Deficiência em livros. Publicações de histórias de vida e exemplos de superação.

por | 13 jun, 2018 | Inclusão | 0 Comentários

Deficiência em livros. Os livros ainda são uma grande fonte de cultura e diversão de várias pessoas. A internet não tirou a vontade de ler das pessoas, pelo contrário, aumentou ainda mais, e agora até temos versões de livros digitais e livros em áudio.

A inclusão da pessoa na sociedade vem aumentado num crescente, e com isso cada vez mais surgem personagens e líderes com algum tipo de deficiência, ou familiares e amigos que acabam se envolvendo de forma apaixonada nessa causa.

O resultado disso é que livros contando a história de vida de pessoas com deficiência tem ganhado espaço nas prateleiras das livrarias. São histórias de superação, que motivam qualquer pessoa. Alguns servem de orientação para pessoas na mesma situação, e que precisam de uma inspiração.

Deficiência em livros. Best Sellers.

Uma Vida Sem Limites – Inspiração Para Uma Vida Absurdamente Boa
Nick Vujicic

“Por muito tempo me perguntei se haveria no mundo alguém como eu, e se haveria outro propósito para a minha vida além de dor e humilhação.” Nascido sem os braços e sem as pernas, Nick Vujicic superou sua deficiência para viver uma vida plena e cheia de realizações, tornando-se um exemplo para todas as pessoas que buscam a verdadeira felicidade. Hoje, um palestrante motivacional internacionalmente conhecido, Nick divulga sua mensagem central: o objetivo mais importante para qualquer pessoa é encontrar seu propósito na vida, a despeito de quaisquer dificuldades que apareçam pelo caminho. Nick conta a história de sua deficiência física e da batalha emocional que travou para conviver com isso na infância, adolescência e vida adulta. Compartilha com o leitor a força de sua fé e explica que, depois que encontrou seu senso de propósito – inspirar as pessoas a melhorar sua vida e o mundo –, achou confiança para construir uma vida produtiva e sem limites. Nick encoraja o leitor mostrando como aprendeu a aceitar o imponderável e se concentrar em suas habilidades possíveis.

Malacabado – A História de Um Jornalista Sobre Rodas
Jairo Marques

Hoje erradicada no Brasil, a poliomielite provocou, em 1975, uma devastação no país. Foram atingidas pelo vírus que causa a paralisia infantil mais de 3 mil crianças, entre as quais o autor desse livro. Em uma cadeira de rodas, Jairo Marques atravessou a infância, a juventude e chegou à idade adulta como jornalista atuante e influente, empenhado em mudar a maneira como são vistas as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Como colunista da Folha de S.Paulo, impôs novo olhar sobre essas pessoas, ampliando o entendimento sobre a realidade em que vivem e seus espaços de cidadania, ao considerá-las não como indivíduos aos quais falta algo , mas como seres íntegros. Partindo de sua própria experiência, o autor constrói em Malacabado um relato franco e irreverente sobre a condição das pessoas com deficiência. Para a jornalista Eliane Brum, que assina a orelha do livro, Malacabado é um livro para todos – Ao nos levar pelos caminhos que literalmente rodou, como jornalista, pelo mundo afora, Jairo Marques nos interroga sobre o que é uma vida humana .

Por Que Comigo? – Uma História Maravilhosa Envolvendo Crianças Com Necessidades Especiais
Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

O primeiro filho de Mário acaba de nascer. É um lindo menino, mas, na maternidade, a enfermeira demonstra preocupação. O que poderia impedir a felicidade de um casal que se ama tanto? Depois de viver cinco anos com Lúcia, seu sonho finalmente estava realizado! No entanto, instantes depois, a preocupação da enfermeira se confirma e o mundo desaba sobre a cabeça de Mário: “Por que meu filho nasceu assim? Porque comigo?”. Lúcia e Mário serão capazes de vencer juntos essa prova tão difícil? O que devem fazer? Por que Deus permite que crianças nessas condições venham ao mundo? O que fizeram seus pais para merecê-las?

