Cerveja Colorado com rótulo em Braille. Gabiru, a cerveja de Gabiroba sai na frente.

por | 20 maio, 2019 | Tecnologia assistiva | 0 Comentários

A Cervejaria Colorado iniciou uma linha de bebidas especiais que celebra os seis biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampas e Cerrado. A estreia do projeto foi a Gabiru, levando em sua receita gabiroba, um fruto local do Cerrado. Eu (Ricardo Shimosakai) recebi uma amostra, e apesar de não ser um grande apreciador de cervejas, fiquei muito contente pela iniciativa, afinal tenho inúmeros amigos cegos.

O nome tupi-guarani significa “casca amarga”, porém a fruta é doce e agradável. Marcelo Carneiro, fundador da cervejaria, fala sobre o projeto: “Com a linha Biomas Brasileiros, queremos mostrar cada vez mais a riqueza natural e o potencial do Brasil. Vamos entregar aquilo que dá uma noção maior do território que compõe a nossa nacionalidade, da nossa flora e fauna, da biodiversidade brasileira”.

Agora os rótulos das cervejas Colorado serão impressos também em Braille. A maioria dos produtos que encontramos no supermercado não possuem nenhuma identificação que ajudem pessoas com deficiência visual. Pelo contrário, as informações escritas são predominantemente pequenas e muitas vezes ilegíveis até para pessoas com boa capacidade visual.

Enquanto isso, uma imagem grande, suculenta e sedutora do alimento, propositalmente produzida ocupa praticamente toda a embalagem. Quando não há fotos, o que predomina em grande destaque é o nome do produto e a marca. Mais uma vez percebemos que a feroz lei do comércio acaba ditando as regras, numa violenta guerra para conquistar clientes e conseguir vendas.

Pessoas cegas podem até recorrer a outras estratégias de compra, como ir com uma lista pronta e detalhada, e pedir auxílio para um funcionário local. Mas isso só funciona com os produtos que habitualmente compramos. No local fica muito difícil um cego explorar produtos diferentes, marcas novas e até promoções.

A tecnologia pode ajudar bastante em várias situações. Existem aplicativos que conseguem identificar objetos, mas são informações mais básicas. Para ter informações detalhadas de um produto, poderia adicionar um QR Code no rótulo ou embalagem, que quando acessado traria informações completas no seu celular, onde existem os recursos adequados de acessibilidade para deficientes visuais.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This