Cone de bloqueio para vaga reservada. Sim ou não?

por | 4 fev, 2019 | Acessibilidade | 4 Comentários

Cone de bloqueio para vaga reservada. Sim ou não? Cones, cavaletes e alguns outros objetos, algumas vezes são colocados nas vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência na intenção de criar uma resistência para aquelas pessoas que não necessitam e nem tem direito ao uso da vaga, mas que faze isso de modo ilegal. A probabilidade dessas pessoas estacionarem na vaga, quando ela está livre, sem nenhum bloqueio é bem maior.

Porém esse tipo de bloqueio também atrapalha a pessoa com deficiência, principalmente quando ele é o motorista e está sozinho. Teria que descer do carro para tirar o bloqueio, pedir para alguém fazer o favor de tirá-lo ou para os mais habilidosos, conseguir tirar o bloqueio mesmo dentro do carro. Em qualquer das três opções, isso acaba gerando uma dificuldade.

É claro que o ideal seria as pessoas respeitarem as vagas, do jeito que a lei manda, e para quem desrespeita existem multas. Mas esse respeito ainda não faz parte da cabeça de muitas pessoas. Então a questão é, qual a melhor opção: ter o cone para inibir o desrespeito e ter uma probabilidade maior de encontrar a vaga livre? Ou não colocar o cone, para que não tenha nenhuma dificuldade para estacionar o carro, mesmo a vaga estando mais vulnerável ao desrespeito?

Lembrando que para estacionar em vagas de estacionamento reservadas, seja para pessoas com deficiência ou idosos, é preciso ter o cartão de estacionamento oficial. Ele te validade em todo o território nacional. É exigido em locais devidamente sinalizados, em vias públicas como ruas e avenidas e em algumas cidades como São Paulo, também em estacionamento particulares como em shoppings centers, supermercados e outros locais privados. O adesivo com o símbolo internacional de acessibilidade é somente uma sinalização e não dá a devida autorização legal para estacionar nas vagas reservadas.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. luiz fernando

    Devo informar que sou cadeirante desde 2001, portanto já passei por diversas experiencias e deve informar que cone na vaga especial atrapalha e muito pois tenho carro adaptado e uso chair topper, em regra sou independente e ando so, se tem cone EU O EMPURRO COM O CARRO, caso não tem alguém nas proximidades para ajudar. Grato

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Precisamos trabalhar melhor para que a educação esteja mais presente, e não ter que passar por esse tipo de situação

      Responder
  2. Josino Eduardo Luiz

    o cone atrapalha e muito

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Não há duvidas disso. Ter uma sociedade com respeito sempre é a melhor opção. Mas se não se tem isso, e não é fácil conseguir, a questão é saber se uma estratégia como esta, é a melhor saída para diminuir as dificuldades.

      Responder

Deixe uma resposta

Acervo Digital Acessibilidade e Inclusão no Turismo

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: