isto.
    Obrigado e abraço.

    Samuel

    clason-samuel@hotmail.com

    13/01/13

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Marcos,
      Quem pode lhe passar mais informações a respeito desse assunto, e outros relacionados à surdos, é a FENEIS (http://www.feneis.com.br). Caso seja algo mais relacionado ao lazer e turismo, pode falar comigo. Abraços.

      Responder
  29. Betty Eleonora Abreu Costa

    Ricardo eu agora sou deficiente física porque fui atropelada.Como eu faço para não pagar as barcas.?Eu quero saber todos os direitos?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Para não pagar as barcas? De onde você é? Locais diferentes, algumas vezes tem políticas diferentes sobre gratuidade

      Responder
  30. Lucas

    Ricardo parabéns pela iniciativa. Muito útil para mim.

    Grande Abraço!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Lucas, prazer em te ajudar. Acompanhe sempre nosso portal, e verá novas notícias úteis e interessantes. Registre seu email em nossa página principal. Abraços.

      Responder
  31. ELITON

    olá Ricardo, eu li os cometários e as perguntas, só para um esclarecimento maior para mim, se eu entendi os orgãos que emite o cartão de estacionamento para vagas de deficientes ¨fisicos¨ NÃO pode emitir este cartão para pessoas que: colocou uma pote safena a algum tempo, uma mulher que tirou um seio, um amputado do braço ou seja só tem DIREITO AO CARTÃO OS DEFICIENTES AMPUTADOS DO MEMBRO INFERIOR OU AS COM LIMITAÇÃO DE LOCOMOÇÃO (CADEIRANTE).

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Sendo claro e objetivo, o cartão é destinado a pessoas com dificuldade de locomoção. Algumas das vagas possuem um espaço maior, para quem utiliza cadeira de rodas consiga sair do carro. Se é uma dificuldade temporária, como uma grávida, o cartão também será temporário. A amputação do braço, não interfere na locomoção, por isso não dá direito.

      Responder
  32. leonardo

    Tenho cartão de deficiente emitido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Parei em outra cidade e fui multado. O guarda disse que meu cartão só vale na cidade que emitiu, e que eu teria que fazer um “Federal”. Isso procede ? Posso usá-lo em outras cidades ? Como posso argumentar ? Onde fazer o “Federal” ? Obrigado

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Os cartões tem validade e precisam ser renovados. O cartão nacional já foi instituído há mais tempo do prazo de validade.Então creio que o guarda, por ver um cartão municipal, deduziu que ele já esteja vencido. Pois na faze de transição, creio que mesmo os cartões municipais estavam sendo aceitos em todo o território nacional. Para fazer o novo cartão, siga os mesmos procedimentos do primeiro, o que muda é só a abrangência.

      Responder
  33. José Vitório B.Gava

    Moro em Álvares Machado-SP. Minha esposa tem enfisema pulmonar.O delegado do Ciretrans daqui pede a CNH dela e um carro em seu nome.????? Ela tem CNH mas o carro não esta em seu nome. Ele pede então uma declaração do proprietário do carro?????.Achamos muita burocracia de algo que ela tem direito e ele coloca um monte de obstaculo.Como procedemos neste caso. A cidade tem 25.000 habitantes. Ele não faz parte dos habitantes pois mora em outra cidade. Sabemos de antemão que o cartão é para ela e não para o veiculo, uma vez que se ela tiver motorista pode estacionar na vaga de deficiente, ou mesmo estar de taxi. Não sabemos a quem recorrer, nos ajude.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Sim, o cartão é uma permissão para a pessoa com deficiência, e não para o automóvel. Porém, enfisema pulmonar não é uma deficiência relacionada à locomoção, portanto não estaria dentro do requisitos exigidos.

      Responder
  34. Fernanda

    Olá Ricardo, muito esclarecedor o seu site. Gostaria de tirar uma dúvida. Meu avô é deficiente visual total e tem 84 anos e muita dificuldade para andar devido a visão. No hospital em que levo ele para acompanhamento quinzenal, existem 05 vagas para pessoas com deficiência ambulatorial. O que seria? Eu entendo como deficiente físico, mental, auditivo, visual etc.. porém fui autuada por não ter o cartão DeFis – DSV. Como retirar esse cartão se ele é destinado á portadores de deficiência física e qual seria o cartão ou autorização que se enquadra á sua necessidade. Moro na região de Presidente Prudente – SP.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Fernanda, no caso de seu pai, o problema é em relação a orientação causada pela falta de visão, e não exatamente de locomoção relacionada ao caminhar. Neste caso não há direito para o cartão DeFis, pois o cartão foi criado também para dar exclusividade à vagas acessíveis que são maiores, para dar condições à pessoa com deficiência que utiliza aparelhos, consiga sair do carro. No caso de seu pai, sempre haverá um motorista acompanhando, o que elimina a necessidade citada anteriormente.

      Responder
  35. Cristiana B.D Amato Jean

    Estou indignada pois tenho um irmão portador de deficiencia mental grave, com mobilidade reduzida e perda da visao total de um olho e perda parcial da visao do outro olho. Foi para a pericia do SUS enviado pelo BHTRANS e o médico teve a ousadia e a cara de pau, depois de um exame idiota, completamente sem nexo, numa sala minuscula, de dizer que o problema do meu irmao era psiquiatrico. O que fazer numa situaçao dessas. Saí de la chocada, com vontade de vomitar em cima desse médico. Não recebi até hoje o resultado dessa perícia pois pretendo defender os direitos do meu irmao.Isso é revoltante pois o governo faz tantas propagandas a favor do deficiente, diz que oferece tantos serviços mas na hora de ter seus direitos respeitados somos tratados asssim, por um incompetente. Por favor, aqueles que puderem me ajudar na defesa desse caso, me respondam. Grata.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá, qual a finalidade desta perícia? Obter um laudo para juntar aos documentos para conseguir o cartão de estacionamento? O laudo não não precisa ser necessariamente ser feito pelo SUS. O problema pode ser o médico, então pode procurar outra unidade para realizar a avaliação. Se muitos problemas persistirem, procure a justiça. O juizado de pequenas causa pode resolver isso.

