Dicionário da língua gestual de diferentes países facilita a comunicação com surdos

por | 12 out, 2012 | Acessibilidade | 0 Comentários

Spread the sign é um Projeto Internacional do Programa Leonardo da Vinci, no âmbito da Transferência de Inovação. É apoiado pelo Fundo Social Europeu através do Departamento Internacional Sueco para a Educação e a Formação. Estamos a divulgar na internet línguas gestuais de diferentes países. Este instrumento pedagógico de auto-aprendizagem é de acesso gratuito em qualquer parte do mundo. A fantasia é o limite para este dicionário.

Inicialmente, desenvolvemos este dicionário para melhorar os conhecimentos dos nossos alunos relativamente a palavras e termos relacionados com áreas vocacionais, no intuito de ser depois mais fácil para eles a participação em programas de mobilidade com outros países. Entre Outubro de 2008 e Outubro de 2010 fizemos o upload de muitas mais palavras, relacionadas com áreas vocacionais e aumentar o tamanho do dicionário. A novidade para estes dois anos é que foram incluidos som e animações 3D. Vamos também alargar a participação no dicionário a países que não pertencem à União Europeia. O Projecto Spread the Sign está a tornar-se global.

Fazem parte as seguintes línguas gestuais nacionais: sueca (STS), inglesa (BSL), americana (ASL), alemã (DGS), francesa (LSF), espanhola (LSE), portuguesa (LGP), russa (RSL), estoniana (ESL), lituana (LGK), islandesa, letã (LSL), polaca (PJM), checa, turca (TÍD), finlandesa e japonesa (JSL). Os baby signs (gestos maternos ou maternalês) foram também incluídos neste dicionário.

É administrada pelo European Sign Language Centre (Centro de Línguas Gestuais Europeias), uma organização não-governamental e sem fins lucrativos. Embora o principal objetivo do Centro seja tornar as línguas gestuais nacionais acessíveis às pessoas Surdas, a sua maior ambição é fazer com que as línguas gestuais estejam acessíveis a Todos. Já foram desenvolvidos aplicativos para serem usados em aparelhos da Apple e também para o sistema Android.

Fonte: Spread the Sign

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Guia ilustrado de voo. Comissário emociona passageira surda a bordo. - […] você encontrará alguma tripulação habilitada a conversar através de língua de sinais. Já vi em algumas companhias aéreas, instruções…

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This