Deficiência física em cartaz. 11 filmes sobre diferentes tipos de deficiência física.

por 16 out, 2017Lazer e cultura acessível0 Comentários

Deficiência física em cartaz. 11 filmes sobre diferentes tipos de deficiência física.

por 16 out, 2017

Deficiência física em cartaz. Filmes sobre deficiência física predominam quando o assunto da deficiência é abordado. A indústria cinematográfica produz uma quantidade razoável de filmes com essa proposta temática, geralmente contando uma história de superação de uma forma emocionante. Dentre eles, também há várias histórias baseadas em fatos reais e documentários.

Uma discussão que surge no movimento de pessoas com deficiência, é o fato de que em grande parte, são atores representando o personagem com deficiência, ao invés de dar ao papel à atores com deficiência, que teriam competência para atuar. Outra grande polêmica é mostrar curas milagrosas, sem fundamentos, onde por exemplo, uma pessoa tetraplégica volta a andar tendo seu sonho realizado. O contrário também é criticado às vezes, em histórias de pessoas que se suicidam por não aguentar mais o sofrimento de conviver com a deficiência.

Vários filmes nem chegam ao conhecimento do público, mas outros conseguem alcançar recordes de bilheteria e conquistar prêmios da academia do cinema. Atualmente, onde a inclusão e direitos humanos são temas muito fortes na sociedade, quando um filme é lançado com essa temática, acaba chamando a atenção. A maioria tem como personagens, pessoas em cadeira de rodas.

Deficiência física em cartaz

Veja abaixo alguns dos mais conhecidos filmes

Louca Obsessão

O famoso escritor Paul Sheldon sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie, que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Louca Obsessão

Quid Pro Quo

O jornalista paraplégico Isaac decide investigar um grupo de pessoas saudáveis que estranhamente cultuam a condição da paraplegia. Guiado por uma linda participante do grupo, ele mergulha num caminho que o leva à autodescoberta.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Quid Pro Quo

No Fim do Túnel

Joaquín (Leonardo Sbaraglia) é cadeirante e cansou de viver solitário em sua velha e escura casa. Por isso, decidiu alugar um de seus quartos para a stripper Berta e sua filha, Betty. A presença das duas alegra a casa e a vida de Joaquín. Mas o que ele não imagina é que, malandramente, tudo não passa de uma estratégia da moça e de seu namorado, o criminoso Galereto (Pablo Echarri), para criar um túnel por baixo da casa e roubar um banco da região. É um filme de deficiência física em cartaz lançado em 6 de outubro de 2016.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo No Fim do Túnel

Pies en la Tierra

Mario Pedernera conta a história de uma viagem a bordo de uma cadeira de rodas. Pés no chão é o primeiro filme do diretor cordobês e narra uma jornada muito particular, a de um homem solitário que decide atravessar as áreas desoladas de Entre Rios com a cadeira conduzida por sua própria força.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Pies en la Tierra

Como Eu Era Antes de Você

Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele. É um filme de deficiência física em cartaz lançado em 16 de junho de 2016.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Como Eu Era Antes de Você

Herbert de Perto

Através de uma série de conversas e vídeos, o cantor e compositor Herbert Vianna relembra sua trajetória de vida, do primeiro violão ao grupo Paralamas do Sucesso, do trágico acidente aéreo até os dias de hoje. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e também médicos, dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico que o levou a vitória contra a morte.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Herbert de Perto

Sempre Amigos

Em uma época, em que a sociedade possuía ainda mais dificuldades em acolher alunos portadores de deficiência, vivem Max e Kevin. Max, de 14 anos, vive com os avós e tem dificuldades de aprendizado, desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, e, por isso, sofre bullying dos colegas. Kevin, muito inteligente, é acometido por uma doença que o impede de se locomover. Ao se mudar para a vizinhança de Max, eles se tornam grandes amigos e, juntos, enfrentam o preconceito das pessoas à sua volta. É um filme de deficiência física em cartaz lançado em 11 de dezembro de 1998.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Sempre Amigos

O Atleta

Correndo pela ruas de Roma em 1960, um etíope descalço impressionou o mundo ao conquistar a medalha de ouro em maratona nos Jogos Olímpicos. Da noite para o dia, Abebe Bikila tornou-se uma lenda do esporte, um herói em seu país e uma celebridade no mundo. Bikila foi o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro e, apenas quatro anos depois, em Tóquio, tornou-se o primeiro atleta a receber duas medalhas em Olimpíadas consecutivas. Algum tempo mais tarde, quando voltava para sua casa em Addis Ababa depois de treinar, ele sofreu um trágico acidente de carro que o deixou paralítico. Sem se dar conta, Bikila estava diante de seu maior desafio na vida. Agora sem poder andar, ele passou a treinar arco e flecha e decidiu competir nas Paraolimpíadas. Era o recomeço definitivo para um atleta como Bikila.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo O Atleta

Nascido em 4 de Julho

Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.É um filme de deficiência física em cartaz lançado em 16 de fevereiro de 1990.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo Nascido em 4 de Julho

De Porta em Porta

Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick). É um filme de deficiência física em cartaz lançado em 1 de junho de 2002.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo De Porta em Porta

O passo de um vencedor

O filme conta a história de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê. Aos dezoito anos, o surfista perdeu as duas pernas em um acidente de trem. Pauê superou todas as dificuldades para se tornar um campeão mundial no esporte.

Confira mais informações sobre este filme acessando nosso artigo O passo de um vencedor

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

Envolver-se com nosso conteúdo, siga-nos!

Oque você achou deste artigo? Apreciamos seus comentários!

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This