      Responder
  36. Larissa Ikeda

    Olá, eu trabalho numa clínica médica e lá solicitamos para fazer uma vaga de deficiente físico (cadeirante), sendo assim fizemos até uma rampa para melhor acesso do paciente com problemas de locomoção, pode parar qualquer pessoa de outras empresas na vaga mesmo com o adesivo? e pode ser deficiente auditivo? ou pessoas que mancam? a vaga não é exclusivo da clínica? aguardo o retorno breve!!obrigada!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Se a vaga está localizada dentro da propriedade da clínica, é ela quem deve administrar. Vale o bom senso e respeito das pessoas que a utilizam, se estiver adequadamente sinalizada. Pessoas com deficiência auditiva não precisam de uma vaga especial, quem precisa são pessoas com deficiência física, especialmente cadeirantes que precisam de espaço para entrar e sair com a cadeira de rodas.

      Responder
  37. CLAUDIA GOMES

    BOA NOITE, MINHA MÃE FAZ TRATAMENTO ONCOLÓGICO (PULMÃO), ACREDITO QUE ELA TENHA DIREITO A CARTÃO DE ESTACIONAMENTO ESPECIAL. GOSTARIA DE SABER SE APÓS OBTER O DOCUMENTO NO BRASIL, ELA PODERA UTILIZÁ-LO NUMA VIAGEM QUE PRETENTE FAZER AOS ESTADOS UNIDOS E COMO FAZER PARA OBTER UM CARTÃO INTERNACIONAL TEMPORÁRIO.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O direito ao cartão, irá depender se o tratamento gerou dificuldades físicas para locomoção. Porém com certeza, este cartão não vale para locais fora do território brasileiro, e não existe um cartão internacional nesse gênero.

      Responder
  38. Juliana Coutinho

    Oi Ricardo, Sofri um acidente de carro e tive que amputar a mao direita. Tenho direito ao cartao? Obrigada pela informação.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      As vagas reservadas são destinadas a pessoas com problema de locomoção, como usuários de cadeira de rodas, o que não é seu caso. Eles consideram que não ter uma mão, não dificulta você estacionar em uma vaga comum.

      Responder
  39. José Roberto

    Oi Ricardo ,Boa noite sou Roberto deficiente físico e gostaria de fazer uma pergunta .
    Tenho cartão de estacionamento gratuito ,fui a um determinado local e tive que para este cartão mim da direito sim ou não.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O Cartão DeFis dá permissão para estacionar em vagas localizadas em vias públicas. Ele não oferece gratuidade, e sim permissão, pois dependendo do lugar, é obrigatório além do cartão, colocar folhas de zona azul tarifando o tempo de estacionamento, como em São Paulo. Em estacionamentos particulares, o cartão não é obrigatório por lei, mas alguns utilizam exigem ele para organizar a permissão de quem realmente necessita.

      Responder
  40. iomar brum

    numa rua q é mão unica o estacionamento de deficiente pode ser do lado direito pois eu uso muletas e sei o quanto é ruim descer pelo lado esquerdo pois na minha cidade o estacionamento éra lado esquerdo onde vc descia do carro direto pra calçada agora trocarão pro outro lado ja q o momento q vcs desce abre a porta pro lado da rua tem q aguardá os carros passarem ai imagina os cuidados q temos q ter pra não ser atropelados, posso procurar q mudem este tipo de estacionamento

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não existe exatamente um lado adequado para ter uma vaga, pois a pessoa com deficiência pode ser o condutor ou o passageiro, e dai se alternam os lados. Particularmente prefiro entrar no nível do chão, senão a cadeira fica muito alta, mas também aprendi a transferir em situações diferentes.

      Responder
  41. elizangela gomes ferreira

    Tenho deficiência auditiva nos2 ouvindo uso prótese quero saber se tenho direito no cartão de estacionamento.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é somente para pessoas com deficiencia física ou com dificuldade de locomoção. Para surdos, é bom colocar um adesivo específico indicando a surdez

      Responder
  42. luciana

    Ricardo,
    Vc é minha referencia para um monte de coisas…. vc sabe muito e se interessa em informar a todos nós, parabéns! Eu tenho muita admiração pela sua força e determinação! Adorei saber da sua agencia especializada! Logo logo minha filha e eu vamos ver pra onde vc sugere uma viagem!
    Mas antes gostaria de saber onde posso conseguir essa cartão em Goiânia?
    um abraço,
    Luciana

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Em São Paulo o cartão é solicitado no DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário). Portanto, em Goiânia procure um departamento equivalente, ligado à prefeitura que cuide dos carros e o trânsito.

      Responder
  43. hildo dos santos

    quanto custa para adquirir o cartão defis pois sou deficiente.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é gratuito, basta seguir os procedimentos para a sua aquisição

      Responder
  44. leonice

    Olá Ricardo, meu filho tem Síndrome de Down e fez cirurgia de luxação de quadril , colocou 6 parafusos, tem dificuldades para andar, por ele ter a SD ou pela luxação ele tem direito ao cartão?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      A Síndrome de Down não dá direito, mas dependendo do grau da dificuldade para andar, pode conseguir. Depende da avaliação do médico.