Mara Gabrilli- Depois Daquele Dia
Milly Lacombe

O dia 21 de agosto de 1994 mudaria para sempre a vida de Mara Gabrilli. Depois de um fim de semana em Paraty, Mara acordaria no hospital e, aos 26 anos, descobriria que uma fratura nas vértebras C4 e C5 tirara os movimentos de seu corpo do pescoço para baixo. Foram meses de passagens por hospitais; primeiro em São Paulo, depois em Boston e Pittsburgh. Foi em um centro de reabilitação norte-americano que Mara aprendeu a lidar com a aquela que seria sua companheira para o resto da vida – a cadeira de rodas. Desde o acidente, Mara é acompanhada 24 horas por cuidadoras ou amigos, que sempre a rodeiam, e é auxiliada em todas as atividades do dia a dia. Mesmo assim, a paralisia nunca foi um obstáculo para ela nem tolheu sua liberdade. Nesses quase vinte anos, Mara foi mais longe do que muitas pessoas com o domínio de todas as faculdades, e decidiu ajudar aqueles que, como ela, têm alguma limitação, mas que, como ela, recusam-se a aceitar as limitações impostas pela falta de acessibilidade das cidades e pelo preconceito.

Crônicas Da Surdez
Paula Pfeifer

Nesta obra, Paula Pfeifer discute um assunto que, por vezes, se torna tabu: a deficiência auditiva, que tanto afeta a comunicação e a interação humanas. Porém, a autora passa longe da autocomiseração e mostra que os surdos podem e devem levar uma vida feliz, independente e produtiva. Dividido em três partes, o livro relata como Paula lidou com as dificuldades e as agruras da surdez, traz textos que ela escreveu no blogue Crônicas da Surdez – que tem milhares de acessos mensais -, além de apresentar depoimentos emocionantes de leitores. Temas como preconceito, tecnologia, mercado de trabalho e bullying são apresentados de forma leve, sem julgamentos, permitindo aos deficientes auditivos, a seus familiares e a profissionais de saúde refletir sobre as experiências cotidianas e sobre a capacidade de superação inerente a todos nós.

Meu Rei Arthur – A Chegada de um Filho com Síndrome de Down
Lúcia Cyreno

‘Meu rei Arthur’ é uma história de superação e descobertas diante da confusão de sentimentos pela qual passam os pais de uma criança nascida com Síndrome de Down – uma alteração genética bastante comum, mas ainda carregada de preconceito e desinformação. Despreparada para a notícia, já que em nenhum exame pré-natal fora detectado qualquer problema, Lúcia passou por um verdadeiro turbilhão de emoções, do choque e da sensação inicial de fracasso à feliz descoberta de que seu filho era tão especial quanto qualquer bebê ao chegar ao mundo. Da confusão surgiu a determinação de conhecer mais a respeito dessa alteração genética e de ser a grande incentivadora do desenvolvimento de Arthur, lutando por sua inclusão na sociedade, a começar pela família e amigos mais próximos. A história de Lúcia e Arthur quer provar que o luto pelo nascimento de um filho com deficiência pode ser vencido se os sentimentos negativos forem ultrapassados e se a vida for aceita da forma como é apresentada.

Quem é essa tagarela?
Cris Bicudo

Nessa obra, Cris Bicudo apresenta sua história de forma divertida e inusitada. Com o foco na questão da deficiência auditiva, Cris consegue compor cada sentença de forma leve sobre os diversos acontecimentos que permearam sua vida. Traçando um panorama de sua infância até as viagens realizadas recentemente, a autora consegue demonstrar as dificuldades por quais caminha e ao mesmo tempo desmitificar a ideia de limitação que cerca os deficientes. Um livro como este é um estímulo aos deficientes auditivos, às suas famílias, aos profissionais envolvidos em reabilitação e aos pesquisadores que procuram novas soluções.

Feliz Ano Velho
Marcelo Rubens Paiva

Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A Lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E Entende que é preciso lutar. O Texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”.

O que é impossível para você?
Marcos Rossi

Nascido sem pernas e sem braços devido a uma doença extremamente rara, a Síndrome de Hanhart, inúmeras cenas da trajetória de vida de Marcos Rossi, são descritas com bem-humorada vividez neste “O que é impossível para você?”. Com a candura que somente os corajosos possuem, Marcos compartilha, sem qualquer auto-piedade ou vitimização, as circunstâncias de cada uma das conquistas que atingiu em sua busca diária pela superação dos desafios e limites, tanto os nossos quanto os que nos impõem. Ele ensina a não carregar frustrações ou tristezas para o dia seguinte. Sua história mostra que é obrigatório jamais desistir dos sonhos. Ao final, talvez exista apenas uma coisa realmente impossível – você permanecer o mesmo depois de ter lido este livro.

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This