Crossminton um esporte para todos, em qualquer lugar a qualquer hora.

por | 5 abr, 2019 | Esporte e Aventura adaptada | 0 Comentários

Crossminton é um jogo de raquete que é frequentemente associado com a marca Speedminton por causa de sua relação histórica. A partir de 1 de janeiro de 2016, o nome do esporte de raquete foi alterado de Speed Badminton para Crossminton. O esporte combina elementos de diferentes esportes como badminton, squash e tênis.

Ricardo Shimosakai é o primeiro cadeirante no mundo a praticar o esporte e Marcio Dellafina o primeiro anão. Ainda não existem regras específicas para adaptar o esporte à pessoas com deficiência. Mas o grupo Crossminton São Paulo tem pensado e feito testes para o jogo e com os equipamentos. Isso é necessário para que haja equilíbrio no jogo, colocando os jogadores com deficiência em igualdade de condições através da avaliação funcional, da mesma forma como é feito todos os esportes adaptados.

Hoje, o Crossminton é jogado em todo o mundo. Não há rede intermediária e nenhum playground prescrito, de modo que pode ser executado em quadras de tênis, ruas, praias, campos ou ginásios. A quadra consiste em dois quadrados de 5,50 m de comprimento. Eles são fixados em frente um do outro a uma distância de 12,8 m (42 pés).

Atualmente, existem torneios em todo o mundo que são organizados em um número crescente de clubes. Em 25 de agosto de 2011, a International Crossminton Organization (ICO) foi fundada sob o nome International Speed Badminton Organization (ISBO) em Berlim. Em 2018, a OIC já tem 26 membros – federações nacionais da Europa, América, Ásia e África.

História

A peteca especial e a idéia do jogo foram inventadas em 2001 em Berlim por Bill Brandes. O inventor primeiro nomeou seu novo esporte “shuttleball”, mas logo o jogo foi renomeado “speed badminton”. A partir de janeiro de 2016, o nome foi alterado novamente para crossminton.

Originalmente, a idéia do inventor era criar uma variante externa de badminton, então ele mudou a bola para ser menor e mais pesada (hoje chamado speeder). A analogia do badminton agora existe apenas de uma maneira técnica: não há rede e o andamento do jogo é mais rápido. Em 2003, já havia 6 mil jogadores ativos na Alemanha. O esporte está crescendo constantemente e há inúmeros torneios internacionais em toda a Europa.

Regras

Equipamento

O campo consiste em dois quadrados medindo 5,5 metros (18 pés) de cada lado. A distância entre os quadrados é de 12,8 metros (42 pés). Crossminton pode ser jogado na metade de uma quadra de tênis, que pode ser facilmente modificada com linhas elásticas. Speeders de partida são usados ​​para jogos normais. Crianças e adolescentes (U12) jogam com speeders divertidos em quadras menores (4x4 m) em uma distância menor (9 m).

O objetivo do jogo é alcançar o quadrado do jogador oposto com o speeder. Se o speeder ficar fora do quadrado oposto, o outro lado ganha um ponto. Ambos os jogadores podem sair, ou em qualquer lugar dentro do quadrado durante o jogo.

O jogo termina quando um jogador tem pelo menos 16 pontos e tem pelo menos 2 pontos de vantagem sobre o seu oponente. Toda vez que um set termina, os jogadores trocam de lado.

Serviço

O direito de sacar primeiro é sorteado jogando uma moeda ou um speeder. Cada jogador tem três saques. Cada disputa pontua. Com um placar de 15:15, o saque muda após cada ponto. O saque deve ser feito fora da zona designada, que fica a 3 m atrás da linha ofensiva da frente. Esta linha não deve ser cruzada e o saque é jogado de baixo para cima. O primeiro saque do próximo set é feito pelo perdedor do set anterior.

Pontos

Cada ponto disputado ganha se não houver necessidade de repeti-lo. Pontos podem ser ganhos se:

  • o saque não está correto
  • o speeder toca o assoalho ou o telhado da quadra
  • o speeder cai na quadra oposta e não pode ser devolvido
  • o speeder cai fora da quadra (as linhas contam como estando dentro da quadra)
  • o speeder é tocado duas vezes imediatamente após o outro
  • o speeder toca o corpo
  • se um jogador devolver um speeder de fora da quadra, é considerado que ainda está em jogo.

Mudança de extremidades

Após cada set, há uma troca de extremidades para garantir oportunidades iguais em condições de vento e iluminação. Se um quinto jogo (tiebreak) for necessário, os jogadores mudam de lado a cada 6 pontos.

Variantes

Pares: O jogo de duplas é jogado em uma única quadra. Na divisão dupla, ambos os jogadores estão no mesmo campo. A moeda ou speeder decide o lado que serve primeiro. O jogador em serviço está na linha de fundo e seu parceiro está na frente. Os saques rodam entre os quatro jogadores. O primeiro saque no set seguinte vai para o perdedor do anterior.

Iluminação preta: O Crossminton pode ser jogado à noite com equipamento fluorescente e luz negra. Crossminton pode ser jogado fora e dentro, o tribunal pode ser pintado ou indexado. Existe ainda a possibilidade de usar um tribunal portátil. Crossminton jogado no escuro é chamado de Blackminton. Com luzes pretas, tintas fluorescentes, raquetes e speeders especiais (speeders noturnos) com bastões luminosos (speedlights), é possível jogar mesmo à noite.

Veja a seguir um vídeo promocional da marca Speedminton que mostra de uma maneira divertida, mostrando jogos no terraço de prédios, dentro d uma piscina abandonada, neve, areia, campo e até à noite. Com essa idéia, o título do vídeo ficou “Qualquer lugar, qualquer hora”

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This