      Responder
  45. luzia

    Olá Ricardo , obrigada por sua iniciativa de esclarecer as duvidas de tantas pessoas que muitas vezes não sabem como fazer valer seus direitos.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Obrigado pelo elogio, é bom saber que meu trabalho tem bons resultados

      Responder
  46. regiane ribeiro

    Boa noite,moro no sul de minas, tenha uma amputação transfemoral na perna direita .Não tenho habilitação, pois quando tenha que sair não posso usar a vaga pois ninguém sabe informar como posso obter a cartão deFis .Somente tenho o decalque.Poderia me indicar? Já estive na secretária de transporte de minha cidade e municípios vizinhos.
    Grata!!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não é necessário possuir habilitação para ter o cartão de estacionamento. Ele é feito para qualquer pessoa com deficiência de locomoção, e não somente para motoristas nessas condições. Procure associações de pessoas com deficiência em sua cidade ou estado para melhor orientação do local onde deve ser solicitado.

      Responder
  47. Karina

    Meu pai é deficiente visual consigo essa carterinha pra ele ?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão é somente para pessoas com deficiências físicas e dificuldade de locomoção

      Responder
      • betty eleonora abreu costa

        Ricardo eu fiquei deficiente física em 2007 a minha perna ficou menor 3 cm.Eu não dirijo minha irmã que dirige prá mim.Eu posso pegar o cartão.O DPVAT não pagou.

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          O cartão é para a pessoa com deficiência, não para o carro, e também não necessariamente para o motorista, então desde que esteja dentro das condições, você também pode solicitar. O DPVAT não tem nenhuma relação com o cartão.

          Responder
          • betty eleonora abreu costa

            Obrigada.

  48. aline

    Olá Ricardo acabei de adquirir meu carro e ninguém sabe me informar aonde que consigo o adesivo pra colocar no carro de deficiente?você sabe me informar ?Eu sei que tem pra vender ,mas o detran sera que ele da pra gente esse adesivo

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Geralmente empresas de venda de carros, de adaptação veicular, auto escolas, despachantes para isenção veicular e outros tipos de comércio que trabalham com a pessoa com deficiência, costumam oferecer a seus clientes. O Detran não oferece isso.

      Responder
  49. Rafael Morais Campanati

    Olá Ricardo, como moro no interior do estado do Rio de Janeiro quero saber se tem outro jeito a não ser ter que ir aí em São Paulo para adquirir o cartão, EX: mandar por correio, sou amputado da perna esquerda e tenho um carro automático.
    Se puder mandar pelo correio, eu tenho um laudo do detran que usei na compra de meu carro.
    Grato, Rafael.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Rafael, o cartão deve ser solicitado na cidade onde você reside. Procure a prefeitura da sua cidade para lhe passar maiores informações.

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        Neste link que enviou não há opção de adquirir o cartão pela internet, são somente informações, as mesmas aqui.

        Responder
      • Nelson valdissera

        eu preciso de um como fazer pela internet ?obrigado Nelson

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Em São Paulo, a solicitação do cartão só é feita pessoalmente na CET (Companhia de Engenharia de Trafego). Procure departamento semelhante em sua cidade.

          Responder
  50. Rafael Morais Campanati

    Mas ele sendo NACIONAL achei que poderia adquirir esse de SP, Na minha cidade não tenho problemas com vagas, pois moro em uma cidade de 18.000 habitantes, o problema é quando vou em outras cidades maiores, não posso usar o meu direito, já fui na prefeitura uma vez perguntar sobre o cartão mas ninguém soube me da uma resposta concreta, e fiaram me enrolando e eu desisti.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Entre os documentos que é preciso apresentar para conseguir o cartão, está o comprovante de endereço. Se não em sua cidade, pelo menos em seu estado eles devem exigir. E dai você pode utilizar em todo o território nacional, mas creio que para conseguí-lo, somente em sua cidade ou estado de residência.

      Responder
      • Temilson

        Olá Ricardo,
        Moro em Parnamirim, vizinho a capital potiguar Natal e mesmo tendo deficiência no membro superior direito, tive direito ao cartão, mas como é obrigatório apresentar comprovante de residencia, não consegui tirar em Natal, pois trabalho na capital, mas sim em Parnamirim, mas me dá direito de estacionar em qualquer vaga onde quer que eu vá no meu veículo e tive que tirar cópia da carteira de habilitação e do comprovante de residencia.
        Abraços,
        Temilson Costa

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          O pedido do comprovante de residência é um procedimento burocrático, pois mesmo você tendo o cartão emitido pela prefeitura de Parnamirim, ele tem validade em todo o território nacional.

          Responder
  51. aline

    O cartão da pra fazer pela internet ?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não é possível fazer pela internet. Os formulários você pode baixar aqui, mas o pedido e a retirada são presenciais.

      Responder
  52. Maria Cecília beloto

    Gostaria de saber como os municípios estão resolvendo a questão dos cartões de estacionamento. Vivemos em cidades distantes da capital, necessitamos do cartão, mas qual é a validade dos cartões expedidos pelos municípios, em outros territórios?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Municípios pequenos muitas vezes nem sabem da existência do cartão. Às vezes também não possuem um departamento de trânsito. Mas é preciso cobrar a prefeitura, ou senão pedir apoio ao governo de seu estado. O cartão é padronizado para todo o território nacional.

