
Cecograma, o serviço postal em Braille dos Correios Brasileiros
A Acessibilidade Brasil disponibilizou para utilização pública e gratuíta, um sistema de impressão remota em Braille, que permite o envio de uma carta em Braille, via correios, para todo o território brasileiro. A sua operação é simples: após o cadastramento e recebimento de uma autorização por e-mail, você estará habilitado a enviar uma carta (com até 3000 caracteres) para a central de impressão Braille da Acessibilidade Brasil, que a imprimirá e a enviará para o destinatário indicado, via Correios, que tem um serviço gratuito de nome CECOGRAMA.
A principal vantagem, além da gratuídade, é que você não precisa ter uma impressora Braille ou mesmo saber Braille, para codificar uma carta, o sistema fará automaticamente a conversão e impressão de seu texto para o Braille. Outra vantagem desse serviço é que o sigilo das cartas será mantido, pois elas serão automaticamente convertidas para o Braille e após impressas em Braille, serão excluídas.
Esse serviço público inteiramente gratuíto só foi viabilizado por meio da participação dos seguintes empreendedores sociais: O professor Antônio Borges, que criou voluntariamente, uma rotina especial, para impressão Braille automática. A equipe de desenvolvimento da Acessibilidade Brasil, que desenvolveu o sistema, liderada por Fábio Oshiro e pelos desenvolvedores Haroldo, Jonatas e Daniel. A empresária Carla Alexandre, que a primeira a abraçar o projeto e logo que receber a autorização dos Correios, vai implantá-la também em sua agência franqueada.
A TECASSISTIVA que financiou o desenvolvimento do sistema e está dando a apoio para impressão (pessoal, impressoras Braille , etiquetas e papel especial). O Instituto Benjamin Constant, nosso parceiro, principal Centro de Referência da Área da Cegueira no Brasil, que sempre nos tem dado um grande apoio logístico. E finalmente a ECT – Empresa de Correios e Telégrafos, que apoiada pela legislação vigente (CECOGRAMA), enviará as cartas em Braille, gratuítamente, para seus destinatários em todo Brasil.
Veja no site www.acessobrasil.org.br – Correio Braille. Em Portugal, existe um serviço similar, o MECBraille – Marco Electrónico de Correio Braille, disponível em www.acessibilidade.net.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
10 Comentários
Deixe uma resposta
Artigos relacionados
Live com THAIS ALTOMAR
Live com THAIS ALTOMAR, Jornalista, ativista do movimento das pessoas com deficiência e das políticas públicas
Hospitalidade no Turismo Acessível: o atendimento para além da estrutura física
Hospitalidade no Turismo Acessível: o atendimento para além da estrutura física. Ser bem tratado e incluido é fundamental.
Hospitality in Accessible Tourism: Service beyond physical structure
Hospitality in Accessible Tourism: Service beyond physical structure. Inclusive service is essential for tourists with disabilities.
Muito importante mais esta conquista parabens aos correios.
Ações simples que beneficiam milhões de pessoas. Isso é agir com civilidade e inteligência.
Excelente iniciativa dos correios, fazendo realmente dos correios um serviço público a serviço de todos. PARABÉNS!
A comunicação é um recurso muito importante a todas as pessoas. Ter esse recurso oferecido pelos correios é uma evolução na conquista da cidadania.
tenho visão monocular e qualquer artigo relacionado a este assunto me interessa. Parabéns pela solidariedade.continuem.
Cadastre seu email em nosso portal, assim receberá nossas notícias atualizadas, onde com frequência são postadas matérias relacionadas à pessoa com deficiência visual
Belíssima iniciativa.
Trabalho com tecnologias na educação para pessoas com deficiência.
Sempre que tiverem novidades a esse respeito, podem enviar-me.
Rute de Castro
Para receber novidades, cadastre seu email em nosso portal, no início da página à direita. Também curta nossa fanpage em http://www.facebook.com/pages/Turismo-Adaptado/289561055806 e siga o twitter em @turismoadaptado
Pena que não funciona… Já tentei usar o Correio Braille diversas vezes e, em nenhuma vez deu certo. Acho que tem gente ganhando sem prestar os serviços para os quais foram contratados.
Já vi o serviço funcionar, porém voltado a empresas. Isso tem que ser democrático, e estar a disposição para o público em geral, que é quem mais precisa desses recursos.