      Responder
  53. Maria Cecília beloto

    Obrigada, Ricardo. Aqui no meu município não existe nenhuma vaga de estacionamento para pessoas com deficiência, o município é muito pequeno, apesar de ser uma dificuldade quando vamos ao Banco ou à farmácia, por exemplo, mas quando vamos à outros municípios, ficamos sem poder usar pq não temos o cartão. Estamos solicitando à Prefeitura a expedição, mas está complicado….
    Abraço

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Entre em contato com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e descreva sua situação. Exija uma solução breve.

      Responder
  54. Gilmar Piauhy

    Vai sr uma festa aqui no Espírito Santo, Itapemirim, Penha, Águia Branca usa o símbolo e nada de acessibilidade …

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Hoje em dia, com o desrespeito e falta de informação da sociedade, ter somente o símbolo não dá garantia de nada. Por isso estamos elaborando uma certificação de acessibilidade, confiável e prática.

      Responder
  55. Danila

    Oi Ricardo, o atestado médico tem que ser o do formulário ou pode ser um atestado médico comum? É difícil pra mim marcar outra consulta só para ele fazer o atestado do formulário.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Danila,
      Não sei onde mora, mas o modelo do formulário de atestado médico fornecido aqui, é da cidade de São Paulo. Outras cidades devem adotar um formulário semelhante ou idêntico, caracterizado com brasões e informação da cidade. O ideal é procurar quem cuida desse serviço em sua cidade e perguntar qual o procedimento correto.

      Responder
  56. ademar borges de moraes

    OLA MORO EM JABOTICABAL.SP.E SEMPRI VU EM RIBEIRÃO PRETO.SP GOSTARIA DE SABER SI POSSO USAR O CARTÃO LA TAMBEM?

    Responder
  57. ademar borges de moraes

    gotariade saber si posso usar em outra cidade o cartão

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão tem validade em todo o Brasil

      Responder
  58. Fernando

    Eu queria saber porque omeu cartão de deficiências não vale em são Bernardo não vale sou de santo anre

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O Cartão DeFis tem validade para todo o território brasileiro

      Responder
    • Eliton Luis Da Silva

      O cartão já vem impresso “Cartão Nacinal” isto significa que abrange todo território nacional.

      Responder
  59. Ellen Arruda

    Olá Ricardo
    Sou deficiente visual parcial (baixa visão ou cegueira legal) tenho direito ao Cartão?
    P.S. Eu não dirijo, não posso tirar habilitação, dependo de pessoas da minha familia pra isso.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Ellen,
      O cartão serve somente para pessoas com dificuldades motoras de locomoção. Alguns para a questão de um espaço maior para poder retirar a cadeira de rodas ou outro acessório. Então pessoas com deficiência visual não tem direito.

      Responder
      • Murilo

        sinto muito, mas você está enganado, basta ler nas considerações da resolução 304 do contran, onde consta a informação de que as vagas são reservadas à pessoas com deficiência física e visual, pois estes também tem dificuldade de locomoção.

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Obrigado Murilo, as informações estão desatualizadas, vou arrumar isto. Não sei como, pois tirei isto do site da prefeitura de São Paulo em 2010, e a resolução é de 2008. Então entendo que o site da prefeitura estava desatualizado na época, pois consultando agora, eles já modificaram. Obrigado pela colaboração!

          Responder
  60. Eliton Luis Da Silva

    O pior e que em algumas cidades, por desconhecimento da lei, emite o cartão para qualquer tipo de deficiência inclusive amputação de membros superiores.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Eliton,
      Não serve para qualquer tipo de deficiência, mas pessoas que não possuem membros superiores já conseguem dirigir também, através de uma adaptação para dirigir com os pés. Foi uma grande conquista!

      Responder
      • Eliton Luis Da Silva

        Ricardo, realmente a conquista do amputado de membros superiores é um grande avanço. Mas oque eu quero dizer é que o cartão só pode ser emitido para deficientes com deficiência motora

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Realmente não deveria, a não ser que a falta dos braços implique em alguma dificuldade ambulatória. Porém sabemos que diversas pessoas conseguem esse cartão, até mesmo sem possuir deficiências. Se não há respeito pela parte da sociedade, deveria haver um método melhor para liberar essas autorizações.

          Responder
          • betty eleonora abreu costa

            EU PEDI O MEU CARTÃO DE DEFICIENTES NÃO CHEGOU AT´E´AGORA PEDI EM MARÇO.POIS SOU DEFICIENTE VERDADEIRA. E NÃO COMO FAÇO PARA PEGAR O ONIBUS NO RIO.PORQUE O 1001 NÓS DEFICIENTES E IDOSOS TEMOS DE PAGAR.

          • Ricardo Shimosakai

            Olá Betty, pelo texto parece que está falando do cartão para ônibus, e não para carro. Se não chegou, cobre. O passe livre para ônibus é somente para viagens entre estados, não serve para circulação dentro do mesmo estado.

  61. pedro

    eu recebi meu cartão de estacionamento vaga especial valido em todo território nacional e validade de 5 anos minha duvida e se no estado do rio de janeiro eu tenho gratuidade em quais locais exemplo moro no bairro Bangu que tem um shopping la eu estaciono e não pago pelo estacionamento então gostaria de saber onde mais ele pode ser usado gratuitamente

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão de estacionamento é valido somente em vagas públicas, geralmente em ruas ou parques públicos. Gratuidade em estacionamentos particulares como shopping centers, é uma decisão do próprio estabelecimento.

      Responder
  62. elaine da silveira cardoso

    ola boa noite eu quero fazer , eu sou deficiente auditivo
    eu não tenho cartão p sai ônibus
    não tenho p vaigem

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Elaine,
      Seria para ônibus urbano ou ônibus rodoviário? Para o urbano, que roda nas cidades, você deve entrar em contato com a prefeitura de sua cidade. Para o passe livre interestadual, isto é verificado junto ao Ministério dos Transportes. Mas nesse último caso, somente é fornecido para pessoas com baixa renda familiar.

      Responder
  63. elaine da silveira cardoso

    obrigada

    Responder
  64. Sandra Borges

    Bom dia!

    A isenção de pagamento, em estacionamentos de shoppings, em vagas para deficiente físico é obrigatória ou é apenas uma cortesia?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      A Gratuidade em estacionamentos particulares como shoppings, é uma decisão do próprio estabelecimento. Não há nenhuma lei que obrigue essa prática. Somente o número de vagas reservadas é obrigatória

      Responder
  65. Sandra Borges

    Existe um cartão internacional para portadores de deficiência, se existe como obtê-lo?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Existem cartões de estacionamentos em diversos países, mas não há um internacional. Somente moradores podem adquirir esse cartão, que fica valendo somente para o país onde ele reside.

      Responder
  66. Vera vasconcellos

    Meu marido é cadeirante, e estamos viajando de Milão atê Toscana de carro adpado, e gostaria de saber onde adquirir o cartão para estacionamento.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      cartões de estacionamento são fornecidos somente à residentes do país

      Responder
  67. maria do carmo de menezes vaz de mello

    estou mudando e nesse processo perdi meu cartão.Como faço para conseguir outro? Sou de BH, MG. Obrigada.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não há uma segunda via. O procedimento é solicitar um novo cartão.

      Responder
  68. valeska

    Por favor gostaria muito de saber como consigo esse cartao para estacionar nos EUA? sera que sabe um site?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Cartões de estacionamento são fornecidos somente para moradores do país

      Responder
  69. Luigi

    Gentil Ricardo
    tenho um cartao de estacionamento emitido na Italia, tem validade na europa; como em dezembro estou indo no brasil gostaria saber se posso leva-lo, se tem validade no brasil.
    agradeco
    Luigi

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      No Brasil, o único cartão válido é o DeFis, emitido aqui, para os residentes do país. Então seu cartão não teria validade, nem haveria como tirar um cartão aqui. Ele é exigido somente em vias públicas, então as vagas em locais particulares como shoppings e lojas, este não é exigido

      Responder
      • Fernando

        Bom dia.
        Então os deficientes estrangeiros não têm direito às vagas de estacionamento destinadas a deficientes físicos?
        Só porque não é residente fica excluído?
        Esse é o mesmo tratamento utilizado nos países da União Européia?

        Responder
  70. lc vieira

    minha espoza foi na uai levou o laldo com 2 dias tv pronto

    Responder
  71. Janio Garcez

    Pessoas com Síndrome de Down tem direito a esse cartão de vagas especiais??

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Janio, quem tem direito ao cartão são pessoas com:
      deficiência física ambulatória no(s) membro(s) inferior(es) ou;
      deficiência física ambulatória autônoma, decorrente de incapacidade mental; (quando o portador não pode assinar, há a necessidade de apresentação de documento de representação legal como: Interdição, Curatela ou Procuração) ou;
      mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação – temporária – mediante solicitação médica ou;
      deficiência visual e com dificuldade de locomoção.

      Responder
  72. Eliane Rocha

    Boa tarde! Gostaria de saber qual a legislação que rege sobre os documentos necessários pra obter a credencial (laudo, etc). Obrigada!!!

    Responder
    • Maria do Carmo de Menezes Vaz de mello

      Sou cadeirante e perdi meu cartão de estacionamento. Fui ao BHTRANS e tive uma surpresa muito agradável. Nao hove burocracia, fui muito bem atendida e entegaram outro cartão na hora. Sou de Belo Horizonte e fui ao BHTRANS do Buritis.
      Maria do Carmo de Menezes Vaz de Melhor

      Responder
      • Ricardo Shimosakai

        Muito bom, geralmente não existe tanta burocracia para o cartão de estacionamento. Mas também, leva alguns dias para entregar, então seu caso foi melhor que o normal!

        Responder
    • Ricardo Shimosakai

      É regulamentado pela Resolução 304/2008 do Contran, Portaria DSV/G. n.º 014/02, de abril de 2002, Portaria n.º 032/09-SMT-GAB, de 14/04/2009, e Portaria DSV/SMT nº 24/10, de 15 de março de 2010.

      Responder
  73. gleice

    Ola Ricardo, fiz cirurgia de quadrante (mama direita – ca maligno) e tirei carta especial para deficiente. Por ter este tipo de deficiência também posso ter direito a credencial para estacionamento para deficiente físico? E se sim esta credencial sai junto com a carta de motorista? Obrigada. – São Paulo.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      A carta de motorista e o cartão de estacionamento são coisa diferente, e são pedidos separadamente. Leia melhor esta matéria que você terá informação de como tirá-la em São Paulo, todas as informações estão lá.

      Responder
  74. Mario

    Ola boa noite… Tenho um filho autista de 3 anos… Pelo CTB ele tbm não faz juz ao uso do cartão B como vaga exclusiva?
    Abraços…

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Mario,
      Não entendi o que é CTB e cartão B, mas referente ao cartão DeFis, seu filho como autista não tem o direito, de acordo com as regras. Está descrito no texto quem tem direito, leia novamente.
      Abraços

      Responder
  75. Alvaro Lourenco

    Um cartão de deficiente tirado no Brasil serve na Espanha e Portugual?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão DeFis tem validade somente no Brasil

      Responder
  76. valéria

    oi Ricardo,quando meu filho que é deficiente nao estiver no carro posso
    usar o cartao?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Quando não estiver transportando seu filho, não poderá usar o cartão e utilizar as vagas reservadas, sob pena de multa. O cartão é para seu filho, e não para você e nem para seu carro. Ou seja, quando ele estiver em seu carro ou em outro, este terá permissão de estacionar, utilizando o cartão.

      Responder
  77. Neide

    Sou mastectomizada, tenho cartão, mas vivo passando por situações constrangedoras, pois todos acham que a vaga é exclusiva para cadeirantes. Já fui chamada atenção várias vezes, por não ter deficiência aparente.Deveriam se informar, pois se tenho cartão é porque tenho direito.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não fica muito claro onde uma pessoa mastectomizada se encaixa na descrição de quem tem direito ao cartão. Afinal, este serve para pessoas com dificuldade de locomoção.

      Responder
    • MARISA

      vc e de qual cidade municipio ? sou de osasco e queria saber se tenho direito.

      Responder
      • Turismo Adaptado

        Olá,
        Leia com atenção esta matéria, e encontrará um campo dizendo ‘Quem tem direito a esta autorização?’ Qualquer morador brasileiro, desde que esteja dentro das regras citadas, tem direito.Obrigado.

        Responder
  78. ROBERTO VIEIRA MARTINS

    sou deficiente mental e possuo este cartão para estacionamento prioritario.
    este tipo de cartão é concedido atráves de cada municipio.

    Responder
  79. luis carlos martins bressianini

    uma coisa que era pra ser simples fica cada vez mais difícil os deficiente nunca tem vez em nada neste pais

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não vejo nada tão complicado na questão do cartão de estacionamento. E não é somente em nosso país, na maioria dos países o procedimento é semelhante. Aqueles que não possuem a exigência de uma credencial, funcionam desordenadamente, como era o Brasil antes nessa questão. Claro que ainda podemos melhorar, mas estamos evoluindo. Abraços.

      Responder
      • Maria do Carmo de Menezes Vaz de Mello

        Concordo plenamente com a exigencia…precisa haver uma regulamentacao. Se todos fossem muitohonestos nao precisava.

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Prefiro não dizer falta de honestidade, mas sim falta de educação. Fiscalização e multas pesadas educam, assim funciona em outros países mais ‘educados’

          Responder
  80. Maura

    Olá! Gostaria de saber, porque o cartão de estacionamento de vaga especial para deficiente tem data de validade, pode ser que a deficiência seja temporária, mas na grande maioria são irreversíveis, ou seja, não tem volta, assim como o do idoso não tem data de validade?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      A validade é para combater os aproveitadores, pois e o cartão fosse permanente, muitos poderiam usá-lo mesmo após a morte do titular. Então a renovação serve para confirmar que o mesmo continua vivo. O cartão do idoso, também tem data de validade.

      Responder
  81. Maura

    Boa tarde Ricardo!
    Obrigada pelas informações. Porém conforme resolução 303/2008 CONTRAN, que consta no DENATRAN, no modelo do cartão do idoso não tem data de validade e, no modelo do cartão de deficiente sim. Por isso o motivo da minha pergunta, pois trabalho no depto. de trânsito de Capão da Canoa/RS e, muitas vezes as pessoas fazem essa pergunta e, eu fico sem saber o que dizer.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Maura, os cartões são de validade em todo o território nacional, então deveriam ser padronizados. Mas em São Paulo, o cartão de idoso tem validade. Pode ser que se adote algumas diferenças, dependendo do município. Tentei pesquisar mas não encontrei uma resposta, mas de qualquer forma, temos que seguir as regras dos locais onde habitamos ou visitamos.

      Responder
  82. Nilo Novaes Silva

    Ao meu ver é preciso mudanças nos critérios para o direito ao cartão. Deveria ser para PcD físicas com dificuldade de locomoção. Preserva-se os demais direitos as pessoas com deficiência leve, digamos assim,que não seja de ambulação. Já que nas vias públicas as vagas são escassas . E cadeirantes, muletantes são prejudicados com a banalização desse direito que é concedido devido a necessidade do deficiente que precisa da abertura total da porta etc. E não por “privilegio” qualquer.
    Creio que na IV Conferencia Nacional agora em 2016 seria importante abrir essa discussão ,
    Que acham?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Nilo,
      Creio que o maior problema não seja exatamente nos critérios, mas no momento da autorização. Muitos, com laudos médicos falsos, conseguem adquirir o cartão. Deveria haver uma forma mais rígida no ato da autorização, e penalidades mais claras e aplicáveis para quem infringi-las. Alem de claro, uma maior educação de nosso povo.

      Responder
  83. Caio j j dos Santos

    Olá Ricardo tudo bem … Eu tenho o cartão e colei o adesivo na dianteira e traseira do carro porém toda hora tenho que dar explicações a todo mundo pq minha deficiência e imperceptível. … sou obrigado a ter esses adesivos colados em meu para brisa?
    Posso apenas usar o cartão já que este é somente este é obrigatorio.?
    Desde já agradeço
    Att
    Caio santos

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá,
      o adesivo não tem valor legal, mas serve para que outros visualizem melhor, como uma melhor identificação, pois o cartão muitas vezes não é visualizado, pela posição que ele fica, reflexo no para brisa. Mas é o cartão que é obrigatório, nos locais onde ele é solicitado. Então você não é obrigado a ter os adesivos, mas aconselho a deixá-los, em local visível na frente e atrás. Fica à sua escolha, uma vez que, pelo jeito, ter ou não o adesivo, pode não eliminar essas cobranças, porém podem diminuí-las.

      Responder
  84. ana lucia

    Gostaria de saber, sou deficiente mais nao sou cadeirante eu tenho mobilidade reduzida.
    Mais meu carro nao e adaptado e um carro comum e minha habilitaçao tambem.
    Mais tenho cartao para estaciona. Por Duas vezes fui parada por policiais de diadema nao estaciona na vaga de preferencial eo correto ter carro adaptado ea habilitaçao tambem?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Ter carro adaptado não é uma exigência, pois mesmo pessoas com deficiência conseguem dirigir um carro comum, dependendo de suas habilidades. Não posso afirmar, pois não sei o nível de sua mobilidade, porém dependendo de como for, ela não é grande o suficiente para ser considerada algo significativa, e portanto não foi incluida na sua habilitação. Como para tirar a habilitação é preciso passar por um médico do Detran, e para tirar o cartão basta um simples laudo, é compreensível que os policiais acreditem mais na CNH.

      Responder
  85. Iara Gomes

    Olá Ricardo! Em função de poliartrite reumatóide, faço uso de bengala e tenho cnh especial. Tenho direito ao cartão DeFis?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Sim Iara, procure a Companhia de Engenharia de Tráfego ou órgão similar em seu município. Abraços.

      Responder
  86. Karlos

    Ricardo por favor, eu sou residente de Porto Alegre, e não tenho como ir a SP, sabes me informar como faço para solicitar na minha cidade?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Karlos, procure a Companhia de Engenharia de Tráfego ou órgão similar em seu município. Ou também peça orientação à alguma associação de pessoas com deficiência em sua região.

      Responder
  87. Geovani

    Olá Ricardo eu sou cadeirante e recebi o meu cartão de estacionamento hoje mais ele foi confeccionado na SMTT aqui no estado de alagoas mais o documento parece ser uma xerox em preto e branco tem algum problema por não ser colorido como no demostrativo?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Geovani, creio que a aparência seja diferente, uma vez que são emitidas por municípios diferentes, apesar que deveria ser padronizada para não gerar esse tipo de confusão. Mas se foi emitido pelo órgão responsável, então deve estar tudo bem.

      Responder
  88. francisco antonio de souza fernandes

    Bom dia Ricardo.

    Pergunto: Uma pessoa idosa que ja tem cartão de idoso pode também solicitar cartão de deficiente físico. como Mal de Parkison

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      São cartões diferentes, então se você se encaixa nas exigências de cada cartão, creio que não há problema em ter ambos

      Responder
  89. nelly

    Selecione todas as imagens com uma fachada de loja.

    Responder
  90. Gustavo Magalhães Lobo

    Ola Ricardo, tudo bem!
    Sou Gustavo é deficiente auditiva tenho a CNH há 10 anos.
    Gostaria muito a saber se existe cartão DeFis-DSV para a DEFICIENCIA AUDITIVA ?
    Te aguardo a sua resposta.
    Desde ja agradeço…
    Gustavo

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Gustavo, o cartão é somente para pessoas com dificuldade de locomoção, e necessitam de uma vaga mais ampla para entrar e sair do carro. Abraços,

      Responder
  91. Livia Freire

    Nunca fiz o laudo. Acho q tenho direito, pois conheci uma senhora em situação parecida.. Tenho condromalacia nivel4 e osteocondrite nos dois joelhos e por isso sinto dor. Além disso, Nasci com um defeito q me faz deslocar o joelho quando desço escadas ou caminho em desnivel. Em decorrencia disso quebrei o joelho e fiquei com sequelas, tais como não flexionar o joelho. Também uma perna ficou menor q a outra. Será q isso eh suficiente? Qual o médico que devo ir? é algum do sus do detran? Pode ser particular? Obrigada!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Se você tem dificuldade de locomoção, e isto for comprovado pelo médico, você consegue. Procure o órgão de sua cidade para obter maiores informações, pois os procedimentos podem ser diferentes para cada local.

      Responder
  92. wilian

    tenho o cartao de estacionamento especial ,
    sera que preciso ter o adesivo no carro tambem,
    a deficiencia que tenho é na dificuldade pra andar.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O adesivo não tem nenhum valor legal, serve somente para sinalizar, e outros verem que possui um motorista ou passageiro com deficiência

      Responder
  93. wilian

    como adquirir o cartao de estacionamento nacional

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Na matéria acima está descrito todo o procedimento para adquirir o cartão. Para informações mais específicas, procure o departamento de trânsito de sua cidade.

      Responder
  94. Ricardo Zanette

    bom dia, em foz do iguaçu alguém sabe me informar onde faço o cartão de estacionamento. obrigado

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Ricardo,
      O cartão de estacionamento é feito na cidade em que a pessoa reside. Por isso um dos documentos solicitados é a cópia simples do comprovante de residência. O cartão DeFis é válido em todo o território nacional.

      Responder
  95. Célia Akemi Hirota Honda

    Uma pessoa que quebrou a perna e está temporariamente com dificuldade de andar pode usar essa vaga? Outra dúvida: no caso de estacionamentos em locais particulares de pequeno porte, como clínica, com 10 vagas, é obrigatório ter o cartão para usar a vaga?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá,
      Para estacionar em vagas reservadas públicas, é necessário ter o cartão de estacionamento, o que no caso, uma pessoa com dificuldade temporária não tem direito. Os locais devem ter 2% do total de vagas, reservadas à pessoas com deficiência, ou caso esse percentual não seja alcançado, pelo menos 1 vaga.

      Responder
  96. Zé Loirinho

    boa tarde tenho uma lesão medular e tenho sequelas definitiva consegui o meu cartão de deficiente fisico .tive no shopping piratas em angra dos reis e estacionei na vaga de deficiente fisico .permaneci no local por 40 minutos me cobraram 6 reais pelo tempo de uso da vaga .minha perguta é eu como deficiente tenho ou ñ o direito de estacionar de graça. é correto eu ter pago 6 reais por 40 minutos de uso da vaga.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      O cartão dá direito em estacionar em vagas públicas reservadas para pessoas com deficiência. Nem todas as vagas públicas são de graça, por exemplo em São Paulo a maioria você além do cartão, tem que pagar a Zona Azul. E no seu caso, estacionou em uma vaga reservada, porém em um estabelecimento particular, onde o estabelecimento pode cobrar pelo tempo de permanência.

      Responder
      • julianacoutinhovga@yahoo.com.br

        Oi Ricardo,Sou amputada da mão direita. Não tenho o cartão Refis, pois minha deficiência não é nas pernas. Estou

        Responder
        • Ricardo Shimosakai

          Sua mensagem veio incompleta. O cartão é para quem possui dificuldade de mobilidade, o que parece não ser seu caso.

          Responder
  97. Priscila Berdião

    Olá Ricardo, possuo o cartão, que foi confeccionado no município(Nova Iguaçu-RJ) que moro, porém quando vou para o centro do RJ, onde o cartão é diferente, fico com medo de estacionar e ser multado.
    O cartão de um município é válido em outro, sendo do mesmo estado?
    Desde já agradeço pela ajuda!!!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Priscila. Preste atenção se você realmente possui o cartão DeFis, que é uma cartão nacional de estacionamento. Pois alguns municípios já criaram cartões municipais, válidos somente para a cidade.

      Responder
      • Priscila Berdião

        Entendi. Obrigada. Vou na prefeitura verificar isso.

        Responder
  98. Rosilei Emiko Oshiro

    Olá! Tenho artrite reumatóide e já tirei a carta especial mas não tirei carro zero.Estou com um carro automático . Será que tenho direito a ficar livre de rodízio e ter o adesivo de deficiente no carro?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Pessoas com deficiência também tem isenção do rodízio.
      O adesivo só tem função informativa, não isenta nada. O carro é isento para o rodízio, quando esse benefício é autorizado e a placa do carro registrada no Detran. Mesmo se seu carro for flagrado no horário de rodízio, o sistema identifica a placa com o registro de isenção e desconsidera a multa.
      Veja mais informações no link a seguir https://turismoadaptado.com.br/isencao-de-rodizio/

      Responder
  99. Jose Carlos De Chiara

    Gostaria de saber como obter essa autorização, sendo que já possuo CNH especifica, pois já fiz todo tramite.Preciso juntar tudo outra vez? Tenho Estenose de Canal Lombar.

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Leia a matéria com atenção, tem detalhado como obter o cartão. Lembrando que CNH é uma coisa, cartão de estacionamento é outra. Portanto para conseguir o cartão, precisa fazer o processo dele.

      Responder
  100. Silas

    So aparece tanto aqui como no google o formulario para São Paulo. Onde acho para Minas Gerais???

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Apesar de ter validade a nível federal, o cartão é emitido por cada município. Então você deve procurar a prefeitura de sua cidade e buscar informações.

      Responder
  101. Nemuel Antunes.

    ví essa reportagem pela tv. achei um absurdo. gostaria de saber como está o andamento do processo, e qual a punição que este delegado mau caráter obteve.Ele que é uma autoridade legal e paga pelos nossos impostos para nos proteger, fez esta ato absurdo. espero que nunca aconteça comigo. faria uma mobilização na porta do governo estadual até a sua expulsão da policia.

    Responder
  102. Ricardo Shimosakai

    O delegado da Polícia Civil Damásio Marino, foi condenado a três meses de detenção em regime aberto. A vítima foi o advogado Anatole Magalhães Morandini. A pena foi convertida em prestação de serviço comunitário por um ano. O juiz Carlos Gutemberg de Santis Cunha absolveu Marino das acusações de injúria e ameaça. Ele entendeu que não houve prova cabal, já que, além do agredido, ninguém mais confirmou o xingamento de “aleijado f. da p…”. A sentença também descartou abuso de poder.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cadeirante é agredido por delegado em briga por vaga de estacionamento reservada. « Turismo Adaptado - [...] Existe uma autorização especial, por meio da emissão do Cartão DeFis-DSV, para o estacionamento de veículo utilizado por pessoas…
  2. Em 3 meses, Distrito Federal teve 2,2 mil multas por uso indevido de vagas exclusivas « TURISMO ADAPTADO - [...] Para utilizar as vagas reservadas aos idosos, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos e solicitar…
  3. 5 coisas que toda Pessoa Com Deficiência precisa saber – Essence - […] 05- VAGA PREFERENCIAL DE ESTACIONAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Contrário do que muitos pesam, o adesivo do símbolo de…
  4. Vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência - […] Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência […]
  5. Cone de bloqueio para vaga reservada. Sim ou não? | Turismo Adaptado - […] vagas de estacionamento reservadas, seja para pessoas com deficiência ou idosos, é preciso ter o cartão de estacionamento oficial.…

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: